PROCURA-SE MULHERES, DESESPERADAMENTE – PARTE II

Há alguns dias, este aprendiz de blogueiro postou notícia sobre a dificuldade que a maioria dos partidos políticos vem encontrando para conseguir candidatas mulheres. E, no domingo, o bem informado jornalista Deonel Rosa Júnior – na prestigiadíssima coluna Contexto, do Jornal de Jales – jogou um pouco mais de luz sobre o assunto. E deixou os dirigentes partidários ainda mais preocupados.

Segundo relatou o Deonel, o Tribunal Superior Eleitoral está adotando sistemática que torna mais rígida a exigência mínima de 30% de mulheres nas chapas de candidatos a vereador de cada partido ou coligação. A partir de agora, os partidos terão que obedecer a proporção estipulada pela lei, ou seja, 70%, no máximo, das vagas ficarão reservadas aos homens e 30%, no mínimo, para as mulheres.

Assim, se um partido registrar apenas três candidatas mulheres, poderá inscrever apenas sete candidatos homens. Antes, os partidos podiam, por exemplo, ir à disputa com dez candidatos homens e apenas duas mulheres. Nesse caso, as outras três vagas reservadas às mulheres  ficariam em aberto. Agora, isso pode ser castigado com a impugnação da chapa.

Mas, na coluna Contexto, que pode ser lida aqui, o Deonel explica isso  muito melhor do que eu. 

Em Tempo: em função da novidade implantada pelo TSE, os partidos de Jales já estão se movimentando. Consta que a companheira Marynilda Cavenaghi Nacca, estaria sendo sondada pelo seu partido, o PMDB, para assumir uma candidatura a vereadora.     

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *