RUSGAS DIPLOMÁTICAS DE BOLSONARO CUSTAM CARO

Bolsonaro pensa que ele é Trump e que o Brasil é os EUA. Bravateou contra a China, mas bastou uma visita do embaixador chinês e o discurso já mudou. A base do discurso bolsonarista, no entanto, é a beligerância, o insulto, de modo que a qualquer momento o “coiso” poderá voltar a fustigar os chineses.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil, com um detalhe: nós  exportamos muitos mais para os chineses do que importamos de lá. Aqui em Jales, por exemplo, uma das maiores geradoras de empregos exporta produtos para a China. Mas, vamos ao que escreveu o blogueiro Josias de Souza, do UOL:

No seu desejo de seguir as pegadas de Donald Trump, Jair Bolsonaro coleciona contenciosos internacionais antes mesmo de pendurar no ombro a faixa presidencial. O novo presidente brasileiro compra briga com a China e com os mundos árabe e muçulmano. O problema é que o Brasil não tem a força dos Estados Unidos. E quem não é forte precisa ser pelo menos diplomático. Sob pena de perder relevância política e, sobretudo, dinheiro.

O governo do Egito cancelou visita de quatro dias que o chanceler brasileiros Aloysio Nunes faria ao país entre quinta-feira e domingo. Alegou-se em cima da hora que autoridades egípcias tiveram problemas de agenda. Isso é lorota. Trata-se na verdade de uma reação ao anúncio feito por Bolsonaro de que vai transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

Aloysio Nunes viajaria em missão comercial. Pelo menos duas dezenas de empresários brasileiros já estavam no Egito para se incorporar à comitiva do chanceler. O gesto dos egípcios é prenúncio da encrenca que se forma nos mundos árabe e muçulmano, grandes consumidores de carne e frango do Brasil. Atacada por Bolsonaro durante a campanha, a China, nossa maior parceira comercial, também olha para Brasília com um pé atrás. No afã de macaquear Trump, Bolsonaro não se deu conta de que a diplomacia, como o nome indica, só funciona quando é macia.

Em tempo: a charge lá de cima é do Ribs.

3 comentários

  • Policarpo Quaresma

    EUA ACIMA DE TUDO!

  • Vizinho do Aeroporto

    O importante é que a QUADRILHA do PT perdeu.
    Lula está preso, e o país voltou ser VERDE e AMARELO.

    Engole o choro PTzada!

  • Lula ou Moro? Foi uma questão!

    Ao votar, o brasileiro escolheu entre a volta de Lula, com a sua saída da cadeia, e um cargo de super ministro. Neste caso, toda a roubalheira seria jogada para o tapete.
    Ou a promoção de Moro, como ministro da justiça que vai combater a corrupção e o crime organizado.
    O povo escolheu Moro que tem mais prestigio do que o eleito Bolsonaro. Para o azar e criticas dos petistas vai combater o governo do PT que tem muita “coisa” ainda para investigar como a “caixa preta” do BNDES, correios, fundos de pensão, etc
    Alem de trazer sua turma da Lava Jato que os petistas odeiam. Moro tem carta branca de Bolsonaro para mudar ou criar as leis. Entre elas, a prisão em segunda instancia que o STF insiste em mudar para soltar Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *