SERVIDORES MUNICIPAIS COMEÇAM A NEGOCIAR REAJUSTE SALARIAL

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e algumas lideranças do funcionalismo municipal estiveram reunidas na semana passada, na sede do Instituto Municipal de Previdência, quando começaram a discutir as reivindicações salariais para este ano de 2011.

A idéia é levar as reivindicações à mesa de negociações já no início de abril. E a expectativa dos funcionários e da diretoria do Sindicato é de recuperar um pouquinho mais das perdas salariais ocorridas em administrações passadas, principalmente, durante o governo Rato/Parini, quando o funcionalismo municipal ficou quatro anos – 1997 a 2000 – sem nenhum reajuste.

Curiosamente, os únicos a terem seus salários reajustados, naquele período, foram o prefeito Antonio Sanches Cardoso, o vice-prefeito Humberto Parini  e os secretários municipais. Não custa lembrar que, relegado a segundo plano, o vice-prefeito Parini rompeu com o prefeito Rato e se afastou da administração, mas não se afastou do salário de vice. 

Na Câmara, os vereadores, em solidariedade aos funcionários, assinaram um documento abrindo mão das reposições salariais a que tinham direito. Mas a solidariedade dos vereadores só durou até um pouco depois das eleições de 2000. Passadas as eleições, os vereadores Ari Dalton e Belarmino Batista Neto, que haviam concorrido à Prefeitura, pelo PMDB, iniciaram um movimento para receber os reajustes salariais aos quais eles haviam renunciado anos antes.

Não me lembro bem qual foi o valor pago a cada um deles, mas foi algo próximo de R$ 3 mil. No início de 2001, na surdina, sem que a população e os servidores municipais soubessem, os treze vereadores da legislatura 1997-2000, foram à Câmara retirar o cheque referente à diferença salarial. Segundo fontes, alguns deles, como José Pedro Venturini(PSDB) e Gilberto Alexandre de Moraes, acabaram doando a diferença a entidades da cidade. Mas a maioria…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *