TIQUINHO É O FAVORITO PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Fontes fidedignas garantem que o vereador Nivaldo Batista de Oliveira, o Tiquinho(PSD) – que já foi presidente da Câmara durante os anos de 2015 e 2016 – tem tudo para voltar a acomodar seu ilustre bumbum no assento presidencial. A eleição ocorre na sessão da próxima segunda-feira, de modo que até lá muita coisa pode mudar.

Segundo, no entanto, a fonte do blog, a vitória de Tiquinho “é macuco no embornal”. Tiquinho já contabiliza sete votos em sua candidatura. O dele, é claro, e dos outros três futuros componentes da Mesa: João Zanetoni (vice-presidente), Bismark Kuwakino (1º secretário) e Vagner Selis, o Pintinho (2º secretário). Os outros três votos viriam de Deley(PPS), Kazuto(PSB) e, possivelmente, Topete(DEM).

Nos tempos em que o voto era secreto, as eleições da Câmara eram, digamos assim, mais animadas, na medida em que sempre guardavam alguma surpresa. O caso mais curioso ocorreu em 1990, quando nossa Câmara tinha 17 vereadores, os mesmos que, em 1992, aprovaram o tal “salário-zero”.

Naquele ano – 1990 – os vereadores Oswaldo Soler e Francisco Gerez Garcia, o Paco, concorriam à presidência, com razoável favoritismo para o segundo, apoiado pelo seu tio, o então prefeito José Antônio Caparroz. Tanto que ele já tinha até reservado espaço em uma pizzaria, para a festa da vitória. Realizada, porém, a eleição, o resultado surpreendeu: 10 x 07 para Soler.

Mas o dado mais curioso nem foi a derrota de Paco – que, mesmo perdendo, manteve a rodada de pizza – mas o fato de que 10 vereadores compareceram à “festa da derrota”, todos jurando ter votado no candidato derrotado. Enquanto isso, na festa promovida por Soler, em um restaurante, tinha apenas sete vereadores.

A partir de 2001, quando a Câmara aprovou o fim do voto secreto nas eleições para a Mesa Diretora, as surpresas diminuíram, mas os casos curiosos não deixaram de existir. Em 2004, por exemplo, o vereador Rivelino Rodrigues convenceu seus quatro colegas de oposição – Cartucheira, Gilbertão, Tatinha e Clóvis Viola – a votar no situacionista José Eduardo Candeo.

O objetivo de Riva era não deixar Marcelinho Caparroz chegar à presidência. Fechado o acordo, Candeo teria sete votos contra seis de Marcelinho, mas… Mas o vereador Rivelino, que costurou o acordo em prol de Candeo, era um dos últimos a votar e, para perplexidade geral, votou em Marcelinho. Mesmo com a defecção de Rivelino, o vereador Cartucheira (Roberto Genari), que votou em seguida, manteve a palavra, anunciando o voto em Candeo, que era seu desafeto pessoal.

Portanto, embora a eleição de Tiquinho já esteja sendo dada como certa, o melhor mesmo é aguardar até segunda-feira.

11 comentários

  • Jaleano

    Espero que a câmara não eleja esse analfabeto para a presidência. Imaginem só ele representando de novo nosso péssimo legislativo, Deus me livre e guarde!
    E pra acompanhar, tem o Bismark que fala correndo como secretário. Eca!

  • SO RECORDANDO Kkkk

    INFELISMENTE O POVO NUM TEM VALOR MESMO ELEGEU O WAGNER SELIS(PINTINHO) MAIS VOTADO E O WANDERLEI VIERA DE SOUZA(DELEY) OS MAIS VOTADOS E SO O PRIMEIRO E QUE OCUPOU POR 2 ANOS A CADEIRA DA PRESIDENCIA DA CAMARA E O SEGUNDO NUM VAI OCUPAR A CADEIRA???

    TA MESMO IGUAIS AS LEGISLATURA PASSADAS COM AS TRADICIONAIS COLIGAÇOES DE PUXA-SAQUISMOS… ETA JALES “” MUNDO BAO/SEMMEMORIA””….

  • Dwaite

    Pior Câmara da história! Esperar o que de pessoas que tem o Deley como líder!

  • Joao Honesto

    Tenho uma fonte que garante que Macetão será eleito presidente! Apostem!

  • Eleitor do Deley

    O Deley falou aqui no boteco que ele só não vai ser presidente porque ele não que é que ele vai comandar do mesmo jeito!

  • nissei Seu Cumiama

    Cardosinho, vc sabe se ate o carnaval , as luzes de natal serão inauguradas?

  • Fracassado

    Este é o candidato do Fracassado que nem seu governo um verdadeiro fracasso!

  • Sr Conjuntura

    Eu vejo que estamos muito, mas muito mal representados mesmo. Não tem alternativa, não tem ninguém com caguete político pra ser um vereador, um se destaca mais por fazer oposição. Outros se destacam pra turma dos puxa sacos. Estamos cada vez mais perdidos, cada eleição que passa, estamos colocando incapacitados pra nos representar. Talvez seja nosso próprio reflex, incapacidade de conhecer os candidatos, acompanhar o trabalho dos candidatos, conhecer a história de cada candidato. A Câmara é o reflexo, das escolhas jalesenses!

    Próxima Eleição será pela renovação total, novos nomes, novas pessoas, que estão ai a muito tempo trabalhando na política e mostrando serviço, muito mais que vários edis ali, que nada fazem.

  • joao

    Sugiro ao Sr Conjuntura que se candidate, precisamos melhorar a câmara.

  • Justiça com as próprias mãos

    Câmara submissa ao Fra Prandib e Gibão, espera o que desta turma, eles querem e colocar alguém que não pensa mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *