EM 308 CIDADES BRASILEIRAS, HÁ MAIS ELEITORES DO QUE HABITANTES. NA REGIÃO DE JALES SÃO QUATRO

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) identificou – baseada na estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada esta semana – que em 308 cidades do Brasil o número de eleitores é maior que o de habitantes.

Metade dos municípios onde ocorre a inversão está em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em Goiás e todos são de pequeno porte. No estado de São Paulo, 29 cidades possuem mais eleitores que habitantes, sendo que quatro delas – Aspásia, Santa Salete, Dolcinópolis e Turmalina – estão na região de Jales.

A maior disparidade ocorre em Santa Salete (foto acima), com 1.539 habitantes e 1.799 eleitores, ou 260 eleitores a mais. O fenômeno não é novo em Santa Salete, onde o número de eleitores já era maior que a quantidade de habitantes em 2000, mas a diferença era bem menor. Naquele ano, o município contabilizava 1.379 habitantes e 1.393 eleitores, ou 14 eleitores a mais que o número de habitantes.

Em Aspásia, a diferença é bem menor, mas o eleitorado (1.861 eleitores) também é maior que a população (1.825 habitantes). Tanto Aspásia quanto Santa Salete pertencem à 427ª Zona Eleitoral, de Urânia. Por sinal, ao contrário daqueles dois municípios, em Urânia o número de habitantes (9.108) é bem maior que a quantidade de eleitores (6.592).

Os outros dois municípios da região com eleitorado maior que a população, Dolcinópolis e Turmalina, são vinculados à Zona Eleitoral de Estrela D’Oeste, a 233ª. Dolcinópolis, com 2.119 habitantes, possui 2.267 eleitores, ou seja, 148 a mais. Em Turmalina, a diferença é maior: 1.759 habitantes x 1.969 eleitores, ou 210 a mais para estes últimos. 

1 comentário

  • Preferem Salete

    No passado Santa Salete foi distrito de Urânia, e muitos eleitores residem em Urânia, e votam em Santa Salete, para que os leitores entendam melhor, tem ônibus que vai diariamente de Urânia para Santa Salete para levar estudantes, preferem Salete Urânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *