PREFEITURA DE RIO PRETO VAI USAR DRONES PARA VASCULHAR CIDADE

A notícia é da Coluna do Diário:

Novos drones irão aparecer no céu de Rio Preto. A Prefeitura abriu licitação, por meio da Secretaria de Obras, para contratar empresa que deve fornecer os equipamentos e treinamento para uso dos aparelhos. Serão dois drones. A licitação, por meio de pregão eletrônico, está marcada para a próxima quinta-feira, 25. O gasto estimado é de R$ 33,2 mil.

De acordo com a Prefeitura, os aparelhos serão utilizados para análise “visual” de áreas de difícil acesso. Segundo o município, o monitoramento vai ajudar nas atividades da Defesa Civil e dos serviços de vigilância ambiental e epidemiológica do município.

Ainda segundo a Prefeitura, os drones também serão usados para acompanhamento e medição de obras públicas em andamento e monitoramento de ocupações urbanas. A Prefeitura negou que irá se utilizar dos aparelhos para fiscalizar obras residenciais para identificar construções irregulares. De acordo com o município, a verificação de obras irregulares só pode ser feita na presença de fiscais da Prefeitura, e a aquisição dos drones “não tem essa finalidade”. Em relação ao monitoramento de “ocupações urbanas”, o município afirma que os equipamentos serão utilizados, por exemplo, para acompanhar invasões de áreas, incluindo a formação de favelas.

Os drones deverão ter capacidade de captar imagens e fazer gravações em vídeos a partir da altura de um metro, segundo consta no edital da licitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *