AÇÕES DA SAÚDE MARCAM OUTUBRO ROSA EM JALES

Outubro Rosa 01

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

Em comemoração ao Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Jales, através das unidades das ESF’s (Estratégia Saúde da Família), em parceria com o Centro Universitário de Jales (Unijales) realizaram no sábado, 11, diversas atividades com ações que visam à prevenção ao câncer. 

As ações fazem parte do movimento mundial denominado ‘Outubro Rosa’, que tem o intuito de chamar a atenção para a realidade atual que mais atinge a população feminina, o câncer de mama.  

Cerca de 150 mulheres puderam gratuitamente no Núcleo Central de Saúde agendar Mamografia, receber orientação sobre o Auto-Exame da Mama, realizaram coleta de preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau), testes rápidos de rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de atualizarem diversas vacinas e fazerem aferição da pressão arterial. A programação incluiu um coffe break, filmes educativos com temas voltados à saúde, higienização facial e distribuição de brindes. 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues, “conscientizar as mulheres acerca da  prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama  e de colo de útero reduz o índice da doença e pode salvar vidas. Quanto mais cedo a doença for detectada, mais fácil será curá-la. É fundamental que, além do autoexame, todas as mulheres acima dos 40 anos façam seus exames de rotina disponibilizados durante todo o ano nas unidades de saúde. A prevenção é muito valiosa”, explica. 

A prefeita Eunice Mistilides Silva- Nice acompanhou as atividades e resaltou o apoio da Prefeitura Municipal ao Outubro Rosa. Estamos engajados com a ação. “Se todos fizerem sua parte, com certeza, conseguiremos grandes resultados no combate ao câncer”, ressaltou.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *