PREFEITURA PREPARA CEMITÉRIOS PARA O ‘DIA DE FINADOS’ E INTENSIFICA AÇÕES CONTRA A DENGUE

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

Desde o começo do mês, equipes da Prefeitura de Jales, por meio das secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente, iniciaram a preparação dos dois cemitérios da cidade para o Dia de Finados, que será celebrado no próximo dia 02 de novembro. O trabalho está sendo realizado no Cemitério Municipal da Consolação (cemitério velho) e no Cemitério Nossa Senhora da Paz.

Cerca de 15 pessoas estão executando serviços de limpeza dos canteiros, capinagem, varrição das ruas, pintura das guias, o recolhimento de lixo acumulado nas proximidades dos jazidos e a poda de árvores. Também será feita a limpeza da área da capela e o reparo da cobertura daquele local. Aproximadamente doze caminhões de entulhos devem ser retirados apenas do cemitério velho. 

De acordo com o secretário de Obras, Manoel Andreo de Aro, os dois cemitérios recebem atenção especial não somente nos dias que antecedem o Dia de Finados, mas durante todo o ano. As ações são intensificadas devido ao fluxo ser maior neste período em que se intensifica a ida das pessoas que visitam os locais para homenagear entes queridos e, também, limpar e enfeitar os túmulos.

A Secretaria de Saúde vai orientar a população sobre a importância de reforçar os cuidados contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya. O alerta se deve à necessidade de redobrar as ações de prevenção nos cemitérios, considerados locais de risco para a proliferação do mosquito.

“Nesta terça-feira, a equipe de Combate às Endemias iniciou a visita aos cemitérios na busca por locais que possam servir de foco de proliferação do mosquito Aedes. Também vamos orientar a população sobre medidas a serem tomadas pelas pessoas durante a visita aos túmulos e vamos disponibilizar areia para serem colocadas nos vasos”, ressaltou a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi.

Vanessa ainda fez um alerta à população. “Qualquer recipiente exposto ao ar livre pode se tornar um criadouro do mosquito e trazer sérios problemas à vizinhança. Neste período do ano, em que se alternam dias de chuva e de calor, o cuidado tem que ser permanente, ainda mais pelo cemitério ser um ambiente favorável à reprodução e sobrevivência de larvas”.

Os cemitérios ficam abertos todos os dias das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30. 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *