DILMA DÁ SINAL VERDE PARA MIGRAÇÃO DE EMISSORAS AM PARA FM

A notícia interessa para Jales, onde temos duas emissoras AM, a Assunção e a Cultura:

Atendendo a uma demanda da Associação das Emissoras Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), a presidente Dilma Rousseff aprovou a migração das emissoras de Rádio AM para a faixa do FM. 

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo foi informado na quinta-feira(6/6) da decisão e caberá ao secretário de Comunicação Eletrônica Genildo Lins discutir os detalhes da proposta com a AESP e demais entidades que representam os radiodifusores.

A proposta seguirá em regime de urgência para aprovação no Congresso e pode ser aprovada até o final de 2013. Com isso, a migração começaria já em 2014. 

Cerca de 2 mil emissoras serão beneficiadas em todo o país. Para tanto, será feita a ocupação da faixa de FM (88,1 a 108 MHz) e FM estendida (76,1 a 108 MHz), quando necessário, aproveitando as frequências dos canais 5 e 6 de televisão. 

“Não poderia haver decisão mais justa para o radiodifusor”, afirma Rodrigo Neves, presidente da AESP. “Onde não há congestionamento de banda, a transição do AM para o FM será simples. Já nos 200 munícipios onde há congestionamento, especialmente em regiões metropolitanas, serão usados os canais 5 e 6.”

Estudos do ministério das Comunicações demonstraram que não haverá problema de interferência com os canais vizinhos nas regiões onde serão utilizados os canais 5 e 6. 

Esta mudança é fundamental para revitalizar as emissoras de Rádio AM, melhorando a qualidade das suas transmissões, além representar uma economia significativa no consumo de energia elétrica.

3 comentários

  • Anônimo

    Quem sabe as AMs se tornem umas FMs de verdade e com qualidade, porque as que hoje temos é lastimável. Por que será que só se faz FM prá garotada, quando na realidade o público que mais ouve rádio está numa faixa etária bem acima do que esta. Cardosinho é com você?

  • JOÃO DA TOCAIA

    Na minha opinião, Jales deveria ter umas 3 radios evangelicas para melhorar a moral e os bons costumes dos que aqui residem

  • chico

    menos jOÃO DA TOCAIA
    MENOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *