EM JALES, DISCUSSÃO SOBRE CRISTIANO ARAÚJO NO FACEBOOK VAI PARAR NA JUSTIÇA

cristianoaraujo020715Os jornais de hoje estão noticiando que o carro do falecido cantor sertanejo Cristiano Araújo estava a 179 quilômetros/hora quando capotou em uma rodovia de Goiás.

Por coincidência, um amigo deste aprendiz de blogueiro ligou, também hoje, para falar de uma interessante decisão do juiz da Vara Especial Cível e Criminal de Jales, Fernando Antônio de Lima, em uma ação de indenização por danos morais, envolvendo dois jovens – um rapaz e uma moça – que se desentenderam a partir de uma postagem sobre o cantor, no Facebook.

Tudo começou quando o rapaz – R.S. – manifestou, em sua página, apoio a um polêmico artigo do apresentador televisivo Zeca Camargo, sobre a comoção que envolveu a morte do cantor. Eis alguns trechos da opinião postada pelo jovem, que é roqueiro:

“…os ‘fanáticos’ por esse tipo de cantor ou de musica precisa é voltar para escola e abrir um pouco mais sua cabeça… o público sertanejo é ridículo… agora morre um cantorzinho qualquer, sem nenhum diferencial, sem nem um grande peso pra musica e ele vira um ídolo nacional imune a críticas e fala-se dele em todos os jornais durante semanas???????? cade a liberdade de expressão??? Cade a educação desse povinho xucro??? Não gostou da matéria do Zeca Camargo??? Ou não gostou do q eu acabei de escrever???vc tem esse direito … oq vc não tem é o direito de querer calar uma opinião… antes de escrever uma crítica, se informem, analisem o contexto, não saem por ai escrevendo merda atoa e se achando inteligente…”

Uma jovem – M.G.M., seguramente uma fã do cantor – não gostou do que leu, e resolveu dar um pitaco:

“…concordo com vc em ter liberdade de expressão, então vou dar a minha!!! Desde a época q te conheço do dom artur vc está na mesma merda cantando seu rock medíocre enquanto o Cristiano Araújo em apenas 5 anos virou um dos maiores cantores sertanejo do brasil, com as musicas dele sendo as mais tocadas em todas as rádios, e conquistando mtos fãs com seu talento e humildade, vc nao é ninguém para falar dele, mto menos zeca Camargo!!! Por falar nisso que musica vc canta mesmo???… o brasil é conhecido no mundo pelo seu sertanejo, se não esta satisfeito mude para um pais que não seja 80% da população sertaneja!!!!! …”.

O prezado leitor está gostando do nível da discussão? Então, leia a réplica do rapaz:

“Eu tbm lembro de vc no dom artur… era uma das garotas mais rodadas da escola q procurava insistentemente status… não eh soh musico famoso q ganha dinheiro, eu com o meu ‘rock mediocre’ tenho uma renda muito boa provavelmente maior q a sua, com oq vc trabalha mesmo? Continua na prostituição?

Depois de tamanhas demonstrações de sutileza, a discussão foi parar na Justiça. A moça constituiu advogado e ajuizou uma ação onde pede que as citações sobre ela sejam retiradas da página do rapaz e, de quebra, solicita R$ 7 mil a título de indenização por danos morais.

Em sua decisão – que não é definitiva – o juiz Fernando Antônio de Lima se confessa fã da música sertaneja, menciona trechos de algumas canções de Cristiano Araújo, cita Machado de Assis, Dostoievsk e o roqueiro Raul Seixas, ressalva que foi a moça quem inflamou o debate ao entrar na página do rapaz, e, ao final, propõe uma conciliação. Eis a conclusão da decisão:

“O rock canta as modificações nos costumes, a revolta, a transformação de uma sociedade egoísta numa sociedade solidária. A música sertaneja, por sua vez, a de Cristiano Araújo, em específico, fala muito de amor. Em nome do amor e da solidariedade marcas fundamentais das músicas admiradas por Mariana e Rafael proponho o seguinte: audiência de conciliação, para que ambos se nutram dos sentimentos que a música, que amam, personifique neste processo. Para tanto, proponho, a qualquer um dos dois, sem que isso seja reconhecimento de culpa, mas gesto de amor e solidariedade: uma cesta básica, ou qualquer outro valor, ou roupa, ou qualquer coisa que seja, a ser destinada aos Migrantes (Rua 9, quarteirão abaixo do fórum), esses nossos irmãos, filhos da triste sorte da vida, que os retirou do aconchego dos familiares”.

O processo corre na Justiça de Jales, sob o nº 1001945-65.2015.8.26.0297.

35 comentários

  • Paulo

    Gostei da sentença !!!

  • bitus love

    Nossa o pau ta caindo a folha hein!!! mas pelo que se vê o cara que começou a briga e ofendeu a menina.

    • Thiago

      Nada disso, quem chamou ele de “merda” foi a moça, ela começou com as ofensas.

    • xxxx

      Eu acompanhei essa briga quando aconteceu.
      Na verdade quem começou a briga foi ela, que se doeu pelas críticas feitas pelo rapaz e foi comentar, no facebook dele, descarregando críticas e ofensas sobre ele.
      Pra não ficar “por baixo”, o rapaz, ao invés de ficar na dele, resolveu piorar as coisas e ofender ela num nível ainda mais baixo e de forma machista e desrespeitosa. Se ele ficasse na dele, ela seria a única errada da história, mas ele resolveu ser mais errado que ela.
      Enfim… ambos estão errados.

  • Rogerio

    Li a sentença na integra. Quero visitar Jales em um dia útil para aproveitar e dar um pulo até o Fórum à Rua 9, com o intuito de cumprimentar este brilhante Juiz, de tantas outras sentenças que já li do Excelentíssimo, essa eu carregarei por toda a minha futura carreira jurídica! Meus parabéns ao Dr. Fernando! Um dia ainda terei o prazer de conhecê-lo pessoalmente!

  • Henrique Machado

    Parabéns ao juiz pelo seu posicionamento ao caso, foi imparcial, são pessoas do bem, não compensa criar inimizades, isso não leva a nada, vamos ajudar o próximo que necessita, isso sim, mudará algo!!!

  • Anônimo

    Dr Fernando é um poéta. Parabéns Dr. Continue mandando ferro nos bancos.

  • Recruta

    O fato das desavenças ser ou não o gosto musical não importa, mas sim a atitude do infeliz que desferiu injuria em face da garota, chamando-a de rodada e prostituta. Esse sim é o nexo de causalidade entre a conduta do agente e o dano suportado pela vítima, passível de indenização. Simples!

  • Recruta

    O gosto musical pouco importa. O que pega é a conduta ilícita praticada pelo rapaz, ao injuriar a moça, fazendo menção à prostituição, inclusive, perguntando pra própria mãe da garota se ela não gosta da profissão da filha. Isso no Facebook, exposto a tudo e todos. Até quando isso?

  • VAL

    Brilhante ele desde os tempos do colegio ….dedicado simples e hj se mostra um cara diferenciado….parabens ..

  • Marcio

    Nossa adorei a decisão do juiz. Solidariedade acima de brigas e discussões, em um mundo cheio de ódio e intolerância. Parabéns, é de pessoas assim que o mundo precisa.

  • Nao encha o saco da justiça

    Eu acho que as pessoas estao levando qualquer discussao, para a justiça, sendo que poderia se resolver cara a cara.
    Sempre tem um advogado que quer ganhar dinheiro e processar por “danos morais” para dar dinheiro ao cliente.
    O juiz tem razao e parar de encher o saco da justiça com picuinhas.

  • Amor

    Amor e respeito é a base de tudo….muita falta de educação e respeito das partes envolvidas….parabéns ao juiz….pessoa muito evoluída…

  • Estudante de Direito

    Quando eu crescer, e claro, quando eu me formar na faculdade de Direito daqui 3 anos, quero seguir o exemplo desse magnifico magistrado, o Brasil esta carente de pessoas cultas e de bom coração no ramo judiciário, esta de Parabéns, somos nós que ainda estamos na graduação que devemos nos espelhar em pessoas assim para ter uma carreira honesta e brilhante.

  • balão de aniversário

    Sábia decisão do Juiz para dois tontos que usaram as redes sociais para só dizer besteiras. Cristiano Araújo foi e sempre será o grande ídolo da grande nação de jovens.

  • Anônimo

    Quanta ignorância por parte desse moço, quem ele acha que é? Pelo o que eu vi das músicas dele ele é horrível e notavelmente com ego bem inflado, coitado!

  • anônimo

    Quanta ignorância por parte desse moço, quem ele acha que é? Pelo o que eu vi das músicas dele ele é horrível e notavelmente com ego bem inflado, coitado!

  • Jalesense

    Rapaz, o nobre juiz tentou pacificar, mas chamá-la de prostituta é rodada??? Ai não, ou galera vai começar a ofender a honra a torta e a direita, depois concilia e pronto. Enquanto a discussão estava no nível inicial beleza, mas prostituta e rodada? Acho que merecia a indenização.

  • coceira

    papo furado du karay….até o juiz entrou na onda do roqueiro contra a sertaneja….a decisão mais sensata deveria ser: O ROQUEIRO OUVE 3 HORAS DE SERTANEJO NUM QUARTO FECHADO…E A SERTANEJA OUVE 3 HORAS DE ROCK NO MESMO QUARTO….Dois bobinhos dando trabalho prum juiz que tem muito a fazer.

  • Janaina

    (Não adiantou muito colocar as iniciais no início e deixar o nome exposto na decisão)

  • Paola

    Adorei a sentença. A menina começa uma briga falando que o cara é medíocre e ainda está na merda e depois não aguenta a réplica dada no mesmo nível e entra na justiça pra ganhar uma graninha por danos morais rsrsrsrs “ê mundão véio sem porteira”. Grande sentença, espero que os dois reflitam e fiquem em paz.

  • prof zico

    Eu sou fã do Dr Fernando sempre defendendo o povo dos grandes conglomerados econômicos que humilha o povo com os seus 0800 que nunca atende como manda o Código de Defesa do Consumidor.
    Gostaria de conhece-lo pessoalmente quem sabe um dia seria um prazer.

  • Thiago

    Pra quem tem preguiça de ler o texto todo vou colar a provocação e a réplica :

    Autora :
    “Desde a época q te conheço do dom artur vc está na mesma merda cantando seu rock medíocre enquanto o Cristiano Araújo em apenas 5 anos virou um dos maiores cantores sertanejo do brasil”

    Réu (?)
    “Eu tbm lembro de vc no dom artur… era uma das garotas mais rodadas da escola q procurava insistentemente status”… “com oq vc trabalha mesmo? Continua na prostituição?”

    Na minha opinião, se alguém tem que pagar R$ 7.000,00 de indenização é a moça, que começou com as ofensas.

    Usar o caro sistema judiciário pra esse tipo de disputa é de uma infantilidade sem tamanho.

  • Cidadão

    Esse cara é diferenciado, precisam ver a educação com o público no balcão do fórum, sou testemunha disso !!!

  • resumo da ópera

    vai ser difícil o rapaz provar o que disse da moça… esse tipo de cliente nunca pede nota fiscal.

  • Palhaçada

    deixa eu ver se entendi…

    a moça comenta uma publicação do rapaz (no face dele) provocando, ofendendo e tentando humilhar o rapaz… o rapaz responde da mesma forma… e ela quer q ele pague indenização???

    se cada ofensa, briga, tentativa de humilhar e denegrir imagem no face for parar na justiça vai ficar complicado… (ja pensou se o Lula e a Dilma decidem processar cada um q postou algo sobre eles???)

  • samuel oliveira...

    e estranho sabe que msm depois a morte co cantor cristiano araujo surgem muitas interrogações em cima de acessores empresarios e tals,,,, todo mundo querendo ficar com patrimonio que o cara levanto ;;; e nebuloso tbm pois temos grandes ícones brasileiros como chico mendes,,,ayrton senna ..irmã dulce dentre outros aninômos por ai que tem o msm intuito de bondade,,,,,mas nem lembrados sao,,,o que acontece e que muitas pessoas se levam pela emoção pelo modismo do acontececimento do momento e falam e falam .. um exemplo simples,,,,ate foto do cara no caixao tiraram ,,,entao e esse e o verdadeiro amor que tinham por ele …nao será um oportunismo pra aparecer..??? deixando claro que nem todos os fans sao assim nem parte da sua equipe mas a sua propria equipe como disse esta em pe de guerra pelos bens do cara…quanto as declaraçoes de ambas as partes a moça foi infeliz,,, sim,,,nao postou algo a um debate a altura..colocando seu ponto de vista de denegrindo a imagem do cantor e musico r.s então o que tbm gerou uma resposta a altura, ,,e toda essa polêmica. e a lei de toda ação e reação..deixo bem claro nao conheço a moça que começou a ofensa e se sentiu ofendida por algo,,,,mas se ela coloca – se um ponto de vista melhor nada disso teria acontecido,,,,um otimo dia a todos

  • Anônimo

    Quantos cargos públicos tem estes fóruns Cardosinho? Acho que o Brasil tem que ser passado a limpo, câmara municipais, prefeituras e estes fóruns tem que diminuir o número de funcionários e aumentar a eficácia e eficiência dos mesmos!#reduçãototaldos cargos

  • douglas

    Esse Rafael não é de hoje que ele ofende outros cantores…ja teve caso de fazer show em fernandópolis.so pq o cara não emprestou os instrumentos ele ficou falando mal do cara….na minha ele é cheio de falar do rock bla bla bla..ok sertanejo nao é tao maravilhoso…mas o rock é droga e overdose..os maiores cantores morreu disso….eu não gosto de funk,detesto….mas nem por isso eu vou falar que é uma merda..eu guardo isso pra mim..entao rafael….melhore sua postura antes de falar alguma coisa..pense.

  • O juiz devia ser diplomata e representar o Brasil na ONU.
    Quanto a morte do rapaz é uma perda-humana irreparável.
    Com sua morte a cultura brasileira não empobreceu sequer
    numa vírgula – o moço fazia entretenimento puro e simples.

  • Anônimo

    É amanha a audiência de instrução e julgamento. Logo sai a decisão (sentença).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *