POSTOS DE SAÚDE DO JARDIM MUNICIPAL E DO UNI-AMÉRICA ESTÃO SEM MÉDICOS

DSC00705-ed

Pelo menos dois – Jardim Municipal(foto) e Uni-América – dos nove postos do programa Estratégia de Saúde da Família(ESF) que atendem a população urbana de Jales estão sem médicos há alguns dias. E um terceiro – o do JACB – deverá ficar sem médico a partir da quinta-feira, 29.

A constatação é deste aprendiz de blogueiro, que, nesta terça-feira, visitou todos os postos da cidade, para saber as condições em que eles estão funcionando. A situação de cada posto do ESF será assunto de matéria para A Tribuna, do próximo domingo.

Mas não são apenas as unidades do ESF que enfrentam problemas, desde que o prefeito Pedro Callado decidiu rescindir os contratos com duas empresas que forneciam mão de obra terceirizada ao setor da Saúde.

núcleo bbbQuem foi ao Núcleo Central de Saúde hoje de manhã, por exemplo, encontrou a entrada daquele local tomada por um amontoado de lixo, como mostra a foto ao lado. O Núcleo, assim como quase todos os postos, ficou sem as duas faxineiras que prestavam serviços através da empresa terceirizada.

Em alguns postos, não faltam médicos, mas a equipe de agentes de saúde está incompleta. Nas visitas que fiz, pude perceber que os servidores estão se esforçando para cobrir a falta dos demitidos, inclusive se revezando nos serviços de faxina.

Mesmo com o esforço dos funcionários para – como se dizia antigamente – “não deixar a peteca cair”, surgem reclamações, algumas legítimas, outras nem tanto. Hoje, em um programa radiofônico, o ESF do Roque Viola – que entrega, semanalmente, 750 litros de leite a crianças e idosos – foi alvo de uma denúncia sobre suposto desperdício do produto.

DSC00703-leiteQuem ouviu, pode ter ficado com a impressão que se trata de um grande desperdício. Mas não é bem assim. A foto aí do lado mostra como o leite fica armazenado no velho freezer do ESF. Vez ou outra, um saquinho estoura e o leite – visto que o freezer tem lá seus furos – escorre para fora. Nada, porém, que possa ser classificado como um injustificável desperdício.

Muito mais grave que isso, é a falta de funcionários ou a falta de médicos, algo que o prefeito Pedro Callado precisa resolver rapidamente, sob pena de, em caso contrário, a população ser prejudicada.  

33 comentários

  • Virgilio Lopes

    Cardosinho, considero seu amigo e colega de ex-profissão (bancário) Vc. também deixará o PT ? . se sim, mude a cor de seu blog. (para cor da bandeira brasileira, verde, amarelo, azul ou branco). sou contra qualquer partido que tem corruptos ( o PT exagerou na dose), não sou PT, PSDB, PP PTB PCdo B, PQP, sou a favor da moralidade politica. Vamos trabalhar para um futuro melhor para nosso BRASIL. Divulgue em seu blogue (sou leitor assíduo) , vamos divulgar noticiais para melhorar relacionamento entre extremista do PT e de outros partidos, para que juntos possamos construir um BRASIL (sociedade brasileira) melhor. você tem nas mãos, ou seja na internet um meio que pode aproximar os extremistas pra uma consenso melhor, em nossa região. Abraço – Seu sempre amigo Virgilio, mesmo vc. sendo PTista e eu não, Sou a favor da moralidade politica no meu Brasi.l

  • Anônimo

    Que coisa hein! Postos de saúde sem médicos? Que falta faz uma enfermeira à frente de uma prefeitura.

  • rduardo cunha

    O vergilio lopes a reportagem refere-se a adiministraçao do PSDB que anteriormente era o PtB da Nice e que nao aderiram ao mais medicos que é uma das grandiosa iniciativa do Partido dos Trabalhadores que voce rotula de corrupto. Faça uma pergunta aos secretarios de saude e pergunte a eles o porque nao terem aderido ao mais medicos m o que hoje acarreta na falta de medicos relatados pelo blog.
    Temos de agradecer ao cardosinho por doar seu tempo com buscas por noticias e de publicar no seu blog

  • Anônimo

    Essa foto do senhorzinho deitado na calçada em frente a um PSF não sugere que a população vai ser prejudicada. É a prova de que a população já está sendo prejudicada. Então não é algo para ser resolvido rapidamente, é algo que simplesmente não era para estar acontecendo.

  • CADE AS PLACAS QUE A DONDOCA NICE ESPALHOU PELA CIDADE SOBRE MAIS MEDICOS NOS POSTINHOS CADE ME DIGA DONA NICE FORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA .

    • Na verdade, prezado Zé das Éguas, as placas não estavam mentindo. A Nice – e isso nós temos que reconhecer – introduziu pediatras e ginecologistas nos postinhos, um atendimento que não tinha. Atualmente, todos os postos disponibilizam pediatra e gineco uma vez por semana. O que está faltando no Jardim Municipal e no Uni-América é o clínico geral.

    • Anônimo

      Chuuuuuuuuuuupaaaaaaaaa ze das éguas seus trouaxa ungida ta dando de 10 a zero no Pedro gogo!

  • anonimus

    por mim tinha que fechar tudo sempre que você precisa e mal atendido nunca tem nada , fala pra ir agendar a consulta chega no dia vai la nunca tem vaga , pra ir no ame e uma eternidade e os médicos e uma piada , a saude de jales esta indo de mal a pior . umas mulher mal educada que não sabe te informar de nada e trata todo mundo como lixo . trocaram seis por meia duzia tanto nice como pedro calado e a mesma coisa
    cardosinho comeca a ir nos postinho no dia de agendar pra voce ver o tamanho da fila e no final nao tem guia .

  • Anônimo

    Que administração é essa? Que vergonha! A corda sempre arrebenta do lado mais fraco… O povo é que sofre… Ano que vem tem eleição, tomara que o povo não erre novamente. Hoje a cidade estava movimentada… O que mais se via era funcionário de cartório entregando protesto para o contribuinte jalesense… Lamentável! Eu até entendo que quem deve tem que pagar, mas, onde está o dinheiro do contribuinte? A cidade está afundando…

  • Luis

    Foi mexer na secretaria, olha o que deu? Gó gó gó.
    E outra coisa a UPA está um caos. Foi colocar enfermeira e não administrador.

  • Euphly Jalles, o defunto que se revira no túmulo!

    É muito simples resolver essa situação do ”lixão” nos postos: Basta relocar funcionários da Prefeitura, uai!
    Dá sim para manter ordem e nem sentir falta de funcionários da ”terceirização”, é só gasto pra Prefeitura!
    Nesse Postão tem uma 5 funcionárias, uma em cima da outra, naquele minúsculo balcão da recepção!
    Coloquem umas três na limpeza e ponto.

  • Corte de gastos dexando desmpregados pais e mães de familia q dependiam do misero salario minimo pra sobreviver? enquanto q pessoas com QI ja voltara depois de 15 dias contratadas irregularmente atras da cortina e o salario náo nada minimo .isso é quem tem padrinho não morre pagão. ja q tem algum apreço por essa pessoa,coloca na limpesa vai ser muito útil KKKKK

  • É se medicos que são prioridade não etão sendo cotratados porque essa tal pessoa voltou atras da cortina?quem será heim?

  • Japonês da indústria de Pontalinda que iria se mudar para Jales

    Que coisa terrível. A que ponto chega uma administração pública.
    Incompetência dos gestores e anuência e desleito de parte dos servidores.
    Ao final, os cidadãos que pagam seus impostos passam por mais humilhações ainda.
    Lastimável.

  • anônimo

    O pior de tudo isso é que se com médicos nessas unidades já sobrava para a UPA, imagina sem médicos, aí sim aquilo vai virar um caos, sem contar que os funcionários de lá estão sem pai e sem mãe né, pois quem está no lugar da nadir não entende de gerenciamento e nem de gestão de um porte daqueles em se tratando de uma UPA, o povo ta perdido em cardosinho, melhor VC da uma passadinha por lá de vez enquando também

  • Tião Castanheira

    “TRÉGUA PARA JALES”

    Nossa cidade está na U.T.I., entubada próxima do “óbito”; é mesquinha, repudiante,asquerosa,baixa,estupida a filosofia do ” quanto pior melhor”.
    CHEGA, de interesses político partidário,grupos religiosos,filosóficos,financeiros etc…
    Agora é o último momento de salvarmos nossa Jales, devemos reunir os partidos políticos, a sociedade civil organizada e toda população para esta derradeira oportunidade de tirarmos Jales da U.T.I.
    2016 deveria ter disputas somente a nível de vereança, necessitamos de dois nomes,prefeito e vice,que tenham capacidade política e administrativa, e apoiados por todos os jalesenses assumirem um compromisso de uma só gestão( 4 anos),tomando medidas talvez até impopular, mas necessárias para administrar esta massa falida,salva-la e coloca-la nos “trilhos” novamente.
    Não é UTOPIA, é responsabilidade como homem,cidadão,que quer ver sua cidade melhor,organizada,unida,progressista,gerando bem estar e orgulho de todos os seus moradores,

  • Servidor Revoltado

    Cardosinho, quero parabeniza-lo pelo reconhecimento que fez aos Servidores Públicos Municipais, pois se esta cidade ainda não veio a bancarrota é porque nós estamos “Segurando a Peteca” em decorrência de más administrações realizadas por anos e anos em Jales, você já fez parte da administração e sabe que são poucos os servidores que não possuem comprometimento com a cidade. Quero aqui também expressar minha indignação contra as constantes reclamações (algumas infundadas) que este programa radiofônico tem realizado contra os servidores, pois esta se dando a entender a população que a culpa de tudo estar errado é nossa, e volto a dizer, esta cidade ainda não esta 100% paralisada em razão da maioria dos servidores que vestem a camisa e fazem ainda mais que aquilo que se espera dele.

  • bla bla

    E os funcionários em desvio de função. to sabendo que tem um técnico do trabalho fazendo o pagamento dos funcionários pide isso?

  • funcionário sem nome, medo

    Cardosinho, nem vc e nem os Nobres Vereadores estão dizendo ou criticando o Dr. Pedro GoGó, pois ele está deslocando servidores de um lado para outro, da educação já saíram mais de 5. Levanta aí Cardosinho, chega de tomar maracujá.

  • Faltam medicos

    Certamente, o prefeito nao tomou essas medidas de encerrar o contrato de 2 empresas tercerizadas porque ele quis mas em funçao da crise que todas as prefeituras passam
    A falta da faxineiras deve ser resolvida com esforço dos funcionarios que ficaram mas a falta de medico tem que ser resolvida pela prefeitura pois um posto de saude nao pode ficar sem medico.
    A adesao ao programa “Mais Medicos” devera’ ser uma soluçao que vai demorar ou ate’ pedir ajuda a Santa Casa ou ao SUS/DARI
    O prefeito tem que resolver isso e logo

  • CAIO PINTO

    FALANDO NO PROGRAMA ” MAIS MÉDICOS” DO GOVERNO FEDERAL, HA UM ANO NO OUÇO E NAO LEIO CRÍTICAS AO PROGRAMA. ISSO PROVA QUE ERA APENAS OS MEDICOS COXINHAS TENTANDO DESFIGURAR O TRATAMENTO MELHOR DADO AOS MAIS NECESSITADOS. NEM A GROBO, NEM VEJA NEM ALEXANDRE TUCANO GARCIA FALAM MAL HOJE EM DIA. RECONHEÇAM PELO MENOS.

  • JALESENSE

    DEPUTADA ANALICE FERNANDES TRABALHANDO POR JALES

    POR COMUNICAÇÃO EM 28 MAIO 2015 EM DESTAQUES DO MANDATO, REGIÃO METROPOLITANA, TABOÃO DA SERRA

    DEPUTADA ANALICE BUSCA PROJETOS SOCIAIS NO ESPORTE JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO ONDE TEVE MAIS DE 10 MIL VOTOS:
    O secretário de Esportes de São Paulo, Jean Madeira, recebeu o prefeito Fernando Fernandes, a deputada estadual Analice Fernandes e o secretário de Esportes de Taboão, Fabio Fernandes, para apresentar alguns projetos sociais que possam ser desenvolvidos no município voltados para crianças, adolescentes e a Melhor Idade, dia 19 de maio.

    A deputada estadual Analice Fernandes solicitou apoio de Jean Madeira para a formação de parcerias com a Secretaria. “O prefeito Fernando Fernandes tem investido fortemente no esporte, em várias modalidades. Com o apoio da Secretaria seria possível Taboão fazer muito mais”, disse a deputada Analice.

    Jean, que é atleta de Judô, fez parte da Comissão de Esporte, Cultura e Educação, durante os dois anos de mandato como vereador, em 2012. “O secretário tem uma vasta experiência com o esporte e sabe da necessidade de se adotar projetos de inclusão social que possam ser implantados nos municípios esquecendo um pouco a sigla partidária para fomentar o esporte”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.
    Entre os programas apresentados por Jean Madeira o que mais chamou a atenção foi o Esporte Social onde o governo disponibiliza uma verba de R$ 60 mil reais, por ano, através de um convênio com o Estado. “A verba é usada para atender crianças em três modalidades definidas pelo município auxiliando com lanches, professores, uniformes e materiais esportivos”, explicou Jean.
    A melhor idade pode ser contemplada com o Programa Vida Ativa, que visa auxiliar o idoso de baixa renda e vulnerabilidade social ou que tenha prescrição médica indicando a prática de atividade física como medida preventiva ou curativa. “É feito um convênio entre prefeitura e uma academia indicada para o programa e o idoso passa a ter um cartão magnético no valor de R$ 57,00 reais para usar em atividades especificas no estabelecimento citado”, comentou o secretário Jean Madeira.
    Para o secretário de Esportes, Fabio Fernandes, “essa foi uma oportunidade de mostrar para Jean Madeira que em Taboão da Serra temos muitos projetos sociais desenvolvidos junto às comunidades que visam essa questão social, e, com o apoio do Estado podemos ampliar essas ações e atender um número maior de pessoas”.

  • Zé do Povo

    Nice não aderiu ao Programa Mais Médicos do Governo Federal e Jales se ferrou. Agora não adianta reclamar.

  • JALESENSE

    DEPUTADA ANALICE FERNANDES TRABALHANDO POR JALES PELOS 10 MIL VOTOS

    FERNANDO E ANALICE DISCUTEM CONSTRUÇÃO E REFORMA DE ESCOLAS COM SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    O secretário estadual da Educação, Herman Voorwald atendeu a uma solicitação da deputada Analice Fernandes para uma audiência onde foram discutidos os projetos para a construção de 4 creches escola, a obra da ETEC em Taboão que já está em andamento, e a reforma da EE Professora Maria Aparecida Nigro Gava, no Parque Pinheiros. A reorganização da rede estadual de Educação também entrou na pauta.
    Participaram da reunião a deputada Analice Fernandes, o prefeito Fernando Fernandes, o vereador Eduardo Nóbrega, a dirigente de ensino de Taboão, Maria das Merces.
    Para o prefeito Fernando Fernandes a construção das quatro escolas são prioridade. “A prefeitura já tem a áreas aprovadas pelo FDE, os projetos já estão prontos e aprovados. Agora estamos aguardando a liberação do governo para o início das obras”, afirmou o prefeito.
    A deputada Analice e o vereador Eduardo Nóbrega retomaram o problema da reforma da escola Nigro Gava, principalmente em relação a quadra. Ficou acordado que uma visita de um técnico na próxima segunda-feira, determinará o futuro da reforma. Se a quadra terá ou não que ser refeita, e se a cobertura poderá ser aproveitada.
    O secretário aproveitou para explicar sobre a reorganização da rede estadual de ensino. Segundo Hermam a rede estadual perdeu mais de 2 milhões de alunos nos últimos anos. A partir de 2016 a intenção é aumentar o número de escolas divididas por fundamental I, fundamental II e Ensino Médio.
    Para o prefeito Fernando Fernandes, Taboão passa por uma situação diferenciada uma vez, que tem aumentada a população, pelo processo de verticalização pelo qual passa o município.
    O secretário afirmou que dará uma resposta sobre o cronograma para a construção das creches-escola.

  • JALESENSE

    DEPUTADA ANALICE FERNANDES TRABALHANDO POR JALES PARA PAGAR OS 10 MIL VOTO—

    DEPUTADA ANALICE FERNANDES SOLICITA RECURSOS PARA PINHALZINHO

    A deputada Analice Fernandes acompanhada do prefeito de Pinhalzinho Anderson, mais conhecido como Magrão, se reuniu com o subsecretário da Casa Civil, Dr. Rubens Cury, no Palácio dos Bandeirantes, dia 21 de maio, para solicitar recursos do governo do Estado, para a reforma e ampliação da recepção do Pronto Socorro Municipal e para obras de infraestrutura.
    Segundo o prefeito Magrão seriam necessários R$ 150.000,00 para a reforma e ampliação do Pronto Socorro e R$ 200.000,00 para infraestrutura. “Os recursos do município estão diminuindo devido ao repasse do FPM e nós precisamos de investimentos dos governos do Estado de São Paulo e também do governo Federal”, afirmou o prefeito.
    “Melhorar as condições de atendimento do Pronto Socorro é uma das nossas prioridades”, disse o prefeito.
    O pedido será apreciado pelo governador Geraldo Alckmin. Para a deputada Analice Fernandes Pinhalzinho necessita da ajuda do governo do Estado, principalmente para obras de infraestrutura. “Tenho certeza que o governador Geraldo Alckmin será sensível a esta demanda e dará uma resposta positiva”, disse a deputada Analice Fernandes.
    O prefeito Magrão foi acompanhado de seu vice-prefeito Alexandre Castro. Pinhalzinho também irá receber do governo do estado, uma Van, um caminhão compactador de lixo e um micro-ônibus.

  • Anônimo

    Em dois anos de mandato da ex prefeita não faltou médico, não faltou faxineira e nem guardas nos postinhos, coisa que em menos de um ano o atual prefeito conseguiu acabar com tudo que estava sendo construído, gostaria de saber quando será as inauguraços das obras que a ex prefeita conquistou, quero usar o postinho novo do meu bairro, aquele que está parado a obra a muito tempo e assim Jales cada dia mais afundando.

  • Ruim este ano, pior no ano que vem

    O ministro da saude disse que o orçamento da saude e’ de aproximadamente R$ 100 bi e que o ano passado faltou dinheiro para pagar alguns serviços. Este ano, falta o dinheiro da farmacia popular, dos hospitais/santas casas e do progama “Mais especialidades”
    O ano que vem, vai arrecadar menos logo vai ser pior
    Ele precisa do dinheiro da CPMF ou CIDE ou IOF para fechar as contas. Como o governo nao deve conseguir aprovar a CPMF pois nao tem apoio politico do congresso

  • Atenta

    Desse jeito esse prefeitinho está deixando a gente com saudade da nice,, ta se saindo pior do que ela e ninguém faz nada, kd os vereadores? kd a mídia? Affffff

  • Orientador

    Nao creio que seja culpa do prefeito. Depois daquele fato do Dr. Ginecologista preso, a secretária de saúde pra se precaver implantou o sistema de ponto eletronico, onde todos os funcionários da saúde teriam que cumprir seus respectivos horarios, isso inclui os médicos, agora os médicos não vão ficar 8 horas dia no posto e deixar de ganhar em outro local de trabalho tipo em clínicas ou hospitais. Por isso a falta de médicos nesses postos. E vão ser mais em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *