A ‘BARRIGA DE CERVEJA’ É UMA LENDA URBANA

DSC01390AAHá alguns dias, surgiu a notícia de que a cerveja, em doses moderadas (uma ou duas latinhas por dia, no máximo) faz bem ao coração.  Os cientistas garantem que ela tem um efeito protetor nos vasos sanguíneos, evitando a aterosclerose (entupimento dos vasos) e um possível infarto.

Agora, nos surge outra notícia interessante sobre a cerveja, que, certamente, vai deixar o meu beatlemaníaco amigo,  professor José Antônio de Carvalho, ainda mais à vontade. Confiram a notícia do site português TVI24:

É uma notícia animadora para os amantes de cerveja. A tão falada «barriga de cerveja» não passa de um mito, de uma lenda urbana. Pelo menos é o que revela um estudo levado a cabo na Universidade Califórnia Davis, nos EUA. 

De acordo com a revista «Time», a pesquisa sublinha que a maioria das pessoas acredita, de forma errônea, que a cerveja tem mais calorias do que outras bebidas alcoólicas, quando o que acontece é exatamente o contrário. Substituir vinho por cerveja diminui a ingestão de calorias. O estudo defende mesmo que a bebida pode ajudar as pessoas a perder peso, quando consumida com moderação. 

«Ao longo de muitos anos, a cerveja tem tido a reputação de engordar mais do que outras bebidas alcoólicas, quando na realidade o oposto é que é verdadeiro», diz o professor e mestre cervejeiro Charlie Bamforth, responsável pela pesquisa.

«A fonte principal de calorias de qualquer bebida alcoólica é o álcool em si, por isso, como a cerveja está na categoria de bebidas com o menor teor médio de álcool, também é mais baixa em calorias», explica o investigador.

A informação é corroborada por um responsável do Hospital Geral de Massachusetts. O médico Aliyah Sohani alerta que «a única diferença se situa ao nível da quantidade de cerveja ingerida, que muitas vezes é superior ao número de whiskies ou de copos de vinho».

11 comentários

  • Maria lucia

    Bom dia Cardosinho, sou ex moradora de jales, hoje moro na capital do nosso estado e agradeço muito por seu blog ativo, é uma forma de me interar sobre os problemas da região.
    Não entendi porque não fez ai da nenhum post sobre o protesto que esta acontecendo em são paulo e outros estados do Brasil. Vejo suas lutas diarias pela transparencia e acredito que este seja um assunto de grande importancia para a população jalesense que tem que engulir diariamente desaforos politicos. Poderia ser o ponto inicial para uma luta. E este assunto querendo ou não pertence a historia. Deve ser documentado! É um momento de luta por nossos direitos que há muito tempo não se via no Brasil. É preciso união, é preciso visão! Estamos acordando! Não é esta a sementinha que falta ser plantada?
    A mídia vem pintando da forma que bem deseja, mas a ultima manifestação provou que não é bem assim. Diferente da epoca da ditadura hoje temos a internet para divulgar os fatos reais do que esta acontecendo! Manifestantes espalham videos e fotos para provar que tudo iniciou com um ato pacifico, e que o estopim para iniciar o vandalismo foi a forma que alguem decidiu enfrentar ou calar este problema!
    Não tiro de forma alguma a razão dos policiais! Sou filha de militar e sei que eles estao ali cumprindo o que for mandado! Alguns como em qualquer outro grupo estão ali para praticar crueldade e levar para o pessoal, mas grande parte foi mandado, descer o cacete e se não fizer vai sofrer represálias. Mas o movimento em si com a proporção que tomou nesta ultima quinta (25.000) pessoas participando ativamente por um ideal que vai alem dos 0,20, merece um pouquinho da sua atenção, até muito mais que a lenda urbana da barriga de cerveja.
    Abaixo segue alguns links, caso você não entenda o que estou dizendo.

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/2013/06/1294962-acordem-r-020-e-apenas-um-detalhe.shtml

    http://www.ninalemos.com.br/2013/06/14/meu-caro-amigo-as-pessoas-estao-com-raiva/

    http://www.policymic.com/articles/48717/13-shocking-photos-of-brazilian-military-police-brutalizing-protesters-in-s-o-paulo

    • Prezada Maria Lúcia, tenho acompanhado o movimento contra o aumento nas passagens do transporte urbano e acho que ele é justo. Só não tenho postado nada sobre o movimento porque ele está sendo bastante divulgado na mídia brasileira e do mundo inteiro e não seria esse modesto blog que iria acrescentar alguma coisa. Acho, também, que esse país só vai melhorar quando as pessoas protestarem como estão fazendo. Penso, porém, que as pessoas deveriam protestar da mesma maneira contra os políticos safados e corruptos, contra os assassinatos diários de pessoas honestas, contra as nossas leis frouxas que permitem a bandidos de 17 anos matar e queimar suas vítimas, etc. Quem sabe o protesto que está acontecendo não seja um bom início. Tomara!

      • Maria lucia

        Exatamente! Que seja a gota que faltava, os manifestantes não lutam somente por R$0,20 centavos, isso é só uma ponta!
        Vamos a luta!
        E não, este modesto blog com certeza acrescentaria! É sim um otimo veiculo de conscientização para muitas pessoas! Por ele consigo me informar de muita coisa que acontece no nosso querido interior!
        Parabéns! Que se crie consciencia e falte comodismo aos nossos irmãos!

  • PASTOR DE CAMIONETÃO

    BARRIGA PODE ATÉ NÃO DAR , MAS O BICHO ESTÁ VERMELHO IGUAL UM PERU EM VÉSPERA DE NATAL.

  • silvia

    deixa o povo beber em paz!!!kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • jjnatalin

    cardosinho, também acho estranho tamanho entusiasmo
    por 0,20 centavos por quem pouco anda de ônibus, e um
    silêncio geral sobre currupção, deficiente sistema de
    educação e de saúde, assassinatos crueis por parte de
    bandidos, etc…. E ainda querem impor seu direito de
    manifestação sobre o direito dos demais de ir e vir
    livremente. Querem respeito a si, desrespeitando os ou
    tros. A policia deveria prender mais e mais. E manter
    todos eles trancafiados.

    • Claudio Landim

      à frente dos protestos está o movimento Passe Livre, mas pode ter certeza de que muitos dos que estão lá, assim como eu, não estão só por causa dos 20 centavos. Estamos lá para bater o pé porque não aguentamos mais ser arrochados pelos nossos governantes!

  • Anônimo

    NOSSA CARDOSINHO ,EXPLICA COMO ESTE GÊNIO CONSEGUIU SAIR DA GARRAFA°?

  • BEIÇOLA

    O ZÉ ANTONIO TA PARECENDO UM GENIO…
    NÃO LARGA DA GARRAFA KKKK

  • joao missoni filho

    Caro Cardosinho, tive a oportunidade de em algumas ocasioes desfrutar da companhia do Ze Antonio, acompanhado claro por uma boa cerveja, beber cerveja é sem duvida um dos meus melhores vicios, principalmente quando ha oportunidade de colocar a conversa em dia com os amigos,e entre eles, certamente o Ze é um dos que me animam a continuar com este prazeiroso “vicio”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *