QUAL FOI O PAPA MAIS JOVEM?

A história está no portal da revista Super Interessante:

O homem mais novo a receber o título de sumo pontífice da Igreja Católica foi também o que mais vezes ocupou o trono da Santa Sé: em três ocasiões o nobre romano Teofilato de Tusculana (1020-1056) foi empossado como Benedito IX.

No início do primeiro mandato, em 1032, ele era uma criança de 12 anos. Só se tornou líder da igreja porque pertencia à importante família Tuscalana, de Roma – e era aparentado a dois papas anteriores, João XIX e Benedito VIII.

“Naquela época os papas eram eleitos pela influência de nobres poderosos”, diz o historiador Carlos Roberto F. Nogueira, da Universidade de São Paulo. “Nas disputas políticas entre as famílias dentro do Vaticano havia até assassinatos.” Numa dessas disputas eclesiásticas, em 1044 Benedito IX foi afastado sob a acusação de ter um comportamento sexual pouco condizente com sua condição de homem santo.

No seu lugar assumiu Silvestre III, da família rival Crechentii. Mas Benedito excomungou o substituto e voltou ao Vaticano. Novamente no poder, vendeu o cargo de papa a um padrinho, que assumiu em 1045 como Gregório VI.

O imperador Henrique III, do Sacro Império Romano Germânico, que reinava sobre a Itália e a Alemanha, destituiu Gregório e nomeou seu protegido Clemente III – que morreu misteriosamente oito meses depois. Benedito, então com 27 anos, aproveitou a chance e convenceu o Conselho dos Bispos e reelegê-lo para o terceiro mandato.

A confusão só acabou em 1049, quando Leão IX assumiu o papado e regularizou as eleições para o cargo restringindo a influência dos nobres.

2 comentários

  • Osmar Gabriel

    Oi Cardosinho!!!
    Cuidado com certas informações pela internet, as vezes nao condiz com a veracidade. Mas na minha opinião o que li e pesquisei, o Papa mais jovem da historia da Igreja, eleito de acordo com as normas da mesma, foi JOÃO XII que assumiu em 16/12/955 e governou a Igreja até meados do ano 963. Foi eleito com 18 anos de idade.

  • JAYME BELLÃO

    O que interessa de fato, é se algum dia saberemos qual o motivo real da renúncia do Papa. Pelo que li e pude deduzir, os motivos são vários e diversos indo desde corrupção na administração do banco do Vaticano até a punição de pedofilia dentro da igreja. O Papa defendeu a apuração dos fatos e isto não foi aceito pela maioria dos componentes da igreja, o que provocou seu isolamento político, ficando o mesmo talvez sem força física para levar adiante seus projetos e principalmente sem apoio daqueles que teriam seus interesses prejudicados por essas providências do Santo Padre. O golpe é grande para Igreja como um todo. Lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *