RÁDIO DE NOVA YORK RELATA AUMENTO NO NÚMERO DE BRASILEIROS QUE ESTÃO SE MUDANDO PARA OS EUA

Isso sem se falar nos que estão se mandando para a Europa. Deu no blog do Brasilianismo:

A longa crise econômica no país e problemas ligados à violência contra minorias estão criando um aumento no número de brasileiros que pedem asilo nos Estados Unidos, segundo uma reportagem veiculada pela WNYC, rádio pública de jornalismo independente de Nova York.

“Cada vez mais brasileiros estão fugindo de dificuldades econômicas –incluindo desemprego, inflação e pobreza– e chegando a Newark [em Nova Jersey], onde são recebidos por uma comunidade estabelecida de língua portuguesa e têm acesso a empregos e outros recursos”, diz a reportagem.

Segundo a WNYC, a região de Nova York tem uma das maiores populações de imigrantes brasileiros nos EUA –cerca de 48 mil pessoas, segundo o censo (número que deve ser muito maior, já que milhares de brasileiros vivem ilegalmente no país e não participam do censo).

Apesar de questões financeiras serem o principal motivo que levam à imigração brasileira aos EUA, a reportagem diz que “nem todos os imigrantes do Brasil estão fugindo das dificuldades econômicas. Os assassinatos pela polícia estão aumentando, especialmente no estado do Rio de Janeiro. Violência baseada em gênero e orientação sexual também é alta.

No ano passado, Marielle Franco, vereadora da cidade do Rio e ativista de direitos humanos, foi assassinada. Em janeiro, um congressista abertamente gay do mesmo partido que Franco disse que fugiu do Brasil depois de receber uma série de ameaças de morte”, diz.

A rádio de Nova York diz que a tendência recente de alta na chegada de brasileiros é perceptível. Segundo uma advogada especializada em imigração citada pela rádio americana, em média 50 brasileiros por dia buscam informações sobre asilo na região de Newark. Uma voluntária que trabalha com imigrantes brasileiros diz que em média oito famílias brasileiras chegam por semana na região.

1 comentário

  • Depois de Lula, santificaram Marielle e Jean

    Os brasileiros sempre refugiaram para os USA, Japão e agora para Portugal, em tempos de crise. Assassinatos, violência com trafico de drogas e corrupção no RJ sempre houveram e aumentaram nos últimos anos.
    Esta situação vem de muitos anos. Mariele Franco foi morta porque se meteu contra os interesses das milicias. Se tornou uma heroína dos cariocas e dos petistas.
    Jean Wyllys, o deputado gay, fugiu do país depois de ser eleito (porque não fugiu antes?) porque também se meteu contra os interesses de muita gente e deverá se tornar um santo da esquerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *