TRILHOS DA FERROVIA NORTE SUL JÁ ESTÃO CHEGANDO A ESTRELA D’OESTE

DSC01345

Ontem, domingão, estive em Populina – em companhia do companheiro Chico Melfi e do camarada Martini – numa visita às obras da Ferrovia Norte Sul, que está sendo construída pelo governo federal, ligando a cidade de Barcarena(PA) a Rio Grande(RS).

Trata-se de uma obra gigantesca, que foi iniciada em 1980, ainda durante o governo militar, mas que ficou muito tempo paralisada, tendo sido retomada no governo do ex-presidente Lula.

DSC01172-edNo total, serão 4.197 km de trilhos, que irão facilitar o escoamento da produção agrícloa e retirar muitos caminhões de nossas rodovias. O trecho entre Anápolis(GO) e Estrela D’Oeste(SP), com 682 km é o que mais nos diz respeito. E ele está indo de vento em popa.

As sequência de fotos acima, mostra o quanto a obra andou no trecho que passa por Populina e Ouroeste, em poucos meses. A primeira, à esquerda, é de junho e mostra a terraplenagem do trecho próximo a Populina.

A segunda, à direita, é de julho e já mostra o mesmo trecho com as pedras. As duas de baixo são de setembro e mostram o mesmo trecho, já com os dormentes de concreto.

DSC01347-pqE, finalmente, a foto aqui do lado, registrada ontem, mostra o trecho já com os trilhos devidamente instalados, rumando para Estrela D’Oeste.

Eu ainda estou procurando uma explicação para o fato de a presidenta Dilma Rousseff ter vencido o adversário Aécio Neves em quatro dos cinco municípios que formam a Comarca de Estrela D’Oeste, contrariando a tendência do resto do estado.

A petista foi mais votada em Populina, Turmalina, Dolcinópolis e São João das Duas Pontes. A explicação para isso talvez esteja nos empregos que a construção da ferrovia está criando na região.

32 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *