UM OVO E 93,3 MILHÕES DE LITROS DE GASOLINA CUSTAM O MESMO NA VENEZUELA

A notícia é do UOL:

Um ovo custa a mesma coisa que 93,3 milhões de litros de gasolina e com um dólar é possível comprar o conteúdo de 14.600 caminhões-tanque: na outrora potência petroleira Venezuela, a hiperinflação e o congelamento dos preços fazem o combustível sair praticamente de graça.

O paradoxo é que, com a gasolina mais barata do mundo, os venezuelanos enfrentam ciclos de escassez, o último deles iniciado na semana passada, com filas que chegavam a vários dias de espera para encher o tanque em diversas regiões.

“Aqui a gasolina é grátis”, resumiu à AFP o economista Jesús Casique.

Um ovo no supermercado custa 933 bolívares, mas no posto, um litro de gasolina custa 0,00001 bolívares.

Para encher um tanque de 50 litros custa 0,0005, montante impossível de pagar de forma exata: de menor nota é a de dois bolívares, após uma reconversão monetária lançada pelo presidente Nicolás Maduro em agosto passado.

À época, foram cortados cinco zeros do bolívar, mas as novas notas foram pulverizadas por uma hiperinflação que o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta em 10.000.000% para este ano. As moedas já não existem mais.

“O pouco dinheiro que você entrega para a pessoa que abastece seu carro no posto é uma gorjeta”, porque o combustível é praticamente gratuito, afirmou Henkel García, diretor da firma Econométrica, à AFPTV.

Um dólar, cotado a 5.641,50 bolívares ontem pelo Banco Central da Venezuela, compra 554,6 milhões de litros de gasolina, suficientes para encher 222 piscinas olímpicas.

“Como ficou tão barata? Com uma inflação que foi crescendo, e um preço de gasolina que ficou estagnado”, explicou García.

8 comentários

  • Abraham Lincoln

    Que haja luz divina sobre o povo venezuelano. O sofrimento precisa cessar. Privações severas de saúde, alimento… isso precisa acabar. Reestruturação econômica é o segundo passo, talvez consequência do primeiro, que é retirar do poder o câncer chamado Nicolás Maduro. E o Brasil, maior nação sul-americana, segue fingindo-se de cego; somos agora mais covardes que o Lula no caso da invasão da Petrobrás na Bolívia, em 2006, pois à época, o Presidente (hoje confortavelmente alojado em uma cela), tinha a mesma linhagem ideológica dos rapineiros invasores, tanto que acabou por entregar de bandeja aos bolivianos o patrimônio brasileiro. Agora não; o Presidente é só covarde mesmo.

    • Abraham Lincoln

      P.S.: Gleisi Lula Hoffmann, presidente nacional do Partido dos “Trabalhadores”, é entusiasta do Governo de Maduro. Esta informação deve ser sempre ressaltada.

      • SÓ JUMENTO VOTOU EM BOZONARO.,

        Voce se acha inteligente, mas quem votou em aecio é o que mesmo?

        • Abraham Lincoln

          Bom, há uma imensa gama de respostas possíveis para sua pergunta. Mas vou abordar duas sucintas linhas de raciocínio, uma objetiva e outra subjetiva: Pelo aspecto objetivo, tenho que quem votou em Aécio em 2014 tinha seus direitos políticos intactos, não suspensos pela norma constitucional constante no artigo 15, III, ou seja, não era um criminoso condenado, porque do contrário, não poderia sair da gaiola para votar, neh. Noutro aspecto, mais subjetivo, penso que quem votou em Aécio foi enganado por uma boa fala, por boa articulação, e se deixou levar pela vontade (às vezes cega) de tirar a esquerda do poder. O que me conforta é ter consciência de que fui enganado, de saber qual a verdadeira face daquele político malfazejo. Jamais ele terá meu voto novamente. E isso diferencia a mim de outras pessoas, a forma da flexão do verbo “ser” antecedendo a palavra trouxa: Ter “sido” e “ser” faz uma diferença danada.

  • Sérgio

    Diziam que o Brasil seria uma Venezuela com o PT. Mas é o Bozo que está levando o Brasil para lá… se continuar assim será logo.

  • AOS PETISTAS BEM INFORMADOS

    AOS PETISTAS BEM INFORMADOS:
    Poderiam nos informar quantos BILHÕES os governos Lula e Dilma enfiaram no ralo para a Venezuela, via BNDS ?.
    Porque se os jogadores do Lara em jogo com o Corinthians esta semana fizeram compras de produtos BÁSICOS para levarem aos seus familiares que estão passando fome em seu país, inclusive em gesto nobre a diretoria e torcedores do Corinthians ofereceram sanduíches aos jogadores, que também retribuíram com muita educação.
    Mas a questão é: este governo corrupto (como foi os PTralhas) irão nos pagar ?.
    Esta é a pergunta, inclusive a ENFERMEIRA CU BANA, que é uma conhecedora PROFUNDA de política internacional.

  • SÓ JUMENTO VOTOU EM BOZONARO.,

    Será esse o motivo pelo qual os USA querem tanto derrubar o Maduro?

  • Venezuela : russsos e PT contra americanos e Bolsonaro

    Se o PT tivesse ganhado a ultima eleição, certamente estaríamos enviando dinheiro para o governo corrupto de Maduro. Como fizemos no passado, quando Lula enviou dinheiro para 10 países pobres e de esquerda da America via BNDES.
    Os russos oferecem material bélico e o apoio ao ditador Maduro também com o apoio do PT. Bolsonaro luta a saída de Maduro junto com Trump, de olho ao petróleo dos venezuelanos.
    Enquanto isso, os venezuelanos passam fome, pois não tem comida com inflação altíssima esperando que se resolva o conflito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *