“ROMARIA” – MARIA RITA

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Elis Regina estava grávida de sete meses, em julho de 1977, quando cantou pela primeira vez a música “Romaria”, do Renato Teixeira, em um evento chamado “O Fino da Música”, no Palácio das Convenções do Anhembi.

E quem habitava o útero da “Pimentinha”, esperando pacientemente a hora de desembarcar neste mundo estranho e maravilhoso, era exatamente a Maria Rita, que, no vídeo acima, canta a música lançada por sua mãe.

Renato Teixeira conta que compôs “Romaria” em meia hora, numa época em que ele – natural de Taubaté – morava em São Paulo e dedicava-se à composição de jingles. Foi no estúdio em que gravava os jingles que ele conheceu Elis Regina e o maestro Cesar Camargo Mariano, pai de Maria Rita.

Renato entregou a Elis uma fita com sete composições de sua autoria, entre as quais, “Romaria”, que foi gravada por ela no LP de 1977. Como já tinha acontecido com Milton Nascimento, João Bosco, Ivan Lins, Belchior e outros, foi depois da gravação de Elis que Renato Teixeira ficou conhecido como compositor.

“Romaria” já foi regravada por grandes artistas, como Jessé, Pena Branca e Xavantinho, Ivete Sangalo, Maria Bethânia (lindíssima interpretação) e Zé Ramalho/Fagner (muito bonita, também).

Achei de bom tom postar essa canção hoje, porque estou curtindo a minha folga anual na Regional FM, onde apresento o Brasil & Cia. E a folga se dá em virtude de, neste domingo, a rádio estar com uma programação especial, transmitindo a “30ª Romaria Diocesana”.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *