“SEM FANTASIA” – CHICO BUARQUE E MARIA BETHÂNIA

chico e bethânia ao vivoHoje, domingo, é dia de Brasil & Cia, na Regional FM. No domingo passado, uma amiga – a professora Maria Helena – ligou lá na Regional dizendo que gostaria de ouvir “Sem Fantasia”, com o Chico Buarque e a Maria Bethânia.

“Sem Fantasia”, uma música pouco tocada nos tempos atuais, é uma das minhas preferidas da obra do Chico. E ela não está entre as minhas preferidas por acaso. Essa canção era uma das 12 do LP “Chico Buarque – Volume 3”, de 1968, um dos primeiros discos que comprei na antiga Livraria Marisa e, certamente, um dos que mais ouvi em meu velho aparelho Grundig.

Na versão original, a de 1968, Chico, então com 24 anos, cantava com uma de suas irmãs, Cristina, seis anos mais nova que ele. Por sinal, Cristina só se tornou conhecida do grande público em 1974, quando gravou o seu maior sucesso – “Quantas Lágrimas” – um samba de Manacéia, compositor da Velha-Guarda da Portela.

A versão do vídeo abaixo, com Chico e Bethânia, é do show Noite Luzidia, gravado no Canecão, em 2001. Essa não foi, porém, a primeira vez que eles cantaram, juntos, “Sem Fantasia”. A primeira vez foi em 1975, na série de shows que ambos fizeram, também no Canecão, e que virou o disco “Chico Buarque e Maria Bethânia ao Vivo”, cuja capa pode ser vista lá em cima.

6 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *