SIMONE E IVAN LINS – “COMEÇAR DE NOVO”

Comecemos o ano com música, que é o que temos de melhor. “Começar de Novo”, ao contrário do que o nome possa sugerir, não trata do início de um novo ano, mas do começo de uma nova vida para uma mulher recém-separada.

Ela foi composta em 1979, quando Ivan Lins e Vítor Martins foram convidados a criar um tema musical para a série “Malu Mulher”, estrelada pela Regina Duarte, na TV Globo. E, apesar da pressa com que foi feita, já que o seriado estava prestes a estrear, “Começar de Novo” é uma das melhores composições da dupla.

Inicialmente, pensou-se em gravá-la com a Nana Caymmi ou com a Elis Regina, mas ambas já estavam gravando uma música de Ivan e Vítor em seus discos. Depois, pensou-se em Simone, mas ela acabara de gravar “Saindo de Mim”, também da dupla.

Foram, então, atrás da Maria Bethânia, mas a baiana já estava com o repertório do seu novo disco definido e não quis nem ouvir a música. “Eu não posso me arriscar à tentação de ter que mudar o repertório que já está pronto”, explicou Bethânia.

O jeito foi retornar à Simone e convencê-la a gravar a música às vésperas da estreia de “Malu Mulher”. Ao ouvir “Começar de Novo” na voz de Simone, Maria Bethânia disse a Ivan Lins e Vítor Martins, que, a partir de então, “nunca mais consideraria fechado o repertório de um disco seu”.

No vídeo abaixo, Simone e Ivan cantam “Começar de Novo“, em show de 2004. Confiram:

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *