VANDER LEE – “POR CAUSA DE VOCÊ”

Nesse domingo tem o Brasil & Cia, programa que apresento na Regional FM, desde junho de 1995, com muita MPB e alguns flash backs internacionais. Um dia desses, por conta do Dia dos Namorados, toquei “A Noite do Meu Bem“, música da Dolores Duran que, em pesquisa realizada por uma rádio especializada em MPB, foi considerada a mais romântica do nosso cancioneiro.

Por sinal, Dolores (nome verdadeiro: Adilea da Silva Rocha)  nem chegou a curtir o sucesso de “A Noite do Meu Bem“, pois ela morreu dois ou três meses depois de gravar a canção, em outubro de 1959, com apenas 29 anos. Essa não foi, porém, a única música romântica (e imortal) que Dolores nos deixou.

“Por Causa de Você“, que ela compôs em 1957 com o então jovem Tom Jobim, é outro exemplo de sua verve romântica. Em março daquele ano, Jobim mostrou a Dolores uma música que ele tinha composto em parceria com Vinícius de Moraes.

Ela ficou encantada com a melodia e ali mesmo escreveu outra letra. Tom tocou no piano a música e Dolores cantou o poema que acabara de escrever. Quando terminaram, ela escreveu um bilhete para o Vinícius: “Esta é a letra que fiz para a música do Tom. Se você não concordar, é covardia!“.

Ao receber o bilhete, o poetinha, sem hesitar, rasgou sua própria letra, admitindo que a de Dolores era bem melhor. No vídeo abaixo, “Por Causa de Você“, com o talentoso compositor mineiro Vander Lee, que, em agosto do ano passado, vítima de um aneurisma, foi fazer companhia a Dolores.

Em tempo: Frank Sinatra gravou, em 1971, uma versão (“Don’t Ever go Away“) dessa música.

 

2 comentários

  • Sempre me espantou a ousadia e segurança de Dolores Duran em descartar uma letra escrita por um poeta consagrado como Vinícius de Moraes,a jovem artista tinha muito talento.Sem dizer que na época as gravadoras não acreditavam em mulheres que compunham,a própria gravou poucas músicas de sua autoria.

  • No meu ranking particular,Dolores Duran entra como a melhor cantautora deste País,compunha e cantava divinamente.
    Certa vez,ao chegar cansada em sua casa disse à empregada,vou dormir até morrer,cumpriu a palavra,foi encontrada morta no dia seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *