MACETÃO APRESENTA PROJETO QUE OBRIGA BANCOS A DISPONIBILIZAR INTERPRETE DE LIBRAS

Esse Macetão é mesmo um brincalhão! Fui caixa de banco durante uns 20 anos e me lembro de, nesse período, ter atendido apenas um surdo-mudo. Que, por sinal, só ia ao banco para vender bilhetes de loteria. A notícia é da assessoria de imprensa da Câmara:

No Expediente do Dia, da Sessão Ordinária de hoje (23), está prevista a leitura de 14 indicações, 5 requerimentos, 4 moções e 4 Projetos de Lei, um deles, de autoria do vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), obriga as agências bancárias do município de Jales a disponibilizar intérprete de LIBRAS para auxiliar no atendimento de  deficientes auditivos. Os requerimentos e as moções serão discutidos e votados. 

A Sessão será realizada às 20h, na Rua 6, nº 2241, Centro. Todos os munícipes estão convidados a participar. As sessões acontecem todas as 1ª, 2ª, e 4ª segundas-feiras do mês e também podem ser acompanhadas, ao vivo, pela Web TV, no site da Câmara Municipal (http://jales.sp.leg.br/) ou pela Rádio Nova Cultura de Jales.

12 comentários

  • Manoel Iglesias

    Cardosinho, o nosso nobre edil não sabe que os municípios e o estados não tem a prerrogativa de legislar nessa área???? Isso compete ao BACEN.

  • Refinado

    Por você ter atendido apenas 1 significa que não precisa melhorar a acessibilidade deles a informação/comunicação? Você pensa pequeno, Cardosinho.

    • Os bancos cortaram e continuam cortando funcionários enquanto os lucros aumentam. E você acredita que eles vão contratar um interprete de libras para colocar em cada agência de Jales? É mais fácil eles mandarem os surdos-mudos se entenderem com as máquinas de autoatendimento.

    • Cowboy do asfalto

      Devemos dar preferência para ações que incluam as pessoas.
      Abaixo às ações que discriminam e essa lei, é um péssimo exemplo.

  • Banqueiro quebrado

    Boa, estes bancos cobram horrores dos correntistas, quanto puder tirar deles é melhor

  • Resumindo...

    isso só demonstra pra que serve um vereador dessa categoria, para nada… vive na ilha da fantasia, muito, mas muito, muito longe dos reais problemas da comunidade…

  • Lei ora lei. Eles mandam

    Sendo um dos 5 poderes, no mundo, os banqueiros devem obediencia ao Banco Central sob a égide do presidente da republica que recebem milhões de “doações” em sua campanha.
    Com grande poder, os banqueiros obedecem as leis, se quiserem! pois vejamos os exemplos : O Bradesco (até outro dia) não tinha portas giratórias, os bancos não obedecem o tempo minimo de permanencia de um cliente (na fila), cobram juros abusivos, (no cartão de credito), são agiotas oficiais e outros.
    Se o vereador conseguir aprovar tal lei, vai ser mais uma que nenhum banco obedecerá porem ela lei deveria a estender a todos os orgãos publicos, não só os bancos.

  • Larissa

    Pra quem não sabe a Lingua Brasileira de Sinais ( Libras) é a segunda lingua OFICIAL DO BRASIL, coisa que poucas pessoas sabem.

    Senhores tirem a bunda da cadeira, ou melhor, atualizem seu precoceito ignorante de vista grossa.

    Vejam bem hoje pessoas com deficiencias em Jales ultrapassam mais de 100 se isso não chegar a um numero de 300 pessoas…daqui a pouco vão querer dizer que também sou uma ignorante devido aos números que estou citando.

    Hoje em Jales existem pessoas que são surdas ou mundas, além de surdos e mudos ao mesmo tempo que trabalham em empresas da nossa cidade. existem jovens adolecentes que são surdos mudos da periferias que frequentas o programa escola da familia por se sentirem menos ignorados, existem pessoas que jovens adolecentes surdos e mudos casais de namorados, exitem pessoas com este problemas que até frequentam faculdades aqui de toda a nossa região e vcs não sabem, existem até mesmo pessoas com deficiencia de visão na nossa região que frequenta faculdade, existem cadeirantes que frequentam faculdade, existem pessoas deficientes de certas partes do corpo que frequentam faculdades….e muitos deles são jovens adolocentes só na cidade de Jales. Mas acredito que esse número ainda pode aumentar ainda mais. se buscarmos as cidades da região de Jales….

    Obs: Quase todos os cursos de faculdade agora em grade atualizada tem materia de libras nas grades curriculares…desde pedagogia, Informatica, Psicologia, Farmacia, Administração, Letras, Educação Fisica….etc. Hoje com a ajuda do aumento dos recursos tecnologico e dos computadores boa parte das pessoas mais velhas, além dos jovens e adolecentes atuais, tem uma capacidade maior de comunicação…. imagine bem uma pessoa que não consegue conversar tem os telefones, e redes sociais pra se comunicar e isso já acontece em plena atividade com força.

    A QUESTÃO NÃO É DE CONTRATAÇÃO E SIM DE ATUALIZAÇÃO POR PARTE DE CADA FUNCIONÁRIO DO BANCO, ATÉ CONCORDO QUE O BANCOS OU SEJA QUALQUER ESTABELECIMENTO COMERCIAL QUE VISA O LUCRO, ———-

    O CERTO NÃO SERIA CONTRATAR E SIM TREINAR E CAPACITAR TODOS OS FUNCIONARIOS DE BANCOS OU DE QUALQUER ESTABELECIMENTO COMERCIAL COM CURSOS DE LIBRAS…OS NOVOS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS TEM CURSO E AI…INCLUSIVE DA AREA DE ADMINISTRAÇÃO PRA TRABALHAR NO BANCO…

    AI CADA UM DECIDE O QUE É MELHOR…SE TREINAR OU CONTRATAR QUAL O QUE COMPENSA MAIS… PRA TREINAR TODO MUNDO GERA CUSTOS, PRA CONTRATAR TALVES SEJA OS MESMOS CUSTOS ANUAIS…. MAS HOJE TAMBÉM TEMOS O RECURSOS DA INTERNET POR VIDEO AULA QUE PODEM GERAR UM TREINAMENTO TOTALMENTE GRATUITO PARA QUALQUER FUNCIONAREM….

    OUTRA OPÇÃO QUE OS BANCOS E TAMBÉM OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DEVIAM FAZER É DESENVOLVER APLICATIVOS E FICHINHAS IMPRESSAS DE PREENCHIMENTO PARA DETERMINADO NUMERO DE PESSOAS….POIS ELES TAMBÉM SABEM LER O PORTUGUES ESCRITO NORMALMENTE…. MUITOS DELES ENTENDEM ATÉ MESMO A PRONUNCIA LABIAL DAS PESSOAS NORMAIS OUTRA COISA QUE MUITOS DE VCS NÃO SABIAM…

    TODO CONCURSO, OU VESTIBULAR JÁ TEM ESSES PARA PESSOAS DEFICIENTES….E QUE O NOSSO COMERCIO E OS BANCOS TÃO ESPERANDO, SERÁ QUE É POR VERGONHA…ACHO QUE ISSO FALTA HUMANIDADE COM ESSAS PESSOAS… EM PODER TRATAR COM IGUALDADE…POIS NÃO SÃO INUTEIS PUBLICAMENTE,,, SÃO ATÉ MAIS UTÉIS QUE MUITA GENTE SAN DA IDEIAS POR AI…

    — Muitos não saem por vergonha, mas mudem a mentalidade pra ver como todo mundo aparece rapidinho,,até porque a 20 anos atrás até eu achava que isso não existia ou não tinha quase…era uma raridade vermos pessoas assim porque não apareciam mais sempre teve pessoas assim na nossa cidade e região…Mas agora pelas ruas da cidade é quase que frequente ver não só um, mas várias pessoas com algum tipo de deficiencia, seja ela surdo, mudo ou com qualquer outra deficiencia… bom nem sei mais se da pra dizer deficiencia…ou falta de adaptação…pois estamos em outros tempos e com a ajuda da tecnologia isso praticamente acabou…em 10 ou 15 anos deve se tornar uma integração total da sociedade devido a velocidade em que as coisas acontecem..

  • Amigo da Tati

    https://www.facebook.com/tatiana.espacini Cardosinho sugiro que você de uma visita no Link e se possível faça um adendo a sua publicação, pois me parece que você de forma jocosa e despeitosa que diz que deficiente auditivo só serve para vender bilhete de loteria, por favor você e uma pessoa culta e não merece ser rotulado como um ignorante que nem o rapaz que fez print de sua publicação! Abcs

  • pereba

    Acorda Macetão e caia na real. Vc não tem competência para legislar sobre isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *