EM GUARARAPES, PULSEIRA COM CITRONELA VIRA ARMA CONTRA A DENGUE

Em Guararapes, já morreram três pessoas neste ano vítimas da dengue. Mesmo assim, o meu amigo Sérgio Junqueira, que tinha uma plantação de citronela no cemitério antigo, vai gostar desta notícia do UOL:

Um cheiro de citronela circula no ar de Guararapes (545 km de São Paulo) desde que um surto de dengue tomou conta da cidade neste ano. Pulseiras coloridas compostas com a substância que espanta mosquitos vendem como água na cidade.

Feitas de borracha, elas são vistas nos punhos ou tornozelos dos moradores. O cheiro forte incomoda a maioria, que ainda sim prefere se sentir mal cheiroso do que ficar doente.

No entanto, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não confirma a eficácia do produto como repelente do Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue.

Médicos consultados pelo UOL também não veem o uso da pulseira como solução para o combate à dengue, embora considerem a citronela um repelente natural de mosquitos em geral. Os repelentes como um todo podem ser aliados desde que usados com muita frequência.

A notícia completa pode ser lida aqui.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *