MÉDICA CUBANA É HOMENAGEADA COM TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA DE SÃO FRANCISCO

daniaA Câmara Municipal de São Francisco aprovou concedeu o Título de Cidadã Honorária à médica cubana Dania Yelises Gomes Cabrera, que atua na Estratégia de Saúde da Família(ESF) daquele município, através do programa “Mais Médicos”.

A homenagem – proposta por iniciativa do vereador Anderson Pimenta(PRB) – foi aprovada por oito dos nove vereadores de São Francisco. A médica chegou a São Francisco há apenas oito meses, mas, segundo o vereador Pimenta, já conquistou a população nesse pouco espaço de tempo.

“A doutora Dania atende a população todos os dias, até mesmo em seu horário de descanso. Além disso, ela é um ser humano fantástico que conquistou o seu espaço graças à sua humildade e competência”, destacou o vereador. “Se um paciente não pode ir até o posto de saúde, a Dania, de livre e espontânea vontade, vai até a residência do paciente, a pé ou de bicicleta, mas não deixa de atender ninguém”, completou Pimenta.

Nascida em 1972, Dania formou-se há 20 anos em Medicina Geral Integral pelo Instituto Superior de Ciências Médicas Santiago de Cuba. Em seu país, a médica cubana – que estudou também administração hospitalar – já dirigiu uma Policlínica com mais de 900 funcionários.

Esta não é a primeira vez que Dania se afastou de Cuba – onde tem um casal de filhos, a caçula com 13 anos e o mais velho, estudante de Medicina, com 21. Ela já atuou também na Venezuela, entre 2007 e 2011.

Segundo José Célio Martini, um dos maiores incentivadores do programa “Mais Médicos” e amigo da médica cubana, a saudade dos filhos é um dos principais problemas enfrentados por Dania no Brasil. “Ela às vezes chora com a lembrança dos filhos, mas o pessoal lá de São Francisco é muito solidário. Os amigos estão sempre convidando ela pra alguma atividade e os padres e os pastores dão muito apoio a ela”, relata Martini.

Segundo o vereador Pimenta, o Título de Cidadã Honorária de São Francisco deverá ser entregue à médica cubana em janeiro ou fevereiro de 2017.

5 comentários

  • Feliz

    Para os coxinhas que odeiam os cubanos aí tá o maior exemplo da competência desta médica. Parabéns a todos que acolheram está dra pelo visto pensa no povo e não no dinheiro como tem muitos só atende se tiver dinheiro ou morrer se não pagar.

  • BIGIDAO

    Não tô entendendo mais nada.
    Qual motivo de tal propositura?
    A moça não está fazendo mais que sua obrigação, recebe pelo trabalho executado.

  • Vanda

    Dra Dania parabéns, tive o prazer em conhece-la. Vc é uma pessoa íntegra, Profissional, carinhosa com seus paciêntes ama o q faz, nasceu para ser uma grande Dra o povo de São Francisco e Prefeito reconhece seu valor e sua luz. Vc mereceu esse título de cidadã honorária de São Chico. Parabéns. E venha em minha casa foi muito legal vc falar sobre a cultura de Cuba , o tipo de alimentação, como vc estudou e o quão foi dedicada. Bjos Dania. Parabéns merecido!!

  • BIGODAO

    Recebe salário por isso.

    Cidade pequena tem que parar com essa banalização dos títulos.

    Não está fazendo mais que a obrigação!

  • Maria de Lourdes

    Eu não sei pq existe pessoas tão INGNORANTES Q ficam criticando.não fala o que vc não sabe o cara .Dra Dania.médica q eu tive o prazer de ser paciente e sou amiga dela ótima profissional não é pelo fato do salário e sim pelo amor ao próximo. Conheço profissional q nem OLHA no seu rosto.então não me venham fala de Dra Dania. PQ essa eu conheço.E o fato de ser cidade pequena tbm sei de cidade pequena a o médico e brasileiros.se quer OLHA em vc .mais respeito com quem merece Dra.DANIA.E merecedora sim de tdo isso é mto mais .Parabéns Dra.Parabéns prefeito MAURICIO.Parabéns. ANDERSON PIMENTA. ÓTIMA ATITUDE MERECIDA DRA DANIA.NOS DE SÃO FRANCISCO.SABEMOS O QUE ELA SGNIFICA PARA A POPULAÇÃO O RESTO E NADA .VALEU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *