LUIZA POSSI – “TELETEMA”

Na quarta-feira à tarde, 30, fui dar uns bordejos pelo Comboio e encontrei por lá o amigo Edivaldo Paz Landim e a esposa Magali Trazzi. O Edivaldo costuma ler as coisas que escrevo sobre música aqui neste espaço e, como sei que ele é fã da cantora Evinha, resolvi mostrar um dos sucessos dela, repaginado pela Luiza Possi. 

Evinha é parte da família Correia, seguramente, uma das mais numerosas e talentosas da nossa música. Eram tantos irmãos – sete, no total – que tiveram de se dividir em dois grupos, ambos muito conhecidos: o Golden Boys, formado pelos irmãos mais velhos – Ronaldo, Roberto e Renato Correia – e o Trio Esperança, integrado por outros três irmãos – Mário, Regina e Evinha.

Marizinha, a irmã mais nova, também integrou o Trio Esperança, substituindo Evinha, quando esta partiu para a carreira solo. Nascida em um 17 de setembro (1951), Evinha cantou no Trio Esperança de 1961 até 1967, ou seja, ela começou a carreira com apenas 10 anos de idade.

Em 1968, com apenas 17 anos, defendeu a música “Cantiga por Luciana” no 4º Festival Internacional da Canção, obtendo o 1º lugar. Depois disso, passou a cantar sozinha. Em 1970, ela gravou “Teletema”, que foi o primeiro tema de novela da Globo a fazer sucesso.

O detalhe é que, na novela (Véu de Noiva, de 1969), a música era interpretada por uma cantora chamada Regininha, que não era a irmã da Evinha. A versão de Evinha só foi lançada depois da novela e acabou fazendo mais sucesso que a versão original, da Regininha.

“Teletema” foi composta pelo pianista Antonio Adolfo e o violonista Tibério Gaspar. Por sinal, Antonio Adolfo é irmão do cantor e compositor Ruy Maurity, que faleceu ontem, 1º de abril, no Rio de Janeiro. “Teletema” foi regravada por diversos artistas, entre eles Erasmo Carlos, Paula Toller e Ivo Pessoa. No vídeo abaixo, a versão de Luiza Possi:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *