Da assessoria do Projeto Corpo e Mente em Movimento:
Na última semana, o Projeto Corpo e Mente em Movimento promoveu ações voltadas ao combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O espetáculo “Meu Quarto, Minha Inocência” do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro foi exibido para as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto, sob horário marcado previamente e obedecendo todos os protocolos sanitários.
A ação integrou a semana Prevenção na Rede promovida pelo Ponto de Cultura. O objetivo foi proporcionar reflexões e sensibilizar as crianças sobre o tema, trazendo informações e conscientizando sobre a importância de estarem atentos a possíveis situações de abuso que possam estar acontecendo com eles e encorajando sempre a contar, quando algo acontecer.
O espetáculo trabalha o tema de forma lúdica e leve, trazendo músicas, brincadeiras, poesia, mas sem perder a seriedade que o tema exige. A peça, que já rodou mais de 30 cidades sendo apresentada para mais de 15 mil pessoas, foi adaptada e transformada em conteúdo audiovisual, o que permitiu que crianças, adolescentes e adultos pudessem assistir de forma remota, considerando as medidas de segurança em decorrência da Covid-19. É uma forma de inovar e continuar trabalhando esse tema que é tão necessário.
Segundo a coordenadora do projeto, Elizângela Antunes, a parceria com a Escola Livre de Teatro foi muito importante. Ela afirmou que, “através da peça ‘Meu Quarto, Minha Inocência’, foi possível tratarmos sobre o assunto do abuso e a exploração sexual de forma lúdica e didática, assunto este que, infelizmente, está presente em nosso dia a dia”.
Elizângela afirmou, ainda, que as crianças merecem respeito e ressaltou a importância de se dar destaque a um projeto “que tem a intenção de orientar e zelar das crianças que são o futuro do nosso país e, importante destacar aqui, que é necessário que este assunto seja visto como uma causa de toda a sociedade”.