Dia desses, um amigo deste aprendiz de blogueiro mandou mensagem informando que pelo menos três unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Jales estariam sem médicos há algum tempo. Talvez fosse o caso de os nossos vereadores questionarem o prefeito também sobre isso.
Da assessoria de imprensa da Câmara Municipal:
A vereadora Andrea Moreto (Pode), em sessão ordinária (5), apresentou um requerimento questionando a Prefeitura se os médicos pediatras atendem os pacientes somente no período matutino nas unidades das ESFs.
A parlamentar justificou que recebeu informações de que as crianças com estado de saúde precário deixaram de ser atendidas por “já ter sido preenchido o número de atendimentos do dia”.
Andrea Moreto comentou o requerimento: “Aconteceu um fato, há umas duas semanas, foi negado o atendimento a uma mãe com uma filha de um ano e seis meses, quase convulsionando de febre porque faltavam cinco minutos para a médica ir embora. É uma negligência e uma falta de vontade de trabalhar. Devemos dar esse respaldo para a população, porque é muito difícil ver uma situação dessa”.
O vereador Deley Vieira (DEM) falou sobre a propositura: “Quando não há um secretário que fiscaliza, que anda pela cidade a saúde vai de mal a pior. A gente fica revoltado de saber que na UBS do Roque Viola está faltando telefone, de saber que uma criança foi na UBS e não foi atendida porque chegou tarde”.
Moreto indagou a Prefeitura se há orientação para que esses médicos deixem de atender crianças que precisam de atendimento, se existe limite diário para consultas e quem fiscaliza o trabalho dos pediatras que atuam no município.