TRABALHO DO CRAS DE JALES É REFERÊNCIA EM ENCONTRO REGIONAL QUE REUNIU 49 MUNICÍPIOS DA REGIÃO

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Jales participou na sexta-feira, dia 23 de novembro, do Encontro Regional dos Municípios promovido pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), realizado no Anfiteatro da Fundação Educacional de Fernandópolis. O evento foi promovido com o objetivo de expor experiências exitosas de serviços da política de Assistência Social. Dentre os 49 municípios de abrangência da DRADS, o trabalho do CRAS de Jales foi escolhido como destaque na organização do fluxo de atendimento dos usuários da unidade, com foco na acolhida, além do acompanhamento das famílias referenciadas. 

O prefeito de Jales Flávio Prandi Franco, o Flá, a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social, Luana Lourenço da Silva e representantes das equipes do CRAS e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) estiveram presentes no evento que reuniu centenas de pessoas da região. O tema discutido no encontro foi “A efetivação da política de Assistência Social e novos olhares sobre o fazer”. Foram abordadas as práticas “Acolhida no CRAS e no CREAS” e “O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de zero a 6 anos, 15 a 17 anos e idosos”. 

O CRAS de Jales atualmente realiza atividades coletivas que buscam a prevenção de riscos e fortalecimento de vínculos familiares e sociais. Pelo Serviço de Atendimento e Proteção Integral à Família (PAIF), a unidade possui 2.347 famílias referenciadas, onde destas, a equipe técnica é composta por duas assistentes sociais e uma psicóloga que acompanham 808 famílias, por meio de grupos contínuos, visitas domiciliares e atendimentos particularizados. 

“O CRAS recebe ainda diariamente em média de 30 a 40 usuários que buscam serviços em torno do Cadastro Único para Programas Sociais, sendo que este serviço prestado também foi destaque mediante recente reordenamento de ações, consequente melhoria de índices e aumento de repasse de recurso financeiro pelo Governo Federal”, contou Luana. 

Durante o encontro de municípios em Fernandópolis, a apresentação das ações realizadas em Jales ficou sob a responsabilidade das assistentes sociais Nágila Ribeiro Soares e Nilcemara Veroneis Rossini. 

O prefeito Flá disse que ficou extremamente feliz em ver que o trabalho do CRAS de Jales foi escolhido como referência para a região. “Fico muito satisfeito em ver esse resultado, principalmente quando se trata de humanização. Fomos referência em acolhida, além do acompanhamento das famílias referenciadas. Pelo PAIF temos mais de 2.300 famílias referenciadas e 808 sendo acompanhadas por meio de grupos, atendimentos particularizados e visitas em domicílio. Quero parabenizar a todas as equipes envolvidas e reafirmar nosso compromisso em promover Assistência Social aos que necessitam”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *