CARROS COM MAIS DE DEZ ANOS TERÃO QUE TROCAR EXTINTOR. EM JALES, MODELO NÃO É ENCONTRADO

extintor-de-carro-1418921576332_615x300

O ano novo chegará com novidades para os donos de veículos com mais de dez anos. A partir da próxima quinta-feira, 1º, passa a vigorar uma nova regulamentação do Contran sobre o uso de extintores em automóveis. A nova regra, aprovada em 2009, diz que todos os automóveis (e caminhões também), deverão estar equipados com extintores de incêndio com carga de pó “ABC”, que pode combater três classes de incêndio.

De 2005 para cá, todos os carros já saem da fábrica equipados com um extintor dessa categoria. Já os automóveis fabricados em 2004 ou antes possuem somente a descrição “BC” e terão que fazer a troca do equipamento, para se adequar à legislação.  

Quem for apanhado trafegando com extintor em desacordo com a lei poderá ser penalizado com cinco pontos na CNH e multa de R$ 127,69, além da possibilidade de apreensão do veículo.

Até aí, tudo bem. O problema é que, ao que parece, os tais extintores não estão sendo encontrados em Jales. Pelo menos é o que está dizendo um leitor do blog. Ele ligou hoje para este aprendiz de blogueiro, garantindo que já procurou o artefato em lojas especializadas e em postos de gasolina e não encontrou.

O amigo leitor disse que utiliza o carro para trabalhar e não pode correr o risco de vê-lo apreendido por conta do extintor. E garantiu que, se não conseguir fazer a troca do extintor até amanhã, irá registrar um Boletim de Ocorrências de Preservação de Direitos, na polícia.

O que significa “ABC”?

A descrição “ABC” indica que um extintor pode combater as três classificações de incêndio, sendo “A” materiais sólidos como plástico, borracha, madeira e/ou tecidos; “B”, líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo, etanol e querosene; e “C” equipamentos elétricos energizados, como a bateria ou o alternador, por exemplo. O extintor “BC”, portanto, não é capaz de combater fogo oriundo de plástico, borracha, madeira etc.

3 comentários

  • Marreta

    Caros Leitores, no Valdecir Lubrificantes e BS Car, ainda podem ser encontrados. Basta procurar melhor.

  • Anônimo

    Como um “bom” brasileiro o caro leitor do blog deixou para a ultima hora!! Parabéns!! o pior que ainda quer ter razão!!! e engraçado um amigo comprou no posto BR do arapuã dia 30 e estava disponível!! Fanfarão!!!

  • Ser Brasileiro

    Desde de 2009 tem a lei, ai o brasileiro é folgado, não compra. Agora que está multando ele reclama que não tem onde comprar e para piorar eles prorrogam por 90 dias. Brasil sempre dando um jeitinho para as coisas. Por isso que somos de 13º mundo.

    Ah, vale lembrar que todo mundo ao longo desses anos que trocou o extintor, mesmo aqueles que o carro veio com abc, devem ter trocado pelo bc, que deve ser mais barato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *