CARTÓRIO ELEITORAL VAI ATENDER NESSE FINAL DE SEMANA, EM HORÁRIO ESPECIAL

Como já foi informado pelo blog, o Cartório Eleitoral de Jales – onde atua com razoável eficiência o Wagner Julião, o irmão menos famoso do Claudiney Antonio – estará funcionando nesse final de semana, sábado e domingo, em horário especial, das 09:00 às 18:00 horas. O horário especial irá até o dia 09 de maio, quarta-feira, quando vence o prazo final para alistamento eleitoral ou para transferência de título, ou ainda para mudança do local de votação.

A expectativa é de que Jales possa ter, nas eleições de outubro, mais de 37.500 eleitores aptos a votar. Nas eleições presidenciais de 2010, tínhamos 37.334. Por sinal, na década 2000-2010, o número de eleitores de Jales cresceu, proporcionalmente, bem mais que a população contabilizada pelo Censo do IBGE.

Em 2000, o IBGE contabilizou 46.186 almas em nosso pacato município. Naquele mesmo ano, quando a maioria dos jalesenses elegeu o falecido ex-prefeito José Carlos Guisso, tínhamos 31.955 eleitores. Em 2010, quando a maioria dos jalesenses votou em Serra, mas o Brasil – sabiamente – escolheu Dilma, nossa população era de 47.012 almas, das quais 37.334 possuíam o título de eleitor.

Enquanto, em dez anos, a população cresceu apenas 1,79%, o número de eleitores teve um crescimento de 16,8%, o que representou, em números absolutos, 5.379 eleitores a mais, em uma década. Nesse ritmo, em vinte anos a cidade terá mais eleitores que habitantes. Qual a explicação para isso? Não sei, mas posso arriscar um palpite: acho que, sem empregos, nossos jovens estão se mudando para outros centros, mas não transferem seus títulos de eleitor. 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *