DENGUE EXPLODE EM JALES

Como informou o repórter Alexandre Ribeiro, o Carioca, na Tribuna deste final de semana, Jales tinha, até a terça-feira, 26/03, nada menos que 61 casos confirmados de dengue. Ontem, fontes extraoficiais, mas bastante confiáveis, confidenciaram a este aprendiz de blogueiro que, somente na quinta-feira, foram confirmados mais 45 novos casos.

Chegamos, portanto, a mais de 100 casos oficialmente contabilizados. O problema é que nem todos os casos são notificados na Secretaria Municipal de Saúde. Hoje, um amigo me disse que os laboratórios particulares também estão registrando um número razoável de exames com resultado positivo. E nem todas as vítimas são contabilizadas nas estatísticas oficiais da Secretaria.

A situação é preocupante, principalmente porque, daqui a alguns dias, teremos a Facip 2013. A aglomeração de pessoas, como se sabe, facilita a disseminação da doença. Há alguns dias, a prefeita Nice anunciou que estava contratando mais algumas pessoas para reforçar a equipe de combate à dengue. Resta saber se a providência já não foi um pouco tardia. 

14 comentários

  • AG

    Isto não é brincadeira. Muitos casos não aparecem nas estatisticas. Sei de pelo menos 03 casos que as pessoas trataram com médicos particulares. Quando falam em 60, já é muito mais. É uma questão de saúde pública. É preciso trabalhar os fatôres (causas). Os recursos devem ser direcionados para esta prioridade que coloca em risco toda a população. Muito preocupante.

  • Lenilson

    Minha Mae pegou essa semana, esta sofrendo os efeitos ate agora…e moramos 1 quarteirão da sua casa cardosinho… Fica esperto a coisa ta feia!!!

  • Amigo do peito

    Já foi dito e confirmado que 2.013 será um ano de risco para td polulação, ñ somente para Jales. Fiquemos mais atentos e a palavra é PREVENÇÃO.

  • AG

    A dengue existe pela falta de prevenção. Todo mundo sabe que é de lugares quentes. Mas, nunca tem dinheiro para a limpeza. Porque algumas cidades não tem, outras explodem. O trabalho que o Clovis Viola fez, sempre trouxe resultado. Então, não são em todos os lugares. Não estou puxando. E que ele lutou muito.

  • Pit Bull

    É inegável o esforço despendido pelo Clóvis Viola e os Agentes de Saúde, com bons resultados.

    O que vemos, ainda, é uma população num estado de inércia, assistindo passivamente o problema dia a dia se agravar. A educação ambiental está longe do comprometimento da população ao combate. Há necessidade de atitude mais rigorosa com os infratores e partipação do POLICIAMENTO AMBIENTAL, na parceria de fiscalização e orientação, o que daria uma percepção, principalmente aos menos esclarecidos, da responsabilidade coletiva.

    Dengue não é só responsabidade do poder público, mas, de todos !!!

  • Clóvis, foi um bom administrador. volta Clóvis viola!!!!!

  • Anônimo

    Voce é otimista, quando afirma que daqui a alguns dias teremos FACIP, será?

  • Anônimo

    Se a nossa prefeita não tomar uma providencia urgente no combate a dengue, fazendo uma limpeza na cidade inclusive nas margem da linha ferro que esta uma vergonha.

  • Anônimo

    Cardosinho na minha modesta opinião,sua prefeita demorou muito para tomar decisão de começar a limpar a cidade,se nao me falho a memória mais de 60(sessenta) dias pra tomar as iniciativas necessárias para evitar uma epidemia anunciada,infelizmente a população nao ajuda até concordo,mas o poder publico tem ir a frente ,dar exemplo,com rapidez….se nao o pior acontece,e é o que estamos vendo acontecer,que pena,a população infelizmente vai sofrer as consequências,com um AGRAVANTE….realizar a maior festa com risco de EPIDEMIA ,nao sei nao,ta me cheirando muita preocupação ,parece que esta td fora de ordem! Me corrige se Eu estiver falando besteira!

  • Anonimo

    Dengue também não é cupa da Camara? ou é só a FACIP.

  • eu

    no roqui viola tem criaçao nos buracos da ruas nao nos quintais

  • AI AI AI

    A DENGUE NÃO É SÓ CULPA DO PODER PÚBLICO, DA CÂMARA…ETC, COMO ESTÃO DIZENDO AI NOS COMENTÁRIOS ,A CULPA PELA DENGUE É DE TODOS, TODA A POPULAÇÃO QUE DEIXA O QUINTAL SUJO, QUE ACUMULA AGUA DA CHUVA, QUE JOGA LIXO EM QUALQUER LUGAR E NÃO ESTÁ NEM AI PRA SUJEIRA E PRA DOENÇA, MAS NORMALMENTE QUEM PEGA A DOENÇA É SEMPRE AQUELE COITADO QUE MANTÉM TUDO LIMPO…PRECISAMOS TODOS TOMAR PROVIDENCIAS, NÃO SÓ FICAR COBRANDO DO PODER PÚBLICO, TODOS TEM QUE FAZER SUA PARTE;;;(MAS NUNCA FAZEM !!!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *