JORNAL DE JALES: POLÍCIAS DA REGIÃO ESTÃO PREPARADAS PARA COMBATER A DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS DURANTE ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, que destaca a classificação de Jales entre as quatro cidades melhor administradas do país, segundo o Índice de Governança Municipal, uma avaliação do Conselho Federal de Administração, que tomou como base o ano de 2019 e levou em conta a análise dos setores de Finanças, Gestão e Desempenho de 5.569 prefeituras do país. Entre as cidades com menos de 50 mil habitantes, Jales foi a quarta colocada, atrás apenas de Guaíra(SP), Joaçaba(SC) e Orlândia(SP). De acordo com o que foi apurado pelo Conselho, a administração atual elevou a receita do orçamento municipal em 38,9% e reduziu a dívida pública em 17,2%. 

Destaque, igualmente, para o Congresso virtual sobre as regras eleitorais, promovido pela OAB de Jales e realizado nos dias 08 e 09 de setembro. Durante o Congresso, foi dito pelo delegado Higor Vinícius Nogueira Jorge, especialista em crimes cibernéticos, que tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Federal e demais polícias judiciárias estão plenamente capacitadas para evitar a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news. De seu lado, o advogado Carlos Eduardo Gomes Callado Moraes, o Cadinho, especialista em Direito Eleitoral, recomendou aos marqueteiros dos candidatos que procurem checar o noticiário antes de divulgar informações duvidosas.

A falta de chuvas e a proliferação de incêndios em pastagens e matas, que estão incomodando os habitantes de Jales; a prisão de um homem acusado de atear fogo em uma pastagem no Jardim Santo Expedito; a live dos cantores Neto & Felipe, que rendeu R$ 5,9 mil à campanha Jales Sem Fome; a visita que o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Júlio Semeghini, fez a Jales no fim de semana passado; ;os 13 anos da Fatec-Jales, comemorados no dia 10 de setembro; e a prisão de mais um estelionatário pela Polícia Civil de Jales, são outros assuntos do JJ.

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior comenta as convenções partidárias que irão definir os candidatos a prefeito, vice e vereador em Jales, bem como as negociações que estão ocorrendo nos bastidores da política local. Segundo o colunista, o pré-candidato tucano Luís Henrique Moreira ainda não tinha definido, até a sexta-feira, quem será o seu companheiro(a) de chapa nas eleições de novembro. Deonel ressalta que os mais falados, até então, eram os nomes do ex-vereador Rivelino Rodrigues, presidente do Progressistas, e da professora Marynilda Cavenaghi Nacca, também filiada ao mesmo partido.

Em tempo: a seção de proclamas do JJ traz uma novidade que irá abalar as esperanças das moças casadoiras da cidade. O renitente solteirão Francisco Melfi, o Kiko, finalmente capitulou. Segundo o que está publicado, Kiko irá se casar com a Renata Cristina Trindade.  

11 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *