PF PRENDE TESOUREIRA DA PREFEITURA DE JALES, SUSPEITA DE DESVIAR MAIS DE R$ 5 MILHÕES DOS COFRES PÚBLICOS

Érica Cristina Carpi de Oliveira começou a trabalhar na Prefeitura ainda menor de idade, como “guardinha”, e, depois de completar a maioridade, foi deslocada para um cargo de confiança no Consórcio de Saúde. Em 2005, na administração Parini, assumiu um posto de assistente na Secretaria de Finanças, chegando, anos mais tarde, ao cargo de Tesoureira, sempre como contratada.

Em 2008, ela prestou concurso para Contadora da Prefeitura, mas não foi aprovada e continuou na Secretaria de Finanças como contratada. No governo Parini, ela adquiriu prestígio assessorando o “czar das finanças”, Rubens Chaparim. Nos governos Nice Mistilides, Pedro Callado e Flá Prandi, ela continuou ocupando cargos importantes na Secretaria de Fazenda.

A notícia é da assessoria de imprensa da PF:

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (31), a Operação Farra no Tesouro, que investiga suspeita de desvios superiores a cinco milhões de reais dos cofres da Prefeitura Municipal de Jales/SP. Cinquenta policiais federais estão cumprindo cinco mandados de prisão temporária e treze mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara da Justiça Estadual de Jales, com parecer favorável do Ministério Público Estadual. Familiares da servidora (marido, irmã e cunhado), além da Secretária Municipal de Saúde do município, também foram presos temporariamente.

As investigações da PF começaram no início deste ano, a partir de informações recebidas pelo núcleo de inteligência da PF, que relataram uma verdadeira “farra” que estava ocorrendo nas contas da Prefeitura Municipal de Jales há vários anos. E.C.C.O., 34 anos, tesoureira da Prefeitura de Jales seria a mentora dos desvios. Ela foi contratada em 2005 (à época com 21 anos) para trabalhar na Prefeitura de Jales, onde trabalhava até a presente data, sem concurso público. Ela e parte de sua família seriam os principais beneficiários dos recursos desviados neste rombo milionário.

Estimativas iniciais indicam que a tesoureira do município pode ter desviado cifra superior a cinco milhões de reais durante o tempo em que trabalha na Prefeitura de Jales. Somente nos últimos dois anos, ela teria desviado aproximadamente dois milhões de reais. Os treze mandados de busca e apreensão -doze deles em Jales- estão sendo cumpridos nas residências dos presos, nas empresas do marido da tesoureira e também nas residências dos Secretários da Fazenda e Saúde do município. A Secretária de Saúde foi presa, enquanto o chefe da pasta da Fazenda (superior direto da tesoureira), embora não tenha sido preso, também está entre os alvos das buscas.

Setores da Prefeitura Municipal, relacionados à tesouraria e contabilidade, também estão sendo alvo das buscas realizadas pela PF. O objetivo destas buscas é a localização dos documentos relativos aos pagamentos e transferências suspeitas realizadas pela tesoureira nos últimos treze anos em que atua na Prefeitura Municipal de Jales/SP.

A antiga Tesoureira e, agora, Diretora Financeira era responsável por realizar todos os pagamentos da Prefeitura. A PF confirmou que, somente neste ano, em um período de seis meses, ela desviou aproximadamente um milhão de reais, em benefício próprio ou das empresas do marido. A tesoureira emitiu cheques da Prefeitura, pagou boletos bancários das empresas do marido e até transferiu valores diretamente das contas da Prefeitura Municipal, principalmente da área da Saúde, em benefício próprio, de seus familiares, fornecedores pessoais e das empresas de seu marido.

Os valores milionários desviados estariam sendo ocultados pela tesoureira e seu marido em bens móveis e imóveis, além de financiar as empresas que foram abertas nas cidades de Jales e Santa Fé do Sul/SP, durante a trajetória funcional da investigada na Prefeitura Municipal de Jales.

A PF localizou cheques emitidos a débito da conta da Saúde da Prefeitura Municipal, assinados pela tesoureira e pela Secretária da Saúde, tendo como beneficiários: Boutiques de grife, lojas de joias, salões de beleza, lojas de decoração, salões de festas, buffets, arquitetos, clínicas estéticas, móveis planejados, dentre outros.

Alguns cheques foram emitidos para fornecedores, enquanto outros foram preenchidos nominalmente para crédito na conta jurídica do marido da tesoureira. Em princípio, os fornecedores não tinham conhecimento da fraude, pois os cheques eram descontados e depositados em dinheiro para os destinatários dos pagamentos. Desde janeiro de 2018, somente neste tipo de fraude e somente nesta conta (dentre várias existentes) a PF confirmou aproximadamente R$ 700.000,00 em cheques emitidos, sendo que metade deles foi depositada diretamente na conta do marido da investigada.

Mesmo após treze anos de contrato (sem concurso público) a tesoureira continuava gerenciando os recursos financeiros da Prefeitura de Jales. Em julho de 2017, após questionamento do Ministério Público Estadual de Jales, a tesoureira foi demitida e readmitida novamente no mesmo dia, mas em cargos diferentes. Ela foi demitida do cargo de Tesoureira e recontratada como Diretora Financeira, pois este cargo não exige servidor efetivo. Tal manobra permitiu que ela continuasse trabalhando sem concurso público. As circunstâncias e motivos deste fato também serão apurados pela PF e MPE.

A 5ª Vara da Justiça Estadual de Jales, após representação da PF com parecer favorável do MP Estadual, também determinou que a PF proceda à interdição e lacração das empresas de propriedade da tesoureira e seu marido, apreensão dos veículos do casal e dos familiares da tesoureira (envolvidos com as fraudes) e também a interdição e lacração de um imóvel de luxo, construído e mobiliado na zona rural de Jales entre os anos de 2017/2018, com investimentos suspeitos de mais de um milhão e meio de reais. A medida visa garantir que pelo menos parte dos valores desviados seja oportunamente revertida em benefício do município de Jales.

A PF também apurou que, em junho deste ano, uma terceira empresa da tesoureira e de seu marido foi inaugurada em Jales. A maioria (senão totalidade) dos fornecedores que reformaram, decoraram e estocaram a loja, receberam como pagamento cheques da Prefeitura Municipal, que foram depositados diretamente em suas contas. Boletos bancários, relativos ao estoque da referida loja, também foram debitados diretamente de contas da Prefeitura de Jales.

A PF também identificou nos últimos dias, transferências bancárias do ano de 2012, beneficiando a conta jurídica do marido da tesoureira, em prejuízo de contas da Merenda Escolar e Transporte Escolar de Jales. Tais informações levam a crer que os prejuízos milionários, causados aos cofres públicos do município, realmente ocorrem há vários anos e atingiram áreas sensíveis e carentes do orçamento municipal, como a saúde pública e educação.

Após as buscas e coletas de documentos e provas, a PF dará início, em conjunto com o Ministério Público Estadual, a uma análise criteriosa das contas públicas gerenciadas pela investigada, além de outras contas dos investigados, objetivando mensurar o total desviado e também identificar outros possíveis envolvidos e outras fraudes que podem ter sido arquitetadas e executadas nos últimos anos. As análises também visarão a identificar a forma como eventuais fiscalizações realizadas por órgãos internos e externos da Prefeitura não constataram os desvios milionários praticados durante anos sem que os atos criminosos da tesoureira fossem descobertos.

Os presos serão indiciados por vários crimes, dentre eles peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O material e os veículos apreendidos serão encaminhados para a sede da Polícia Federal em Jales/SP. Os presos serão conduzidos à Cadeia Pública de Santa Fé do Sul/SP (homens) e Cadeia Pública de Nhandeara/SP (mulheres), onde permanecerão à disposição da Justiça Estadual de Jales/SP.

43 comentários

  • Thiago

    Bando de vagabundos.

    Esse país não tem mais jeito não.

  • HCN

    Manda ela fazer delação premiada igual o cara do hospital de câncer fez

  • AQUINO PINTO

    mocinha linda. vc esbanjando meu dinheiro e eu devendo no banco. coisa linda né?

  • Pablo

    É incrível como isso passou despercebido por toda a gestão do atual prefeito e anteriores… explicações a população é necessária!!! #cadeodinheiro

    • André

      Pablo, disse tudo. Como um funcionária sem concurso fica todos esses anos sem concurso, e realizando esses desvios e ninguém nunca viu. Cadê a contabilidade? como deixaram passar isto. Certo é fechar esta prefeitura que não faz nada.

    • Mauro

      É claro que viram. A pergunta é porque não fizeram nada?!!! um milhão por ano aprece em qualquer conferência dos demais funcionários superiores ou quem tivesse acesso às contas, e não é necessário ser formado em contabilidade pra encontrar um rombo milionário desses. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Zé Santa Fé

    Olhei todos os jornais de Jales e ninguém deu essa notícia. Só vi na GloboNews e agora no seu Blog. Sou crítico de suas posições políticas mas quando é para elogiar também não vou me furtar de fazê-lo. Parabéns!

  • BOTELHO OL. PINTO

    ESTÂNCIA FELICIDADE.. assim fica fácil ser feliz mesmo.

  • Edmar

    Verdade como as gestões da prefeitura deixou passar isto bem lembrado o comentário acima por debaixo desse tapete tem muita sujeira não podemos esquecer das administrações passadas .

    • JESUS ESTA VOLTANDO

      Que contabilidade fraca ou participativa, como uma pessoa desvia tanto dinheiro assim sem que alguem perceba? Muito estranho isso, pode procurar mais pq neste angu tem caroço, enquanto isso a polulação paga oa seus altos impostos, vai la PF que tem gigantes nesta terra de anões. Falta Deus na vida dessas pessoas, como pode tirar dinheiro da SAUDE e educação para beneficio proprio, meu DEUS que vergonha. Cambada de vagabundos.

  • Que pena, não devo nas lojas da família.

    Sou solidário às palavras do Beto Mariano, TEM mais gente envolvida sim, e de dentro da prefeitura, sozinha ela não faria esse estrago aí não.
    Metade desse povo da prefeitura (sede), tem rancho, carros novos, belas casas, frequentam o Villa Rocca nos shows.
    Parabéns também ao Beto Mariano, tem mais gente sim, e gente graúda, porque gente pequena não tem acesso a isso.
    Haja árvore prá esse povo amarrar corda heim.
    Cadeia, e principalmente, devolução integral com juros de ajiotas para o município.
    Seus vagabundos.

  • E esse prefeito simplesmente preocupado em satisfazer seu ego de ser prefeito, qdo viu que a preitura não tinha dinheiro, em vez dele pedir uma auditoria fiscal dentro da prefeitura pra saber se tinha algum ralo aberto, ele foi direto no bolso do povo, aumentando imposto e aplicando multas descabiveis, não é gestor muito menos administrador, tem culpa é muita culpa inclusive de ter participado do golpe ,pra por ignorante Nice já prevendo as cagadas dela,pra depois t
    Tira_la e montar a dupla calado e Fla. Esperto foi o veio q entregou a batata quente pra ele Conclusão : um bobo.. da corte tentou enganar o outro é os dois foram enganados pelo rei.

    • auro

      E nós estamos pagando Mais impostos!!! Pouca vergonha!!! quem é o responsável pela prestação de conta do município???????? Como é possível não ver esse rombo! Os prefeitos nem olham a prestação de contas??

  • Júlio

    Bando de corruptos, meu desejo é que apodreça da cadeia

  • Cidadão Sem Sapato

    Ouvi falar que era “peixinho” do Parini.
    Foi colocada por ele.

  • Cidadão Sem Sapato

    Prefeitura não tem um responsável pelo controle interno????

  • To na duvida!!!!

    Eu comprei na loja deles e parcelei em 3 prestações, só paguei uma, onde vou pagar as outras?

  • Andréia

    Não há periodo vivendo em meio ao luxo que compense tanta sujeira! Dinheiro público, do povo, para ser usado para o bem comum, saúde, educação…
    Sendo desviado para manter um nível de vida que não lhe era de direito! Os valores estão invertidos! Admirável é ser honesto!
    Parabéns á Policia Federal!

  • O prefeito é o maior culpado,só pensou em satisfazer seu Egon tem noção de gestão muito menos de administração,deixa td nas mãos de funcionários e só fica curtindo a vida com o salário de prefeito,vai ver q os funcionários ficaram revoltados e resolveram se bingar

  • Revoltada

    Tem funcionário com câncer implorando pra receber 45 dias de licença prêmio que é seu por direito e o prefeito nega alegando que a prefeitura não tem recursos pra paga .como pra essa funcionária rouba tem? Ela não é funcionária concursada e usa o dinheiro como quer .cadê o contador André , cadê o secretário de finanças e o Nelsinho Guzzo que trabalha do lado dela e não viu isso ,cadê a fiscalização .?? É agora prefeito Fla queremos justiça e punição a todos envolvidos pq ela não tá sozinha não tem gente grande por trás.

  • jales ex buraco sp

    quero ver na hora que apertar,se vai falar tudo o que sabe,pq para fazer tudo isso tinha costa quente por trás,eu hj vou tomar uma cervejinha e calabresa simples mais honesto!

  • Thiago

    Quando levar uma dura lá na federal, canta feito um canarinho. Acho que a casa vai cair pra muita gente.

  • NEYMALA

    AGORA FALTA OS SINDICATOS !!!!!!!!!!!!!!!!

  • Junio

    ESSE CASO ESCANCAROU QUE A PREFEITURA NAO TEM CONTROLE TOTAL DOS SEUS SERVIDORES, COMO PODE TODOS ESSES ANOS DESVIAR TUDO ISSO DE VERBA? VAMOS ACORDAR

  • Tomar umas aulas.

    E ainda os jornais alegando que o governador Geraldo Alckmin, que governa uma fortuna imensurável, desviou para sua campanha R$ 2 milhões, o governador teria que tomar umas aulas com essa moça heim.

  • anacristinaortega@gmail.com

    Revoltada ,

    Se for abri uma auditoria não sobra um meu irmão do alto escalão de cargo roda gente que vc achava santo . Prefeito Fla faz valer seu voto que te elegeu prefeito de Jales e passa essa sujeira a limpo Auditoria em todos os setores desta prefeitura só vai se ver cabeça rolando .

  • É INCRIVEL, CORTARAM AS VARREDEIRAS DA MINHA RUA, MOTIVO: NÃO TEM DINHEIRO… NÃO RECAPEARAM MINHA QUADRA , MOTIVO: NÃO TEM DINHEIRO…MAS ….COBRARAM IPTU, IPVA E O IMPOSTO COMERCIAL DIREITINHO , E EU?? PAGUEI Á VISTA E ADIANTADO, AGORA VEM ME FALAR QUE DESVIARAM MILHÕES, EU NÃO ACREDITO, POIS SE NÃO TEM DINHEIRO PARA RECAPEAR A MINHA QUADRA DE 80 MTS, NÃO TEM DINHEIRO PARA DESVIAR, NÃO É VERDADE????? A ERIKA É INOCENTE HE HE HE.

  • Morte a VISTA.

    Presas de Nhandeara em alvoroço, chegando gente nova, cheirosa, bem cuidada, irá sair morte entre elas.

  • Se fosse esse prefeito colocaria minha viola no saco e ia cantar em outra freguesia, depois de passar esse atestado de incompetência ou falta zelo. O q será q vai tomar pra dormir, wish ou vodca o vai uma cachaça mesmo?

  • tomara que apodreça na cadeia, brincando com dinheiro que não é seu né muito bonito mesmo a gente pagando impostos, andano em ruas cheias de crateras, postinhos de saude sem médicos e a boneca nadando de braçada né vai ao raio que lhe parta.

  • BOLSONARO DE DEUS

    CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTARIO DE ANA MARIA ORTEGA ACIMA,SE FIZER UMA AUDITORIA NESSA PREFEITURA VAI ENCHER A POLICIA FEDERAL,COMO ESSA MULHER ARRANCOU TANTO DINHEIRO DA PREFEITURA E NINGUEM VIU NADA,NINGUEM SABE DE NADA,SE HOUVER UMA INVESTIGAÇÃO PROFUNDA E HONESTA VAI APARECER MUITO PODRE,TODOS OS SETORES QUE USAM DINHEIRO PUBLICA DEVERIA SER INVESTIGADO PELA PF ,TEM MUITA SUJEIRA DEBAIXO DO TAPETE

  • Cowboy do asfalto

    Mais uma grande demonstração da falta de zelo e respeito com o erário público.
    Perguntas:
    1. Ninguém, além da Srª Erica conferia os extratos e saldos das contas correntes?
    2. O departamento de contabilidade e controladoria da prefeitura não fazia as análises nos saldos e extratos dessas contas?
    3. Onde está a participação do Conselho Municipal de Saúde, responsável por “validar” as contas?
    4. A prefeitura sempre contratou empresas para auditar as contas. Não identificaram desvios de tamanha monta?

    • Jajrjfixnsn

      Se nao aparecer uma auditoria detalhada em todos os setores realizada por empresa terceirizada urgente, estará mais que provado o envolvimento de gente grande e gorda nesse esquema. VAMOS ESPERAR PRA VER.

      • Jalesense

        A Prefeitura não vai precisar contratar auditoria terceirizada, ela GANHOU uma! A PF vai fazer….Imaginem quando começarem a ver a documentação apreendida… Aguenta Coração!!! Kkkkk

    • Cidadão

      Cadê a Comissão de gastos públicos? Cadê vc Betinho?

  • cade o tiago abra mostra sua cara agora véio pega no pé sacode o saco que vai cair muita sujeira .

  • Thiago

    Muitos parabenizando a polícia federal.

    Eu, por outro lado, só consigo ver um dos maiores órgãos de inteligência de nosso país deixando passar um esquema tosco e amador. 13 anos de roubalheira, sendo executada bem debaixo do nariz da PF, isso é preocupante, se fazem isso em uma cidade sede da polícia federal, imagina , o que não fazem por esse brasilzão à fora ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *