POPULAÇÃO DE JALES TERIA DIMINUÍDO, SEGUNDO ESTIMATIVA DO IBGE

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão divulga, anualmente, as estimativas do IBGE sobre a população dos 5.570 municípios brasileiros. A estimativa serve de base para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Hoje, 29/08, foi divulgada no Diário Oficial de União as estimativas para este ano. Antes, porém, de irmos a elas, convém lembrar que, em 2009, essas mesmas estimativas do IBGE diziam que Jales poderia ter 49.996 habitantes, mas, feita a contagem no Censo 2010, foram contabilizadas apenas 47.012 almas em nossa urbe, ou quase 3.000 a menos do que se estimava.

Pois bem, as estimativas divulgadas hoje dizem que Jales teria perdido 99 habitantes em um ano. Os números de agosto do ano passado estimavam que Jales tinha 49.110 habitantes, quantidade que caiu para 49.011 nas estimativas de hoje.

A novidade já não é boa, mas, se compararmos com nossas principais vizinhas, se torna pior ainda. Santa Fé do Sul, por exemplo, teria ganho, no último ano, 274 habitantes, passando de 31.802 para 32.076, enquanto em Fernandópolis o número de habitantes teria passado de 68.670 para 68.823, um acréscimo de 153 novos moradores.

De seu lado, Votuporanga ganhou, segundo o IBGE, 968 novos habitantes, passando de 92.768 para 93.736. Rio Preto, a maior concentração populacional da região passou de 450.657 para 456.245 habitantes, ou quase 6.000 habitantes a mais. 

20 comentários

  • indignado

    esta estatística do IBGE esta furada Jales tem mais de 60 mil habitantes e so pedir na SABESP quantas mil ligações de água tem so na cidade e multiplica por 3 pessoas por residência

  • jose berti

    Pode ter falecido 99

  • Temos que votar lhbor

    Jales vai sumir o último apague a luz

  • Temos que votar lhbor

    Todas cidades sitadas tem deputado menos Jales , não precisa dizer mais nada, jalesense é tudo burro, adora votar na Analice parabéns jalesense

  • preocupada

    não precisa nem nem fazer essas pergunta NÃO TEM SERVIÇO PRO NOSSOS JOVEM TEM IR EMBORA QUE FUTURO PRA ELES NOSSAS CIDADE E GOVERNANTES DÃO.

    • Enquanto isso aih perto tem uma cidade de nome SANTA FE DO SUL, que cresce como aquele peixinho de nome BAIACU, soh de novas casas em construçoes existem mais de 500(quinhentas), eh soh dar uma volta nos novos bairros. Vao iniciar as construçoes das 252 casas do CDHU, e jah estao preparando o terreno p/ iniciar as construçoes das 301 casas pela ENGERB(essas serao do gov.federal), inclusive jah estao duplicando a av. q. margeia esse empreendimento. Qto as geraçoes de empregos eh algo bem otimista: com a reabertura do antigo JBS jah estao trabalhando + de 400 pessoas e previsao eh chegar(conf.conversa do bilionario IRANIANO ceo do referido frigorifico), esse numero chegarah a 800 pessoas, ampliaçao das MOLAS STA FE irah gerar + de uma centena de vagas, ampliaçao da POLO CLIMA(+ 5000 M2 de construçao), irah gerar outra centena de vagas, o GRUPO AMBAR AMARAL crescerah 24% neste ano), p/imaginar a grandeza desse grupo…hj a RAGUIFE tem uma frota de 37 caminhoes e moem 360 tons. e ateh o final do ano chegarah a 50 caminhoes e a moagem chegaraooh a 500 tons. diaria de raçoes. P.S…escrevo isso por ser representante comercial e viajar bastante…tenham um bom dia…abrçs

  • Juventude

    Não é atoa que a malha urbana esta se regredindo, grupos de empresários maçons políticos que olham apenas seu umbigo. Impedindo o desenvolvimento da cidade, boicotando empresas faculdades. Os jovens sem perspectivas não ve futuro nessa cidade parada no tempo a mais de vinte anos. Essa corja de velhos políticos safados empresários bandidos vai acabar, um dia estaram debaixo da terra…só assim estara livre a nova geração para dar passos de evolução nesse século que se inicia.

  • Enquanto isso, aih perto tem uma cidade por nome SANTA FE DO SUL, que nao para de crescer, soh de construçoes de casas novas sao mais de 500(quinhentas), fora as 252 do CDHU que vao iniciar jah, e mais 301 da ENGERB (estas sao pelo governo federal). Na parte de geraçoes de empregos tudo indica q. a cidade na proximas contagens serah noticiario, a reabertura do frigorifico gerarah mais de 800 vagas(hj jah estao com 400), ampliaçao das molas SANTA FE criarah + de 100 vagas, a ampliaçao da POLO CLIMA(area de + 5000 m2) irah gerar + de 200 vagas e a ampliaçao da RAGUIFE(GRUPO AMBAR AMARAL fabr.de raçoes), hj tem 37 caminhoes e moem 360 tons. por dia e ateh dez. sua frota chegarah a 50 caminhoes e a moagens chegarah a 500 tons. dia, isso gerarah centenas de maos de obras. P.S…corre noticias que se todos os q. solicitaram outorgas p/criaçao de peixe; começarem a produzir irah gerar + de 15.000 novos empregos, reabertura da ZIPPY + 200 vagas..Ah..ouço falar que dentro de no maximo 1 ano e meio a UNIFUNEC terah curso de medicina.

    • Chupa

      KKKKKKKKK Santa fé crescendo onde? Tá é regredindo

      • adriano

        Você confundiu a cidade ele esta falando SANTA FE DO SUL – SP e não SANTA FE que fica em GO
        Realmente Santa Fé do Sul esta crescendo muito, aqui mesmo foi postado que a cidade ganho quase 1000 novos eleitores e Jales apenas algumas dezenas nos últimos 4 anos. além dessas casas estao abrindo 4 três novos loteamentos para 1019 com total de mais de 1000 lotes. De uma olhada no Wikimapia e compara com tamanho de jales, quase não tem diferença e Três Fronteiras e Santa Fé do Sul parecem sem uma unica cidade pela Conurbação.

  • Junio

    Pesquisa furada e sem nexo, isso é estimativa, quando recensear vai passar dos 50 mil !

  • Mateus

    Enquanto isso Votuporanga (968 novos habitantes) crescendo mais de 6x em comparação com o crescimento de Fernandópolis (153 novos habitantes). Avante Votuporanga!

  • Como a cidade vai crescer se os recursos financeiros da cidade são saqueados dentro da prefeitura por aqueles q deveriam estar usando esses recursos em prol do crescimento do município, uns saqueiam diretamente do cofre,outro pelas licitações fraudulentas, Vereadores exigindo direitos trabalhistas sem trabalhar, onde as raposas cuidam do galinheiro n vinga pintinhos.Pode fechar o galinheiro

  • Arrependimento

    OBSERVADOR meu caro pode estar certo em seu comentário. E por isso aqui vai um conselho. MUDE PARA SANTA FÉ SEU BABACA.

    • SR(o)(a)..Arrependimento…simmm…pode ter certeza que qdo eu for me aposentar e for escolher aonde morar; entre JALES(cidade das noticias ruins e ZBM a pleno sol do dia(rodoviaria), a cidade que tem a MALDIÇAO chamada FAMILIA MINERVA, escolheria simm a cidade de SANTA FE DO SUL, pois compraria um dos milhares de ranchos lindos que existem na orla dos reservatorios(ah!!! sei que centenas de jalesenses sao donos de ranchos naquela linda cidade).. POR QUE serah????..Sei que a SANTA FE DO SUL , por ser estancia turistica entre dindin do DADE e DADETUR; recebe uma bagatela de mais de R$ 4.000.000 milhoes, p/ embelezar aquela pequena mas linda urbe, enquanto sua cidade estah mendigando um dinheirinho no valor de R$. 600.000 reais(por estar pleiteando ser uma MIT). Caro SR(o)(a)…aquela noticias que saiu neste blogue, que ateh os sanitarios daquela praça que tem nome de um reptil, mas que ele mesmo nao existe. roubaram os sanitarios de lah; eh verdadeiro??? e que never more fazem carnaval de rua porque senao vira uma guerra e quebram tudo???.. eita povinho sem noçao que habitam aih hem???.espero que voce nao faça parte dessa gente… P.S…sobre esse escandalo(roubo) na prefeitura,´pode ter certeza que tem gente grande nesse meio e se mexer a fundo. cuidado que sua cidade vai parar, porque ninguem em sa consciencia vai querer tomar o leme desse barco a deriva, porque esse que estah aih no timao(leme) eh POSTIÇO, foi pego no laço, ninguem quis pegar esse abacaxi……QUE DEUS NOS PROTEJA ….ABRAÇOS

  • Como essa cidade vai. Crescer se são as raposas que cuidam do galinheiro?Uns saqueiam diretamente do cofre,outros saqueiam querendo receber direitos trabalhistas sem trabalhar,outros saqueiam com as licitações. O chefe do galinheiro não tem poder pra expulsar as raposas velhas,o único pintinho que vinga nesse. Galinheiro e o q já entrou.amiguinho das raposas.Muito esperto ele, até hoje n deu um piu.

  • Eu Mesmo

    Parece que Votuporanga esta consumindo Fernandopolis e Santa Fé consumindo Jales!!!
    No próximo ano Santa Fé deve ganhar o curso de Medicina.
    Parece que o povo de Santa Fé do Sul vai comer MecDonald´s primeiro que o povo de Jales! kkkkkkk

    • Mateus

      De que Votuporanga está consumindo Fernandópolis não nos resta dúvida. Sou morador de Votuporanga. Não frequento muito as cidades que margeiam a Euclides da Cunha depois de Votuporanga. Para falar verdade fui apenas duas vezes em Jales e Santa Fé do Sul. Uma vez a alguns anos atrás e outra vez esse ano em ambas as cidades e, como visitante, tive a impressão de que Jales não vai bem das pernas e Santa Fé do Sul parece que achou o caminho certo para crescer. É apenas uma opinião de um visitante que, tive duas impressões a uns 5, 6 anos atrás e impressão desse ano, sem saber o que acontece no comércio e política de ambas as cidades.

  • Não gosta de Jales, mude-se.

    Todas as cidades tem as suas vantagens e também as suas desvantagens, então vamos lá:
    JALES tem uma ambulância neo natal, que na região só São José do Rio Preto tem;
    JALES é sede da Diocese, onde pertence em nossa diocese mais de cem cidades;
    JALES tem uma Santa Casa que é exemplo para o país, em honestidade de seus provedores (todos que passaram por lá);
    JALES tem o HOSPITAL DO AMOR, que pra nós isso não é orgulho, que atende diariamente mais de mil pessoas;
    JALES tem um hotel que o seu proprietário (Túlio Tanaka) não quer hóspedes, porque ? fica anexo ao Hospital do Amor, raciocínio lógico, se não tiver hóspedes, é porque não tem doentes.
    JALES tem a sede do D.E.R (Departamento de Estradas e Rodagem), que depois de Jales, só São José do Rio Preto;
    JALES tem a sede da P.F (Polícia Federal), que teve em seu comando em Jales um Delegado que hoje é um dos responsáveis pela Lava Jato;
    JALES tem uma Polícia Judiciária, através de seu Delegado Dr. Biazzi, que já desmantelou várias quadrilhas, inclusive esta semana, sob o seu comando foram presos mais de DEZ pilantras, que a especialidade era camionetas.
    OBS: Com certeza esqueci muitas outras coisas, agora quem mora em nossa QUERIDA Jales e não esta bem aqui, o país é livre, MUDE-SE, se possível, rápido.

    • KKKKKKK..SR.(o)(a) nao gosta de JALES, mude-se…com tudo isso que mencionaste, elas geram alguma rendas????..NAOOOOO NEH.. sua JALES estah falida…eu disse falida. Quanto ao hotel do Sr. TULIO, soh pode ser uma lavanderia(ele deve de estar lavando dinheiro), porque um empresario na sua sa consciencia nunca iria botar dinheiro para nao ter retorno(lucro). Sobre , a DIOCESE….bela mer…, me diga alguma coisa que o VATICANO enviou para ELA, para serem doadas para vcs daih, tudo eh o coitado do seguidor que doa e a igreja distribui p/ os carentes,,,,,tudo que eh de valor( principalmente R$), sao enviados para o VATICANO.. Pra encurtar a conversa…aproveite todos esses departamentos que tem aih e se ainda estiver em idade produtiva, veja se consegue entrar numa delas…okkk….ABRÇS….E.T..talvez vc nao vah entender…mas tem uma cidade aih perto(SANTA FE DO SUL), ela e bem menor que sua JALES, e nao possue esses orgaos q. vc citou; o orçamento daquela cidade eh R$ 10.000.000,00 maior que sua JALES, entao o que adianta ter na sua cidade tantos departamentos, se nao geram rendas????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *