SAÚDE PÚBLICA: RELATÓRIO DO TRIBUNAL DE CONTAS DIZ QUE ESPERA POR CIRURGIAS EM JALES PODERÁ CHEGAR A 20 ANOS

Relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta que uma das principais queixas dos usuários do sistema de saúde municipal de saúde de Jales é a demora na realização de exames e cirurgias. E o que é pior: o TCE solicitou informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre o tempo de espera e constatou que as reclamações dos usuários são mais do que pertinentes.

O relatório aponta que, segundo levantamento feito por fiscais do TCE, o prazo de espera para alguns tipos de cirurgias eletivas, na Santa Casa, chega a mais de três anos. O levantamento, feito em junho de 2016, constatou que, dos 111 pacientes que aguardavam por uma cirurgia, pelo menos 101 deles estavam na fila há mais de cinco meses, sendo que 06 deles aguardavam uma cirurgia há 38 meses.

O estudo analisou, também, as cotas disponibilizadas pelo AME de Jales e concluiu que, se elas não forem aumentadas, alguns pacientes que aguardam por cirurgia na área de Neurologia, por exemplo, somente serão atendidos daqui a 20 anos. O relatório diz que algumas especialidades apresentam atrasos injustificáveis, como é o caso da neurocirurgia, cujos primeiros pacientes aguardavam na fila há mais de 07 anos.

 

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *