SOBRE CRIAÇÃO DE ANIMAIS NA ZONA URBANA

animais-dercílio-2014-12-26 16.01.34

A criação de animais – suínos, bovinos, caprinos, aves, etc – na zona urbana de Jales é proibida e passível de multa, de acordo com o Código de Posturas aprovado em 1995. Mas, quase vinte anos depois da aprovação do Código, é comum vermos animais perambulando soltos pelas ruas da cidade, ou ouvirmos falar da criação de porcos, galinhas, vacas, etc, em alguns bairros.

Recentemente, o jornal A Tribuna publicou matéria sobre a criação de animais no JACB. E a Cohab “Dercílio Joaquim de Carvalho” é outro desses bairros onde a presença de animais – bovinos e equinos, principalmente – é uma cena cotidiana. A respeito disso, um leitor do blog mandou um e-mail, que reproduzo abaixo: 

animais-dercílio-2014-12-27 08.48.54Bom dia Cardosinho

Acompanho  seu blog diariamente  e sou morador da Cohab Dercilio  Joaquim de Carvalho, e pelo que podemos notar seu blog se tornou uma grande ferramenta na divulgação dos acontecimentos de nossa cidade e região.

O atual momento não é propício para  fazer reivindicações,  pois nossos vereadores devem estar mais preocupados onde irão comemorar o Ano Novo, assim como a prefeita, pois nossa cidade, a cada dia que passa esta mais abandonada.

Por isso, estou mandando em anexo fotos que tirei dos animais que estão sendo criados livremente nos terrenos baldios da Cohab Dercilio  Joaquim de Carvalho, cavalos, bois, vacas, pastando livremente ao lado das residências, fazendo sujeira nas ruas com suas fezes e urina.

Pode isso? Na área urbana pessoas criarem animais sem mínima condição de higiene tanto para os animais quanto para as pessoas que ali moram?

Onde estão os vereadores que não veem isso? E a Polícia Ambiental que também não fiscaliza essa prática que esta acontecendo pois esses animais estão em condições precárias? Ou não compete à Ambiental essa fiscalização?

Fica minha reinvindicação para esse desagradável fato que está acontecendo em nosso bairro…

22 comentários

  • Aldo Fabeto

    um dia desse a noite tava de moto e la na rua camapua nao tem iluminação e vinha uma vaca preta, quase trombei com ela, como estava em baixa velocidade deu tempo de brecar

  • VOCÊS NÃO VIRAM NADA

    Ainda que esses animais estão em lugares adequados, que é o pasto.
    Outro dia, logo nas primeiras horas da manhã, tinham dois cavalos NA PRACINHA DO COMBOIO,isso mesmo.
    Depois de um dia, a Prefeitura capinou o mato alto que tinha por lá, que a propósito, fez uma bela revitalização no local, mas deixa o mato passar dos limites, como na praça japonesa (a que o Tiago Abra quer saber da alimentação dos peixes).
    Quem passa pela praça oriental, nota-se de longe sinais de abandono, que além do mato alto, tem luminárias quebradas, pontos de luz sem lâmpadas, e o fedor de drogas e sujeira que vem de traficantes e mendigos que apreciam o local pelas madrugadas jalesenses!

  • Anonima

    Jales cidade velho oeste, em frente da facip tem criação de galinhas.

  • ESKA RADO

    E O PASSEIO DE BOIS E CAVALOS NA CIDADE DE DIA E DE NOITE. QUANDO A PREFEITURA VAI TOMAR PROVIDENCIAS E PROIBIR ? TODO DIA TEM ESSE ESSES CARASQUE SE ACHAM OS LINDOS DESFILANDO PELA CIDADE ABANDONADA DE JALES JA MORREU UM BOI EM PLEBNA JOAO AMADEU E FICOU POR ISSO MESMO.
    LUGAR DE BOI E CAVALO É NO PASTO E DOS JUMENTOS QUE CAVALGAMÉ NA ESCOLA

  • Maquiavél

    Pelo menos ,os animais limpam os terrenos baldios onde o mato toma conta. Kkkkk

  • Eu quero carneiros e cabras pastando solenes no meu jardim – Poesia à parte.animais em áreas privadas,tem seu lado bucólico,em espaço público pode ser fatal ao motorista e ao animal.

  • Criadouro

    è povão, estão reclamando doque? na prefeiuta estão engordando até GIRAFA!

  • PAU GRANDE

    LEI NAO SE DISCUTE, SE CUMPRE, VAMOS TODOS ACABAR COM OS ANIMAIS, COMECANDO COM AQUELES QUE ESTAO LA NA RUA CINCO, ENTRE AS RUAS 6 E 8, LA NO CENTRAO DE JALES! FUI CLARO!

  • Piada

    nao se esqueçam moramos na vila jales

  • Marcio

    Respondendo a pergunta do leitor … A responsabidade de autuacao e fiscalização é da prefeitura pois e uma lei municipal e TB de competencia da vigilância sanitária pois muitas doencas podem ser transmitidas

  • Aldo Fabeto

    fiquei sabendo que la no dercilio tem um monte de cavalo pastando que pertence ao aldo, ja descobri pq nao se cumpre a lei

  • Pombo

    Os animais embelezam as nossas paisagens

  • anonimo

    Parque da flores tá cheio de animais, uns ate morrendo de cede, ninguem faz nada.

  • Morador do Dercilio

    Se existe lei municipal que proibe a craição de animais no perimetro urbano ela deve ser cumprida. Sou morador do Dercilio e está uma verdadeira vergonha essa situação aqui no bairro, alem da sujeira o perigo de algum acidente de transito pois a iluninação esta precaria e o mato que esta enorme.

    Não o conheco mas o Ilm. Vereador Jesus mora aqui no bairro será que ele nao viu esse animais soltos ainda, ou finge que nao ve e assim como a prefeita diz que tudo na cidade esta otimo.

    E o rapaz que foi candidado, e muito bem votado o Delei que dizia ser gente do povo, arrumou um cargo na camara e esqueceu do povo??
    Faça algo de concreto pela sua comunidadee na proxima eleiçao a populaçao lhe elegerá pois o cidadao mostra ter potencial, porem esta ficando como os outros nobres vereadores ……

    Parabens politicos incompetentes de nossa cidade .

  • Jesus da Prefeitura.

    Morador do Dercilio, quero te informar que este vereador foi o autor de um requerimento pedindo informações sobre animais de grande porte existente no perimetro urbano do município, inclusive com uma reportagem do Jornal a Tribuna que fez uma grande matéria, onde foi pedido providência do órgão competente para que tomasse as providências cabíveis , mais infelizmente não foi tomada nenhuma solução, posso te informar que os moradores do JACB, fizeram um abaixo assinado e foi entregue na Promotoria, e logo em seguida o JUIZ DIREITO, deu a sentença para que um morador do referido Bairro retirasse URGENTE os animais dele de imediato, com multa diária, não me lembro o valor, tenho feito vários Requerimentos e Indicações pedindo melhorias via Câmara para o nosso querido Bairro Cohab Dercilio e Roque Viola e os Bairros adjacentes mais infelizmente não estou sendo atendido pelo Executivo, assim que voltar as atividades logo na primeira Sessão irei lutar para que resolva estes problemas existente no nosso Bairro, inclusive cobrando a limpeza, recape e medidas sobre os animais de grande s portes como Cavalos e Bois e Vacas soltas. se quiser conversar comigo pessoalmente estou a disposição.

  • defensor dos animais

    caro leitores, sim existe muitos animais criados lá no dercílio, só que esquecerem de mencionar que são criados por adolescentes empenhados em fazer algo de útil, e não ficar atras de drogas, ou do tráficos deles….são jovens afim de ocuparem, então porque não tirar aquela pista de drogas, e fazer então um cestro de cavalos, seria mais útil…. aquilo só serve para ficarem fumando maconha a qualquer hora do dia….isso sim e uma vergona não os animais…

  • Morador do Dercilio

    Obrigado pelas explicaçoes nobre vereador , ficarei aguardando suas providencias qnto a resolução desse problema, conto com sua competencia que tem como combatende de vetores da dengue onde faz um otimo trabalho, que tbm possa lutar por melhorias para nosso bairro, retirando esses animais, pedindo para conservar as praças e recape para algumas ruas.

  • Morador do Dercilio

    defensor dos animais.
    Concordo com vc qndo se diz que os jovens estao ocupando seu tempo ao inves de ficarem usando drogas na rampa de skate, porem moramos em um país/cidade onde existem leis para melhorar o convivio entre as pessoas e nao fazendo com que cada individuo faça o que quiser. A criação de animais é proibida e deve ser cumprida para se termos um bairro mais limpo e descente.
    Qnto a destruir a rampa concordo com vc mas em fazer um centro pra cavalos vc deve estar louco, pois traria mal cheiro pois ali é uma area urbana onde mora pessoas e nao animais, ja que gosta tando de animais leve-os para sua casa onde vc podera cuidar e limpa-los para não termos esse mal cheiro em nosso bairro.
    Fica a diga!!!!

  • Marlene

    Mais esse defensor dos animais ta de brincadeira,mas não é possível uma coisa dessas. Deve ser do mesmo tipo, oh defensor dos animais vai estudar e conhecer as leis.

    • defensor dos animais

      senhores(as) sei que existem leis que proíbem criação de animais em área urbana a questão foi colocada e está sendo cobrada para um desviu de interesses, que por sinal em jales tem ocorrido muito, há problemas mais sérios a serem discutidos, e solucionados, que não são mostrados e nem resolvidos….saúde, educação, infra-estrutura por exemplo.. coisas mais graves do que uns animais…que seriam tratados com mais apreço em uma cidade bem estruturada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *