ENTIDADES SE MANIFESTAM SOBRE ACUSAÇÃO DE JUIZ CONTRA GILMAR MENDES

O ministro tucano Gilmar Mendes é um “mala sem alça” escalado por FHC para defender os interesses do PSDB e aliados no STF. Mas, o juiz Glaucenir também não é “flor que se cheire”, como se pode ver aqui. O fato é que a encrenca entre os dois personagens está gerando manifestações a favor e contra ambos. As duas notícias abaixo, do Conjur, mostram isso:

ENTIDADE DEFENDE JUIZ QUE ACUSOU MINISTRO GILMAR MENDES DE CORRUPÇÃO

O Fórum Nacional dos Juízes Criminais (Fonajuc) foi a público prestar solidariedade ao juiz Glaucenir Oliveira. Em mensagem de áudio a um grupo de WhatsApp, ele afirmou ter tido informações de que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, recebeu propina para conceder Habeas Corpus para Anthony Garotinho.

Para a entidade de juízes, Glaucenir utilizou seu direito de liberdade de expressão e de pensamento, em um espaço privado e sem qualquer interesse em tornar público o assunto. Segundo a nota, o vazamento de uma conversa privada é crime.

O juiz deixa claro no áudio que ouviu comentários, de diversas fontes, acerca dos fatos relatados na gravação, mas em momento algum colocou como se verdade fosse. Na gravação, ele diz que “a mala foi grande”. “O Fonajuc, como fórum científico, reafirma o compromisso dos Juízes Criminais com a ética e a defesa dos direitos constitucionais fundamentais.”

 

CRIMINALISTAS REPUDIAM JUIZ QUE ACUSOU GILMAR MENDES DE CORRUPÇÃO

O ataque de um juiz a um ministro sem ter nenhuma prova do que diz faz acender uma luz amarela no sistema de Justiça do país. Assim pensa a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), que por meio de nota pede a apuração das acusações feitas pelo juiz Glaucenir Oliveira, que em mensagem de áudio no WhatsApp acusou Gilmar Mendes de ter recebido propina para conceder Habeas Corpus a Anthony Garotinho.

A Corregedoria Nacional de Justiça já informou que vai instaurar um pedido de providências para apurar a conduta do juiz. Glaucenir atua na Vara Criminal de Campos de Goytacazes (RJ) e é titular da Zona Eleitoral da cidade. Foi ele quem determinou as prisões dos ex-governadores Rosinha Matheus e Anthony Garotinho. Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Gilmar Mendes concedeu HC aos dois. O juiz da primeira instância mandou um áudio em um grupo dizendo que Gilmar recebeu dinheiro para tomar essa decisão.

A Abracrim afirma que a acusação sem provas causou “estarrecimento” na comunidade jurídica. “Episódios como esse valem mais pelo seu simbolismo do que pelo seu real, sob pena de se entender que a pretensa invocação de liberdade de expressão sirva de encobrimento para caluniar. Um juiz não pode acusar um ministro do Supremo por meio de áudio em grupo de WhatsApp, ainda mais quando o cerne da questão é o descontentamento do primeiro com a concessão do direito de liberdade a um acusado”, diz a nota da entidade.

A associação afirma que a democracia corre perigo se a concessão de um Habeas Corpus gera revolta do juiz que determinou a prisão.

4 comentários

  • Moro prendeu Lula, Gilmar soltará!

    Certamente, os petistas não podem reclamar dos ministros do STF, pois alem de não prender ninguém, do PT, nos escândalos do Mensalão e Petrolão. A maioria foi escolhido por Lula, em 8 anos que ficou lá, nomeou 8 ministros sendo que 5 ainda estão lá. Dilma nomeou só 2 ministros, em 6 anos. A atual presidente, Carmen Lucia foi nomeada por Lula.
    FHC nomeou, em 8 anos, só 3 ministros incluso Gilmar Mendes sendo que ele soltou o “rei carioca do ônibus” Barata Filho, Garotinho(PR) e sua mulher, Antonio Rodrigues (PR), o médico estuprador Roger Abdelmassih, Adriana Ancelmo, esposa do Cabral (PMDB). José Dirceu (PT), o empresário Eike Batista, etc
    Como se vê, a afirmação de que Gilmar Mendes é um tucano. escalado para defender os interesses do PSDB. É mentira!
    Lula, com 6 processos, deverá recorrer ao STF e deverá ser salvo por Gilmar Mendes com uma “pequena contribuição” a ele.
    Finalizando, nesta briga entre o ministro e o juiz federal, vai “sobrar” para o juiz Glaucenir que não tem provas e vai levar um processo com indenização

  • o gilmar esta soltando todos, quero ver quando ele soltal a franga kkkkkk kkkkkkk.

  • O que o juiz disse é muito grave,precisa de averiguação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *