MPF PEDE QUE POLÍCIA FEDERAL APURE RESPONSABILIDADES POR MORTES EM LINHA FÉRREA

A notícia é da assessoria de imprensa do MPF:

O Grupo de Trabalho (GT) Transportes do Ministério Público Federal vai requisitar  instauração de inquérito policial para apurar as responsabilidades da Agência Nacional de Transportes Terrestres e da América Latina Logística (ALL) no acidente que resultou na morte de oito pessoas no município de São José do Rio Preto, no noroeste do estado de São Paulo. 

As mortes foram causadas pelo descarrilamento de um trem no último domingo, 24 de novembro. Pelo menos dois dos mortos são crianças; uma terceira vítima era uma mulher que estava grávida. Os corpos foram encontrados soterrados sob os escombros. 

A requisição de instauração de inquérito policial é assinada pelo procurador da República Thiago Lacerda Nobre, coordenador do GT Transportes. Cabe à ANTT, como agência reguladora, “assegurar aos usuários adequada prestação de serviços de transporte terrestre e exploração de infraestrutura rodoviária e ferroviária outorgada”. A via na qual ocorreu o acidente é administrada pela ALL, maior concessionária de ferrovias do Brasil.

Ainda de acordo com o site da ANTT, o Plano Nacional de Desestatização – com a concessão das ferrovias brasileiras a empresas privadas como a ALL – tem como principais objetivos “desonerar o Estado; melhorar a alocação de recursos; aumentar a eficiência operacional; fomentar o desenvolvimento do mercado de transportes; e melhorar a qualidade dos serviços.” 

 REUNIÃO. O GT Transportes também vai convocar a ANTT para uma reunião no próximo dia 6 de dezembro. “Queremos saber o que de fato tem sido feito pela agência reguladora para garantir a adequada prestação de serviços de transporte terrestre”, explica o coordenador do GT Transportes.

“Vamos continuar cobrando da ANTT o que estamos pedindo desde 2011; não é possível admitir problemas como a existência de dormentes queimados, podres ou deteriorados em ferrovias que deveriam ser fiscalizadas pela ANTT”, completou Thiago Lacerda Nobre.

8 comentários

  • Fern@ndinho

    Cardosinho, quem observar a passagem de uma composição na linha férrea, na passagem da rua 13, verificará que alguns dormentes chegam a afundar, devido o fato de estarem sem apoio do terreno. Tenho visto isso frequentemente, ninguém ate o momento tomou providência e fico preocupado com as residências e até mesmo com o viaduto, perante as notícias horríveis que tivemos nesse final de semana. Por favor, divulgue para que não tenhamos algum acidente do porte deste que ocorreu!

  • Titanice (Verdadeiro)

    A anos atrás… quando existia trem de passageiros..era fundamental que a ferrovia corta-se a cidade trazendo o progresso.. hoje me pergunto,o que ou quanto Jales ganha com.essa ferrovia?Se vc perguntar para 100 pessoas ,,99 são a favor da retirada dos trilhos da cidade..coisa que a ALL pode muito bem fazer….

  • Betto Mariano

    Confio no trabalho sério do Dr Thiago, fico feliz por ele não ter nos abandonado, são vidas perdidas, braços, pernas, e o futuro de pessoas que nunca mais retornarão. Tudo em nome de poucos, sob a desculpa da sustentabilidade, e enriquecimentos de uma minoria. Até quando esse será o país de Genuíno, Dirceu, mensaleiros, da ALL, ou de corruptos sem fim? Agora as famílias que perderam vidas, e casas, começa a peregrinação por processos que se arrastarão por anos.

  • Pit Bull

    Nada mais que. justo e perfeito.

    Ações dessa natureza – MPF – ainda nos mantém vivos de esperanças!!!

  • Anônimo

    Responsabilidades? ALL, que não respeita o limite de velocidade dentro de nenhum perímetro urbano. ANTT que como toda e qualque agência teguladora deste país é omissa e nunca dantes foi tão corrompível, PREFEITURA que não organiza adequadamente o crescimento urbano.ESTES são os culpados.

  • Anônimo

    Noticia de hoje no Estadão: Justiça determina nulidade no processo da Mafia dos Fiscais, parece que tudo volta a estaca zero.

  • Anônimo

    Nao seria da Mafia do Asfalto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *