PADRE PAULISTA QUE DEFENDE HOMOSSEXUALIDADE RENUNCIA AO HÁBITO

A notícia é da Veja on Line:

O padre Roberto Francisco Daniel, que causou polêmica na Igreja Católica por sua defesa da homossexualidade, oficiou neste domingo em Bauru, no interior de São Paulo, sua última missa como sacerdote católico.

Ele anunciou neste sábado, em entrevista postada na internet, sua renúncia à batina. “Se a Igreja mudar, eu volto”, disse o padre. É improvável que a ordem seja atendida pela instituição milenar.

Padre Roberto – ou Padre Beto, como era conhecido – afirmou que deixa a Igreja Católica por sentir tolhida sua liberdade de expressão e “porque a instituição faz questão de manter regras morais que são totalmente ultrapassadas”.  

O sacerdote causou mal-estar no clero há dois meses, quando em um vídeo divulgado na internet criticou o “dogmatismo” da Igreja em relação às questões sexuais. Ele já era considerado um rebelde pela hierarquia eclesiástica devido a seu costume de frequentar cervejarias, usar piercings e camisetas com a imagem do guerrilheiro Che Guevara. 

As opiniões de Padre Roberto sobre sexualidade não foram toleradas pela Diocese de Bauru. Dom Caetano Ferrari, bispo da diocese, exigiu que ele retirasse da internet seus vídeos polêmicos e se retratasse. “Ele fez um juramento de fidelidade aos ensinamentos da Igreja”, disse o bispo em entrevista à TV Tem, da região de Sorocaba. 

Roberto Francisco Daniel deve entregar amanhã sua renúncia formal aos superiores. Ele diz que ainda não decidiu seu futuro, embora tenha planos de continuar em contato com os fiéis de Bauru, com quem pretende organizar grupos de oração.

Talvez não seja surpresa encontrá-lo, em breve, na política. Ele já prestou apoio a candidatos a vereador na internet. E listou iniquidades da sociedade brasileira – as condições da educação, o salário dos policiais, os problemas dos aposentados – em sua entrevista de renúncia ao sacerdócio.

17 comentários

  • cristão

    Regras ultrapassadas? A igreja não vai mudar porque simplesmente a Lei de Deus não muda. Uma coisa é respeitar um homossexual, outra, bem diferente, é querer fazer com que se mude a Bíblia. Nisso, os cristãos são unânimes: sejam católicos ou evangélicos é inaceitável o que alguns grupos querem.
    Que me perdoem a franqueza, mas se ele fez um juramento, não deveria frequentar cervejarias e coisas assim, afinal, o sacerdócio exige renúncias, (assim como um casamento exige) e ele deve ter se ordenado sabendo muito bem disso.

    • MOACIR

      O CRISTÃO, DEIXA TE FALAR UM ACONTECIDO A ALGUNS ANOS ATRÁS, ESTAVA EU E MINHA ESPOSA RECÉM CASADOS FOMOS PRA SANTOS NA CASA DE UM TIO MEU, E A LEVEI PRA CONHECER O GUARUJÁ, ESTANDO LÁ UM PESSOAL TRADICIONAL AQUI DE JALES ME VIRAM E VIERAM AO MEU ENCONTRO, FIQUEI MEIO ASSIM, NUM TENHO AMIZADE COM ESSE PESSOAL, E FICARAM MEIO QUE INCOMODADOS COMIGO LÁ, AÍ DESCONVERSEI E FALEI TCHAU E FUI INDO EMBORA, DEI UNS PASSOS UM DELES ME CHAMOU DE VOLTA E ME PEDIU PRA NUM CONTAR NADA AQUI POIS ESTAVAM BEBENDO, E QUE A RELIGIÃO DELES NÃO PERMITIA, AI RESPONDI PRA ELE, CARA EU NÃO TENHO NADA COM ISSO, E OUTRA COISA, PRA MIM ERA ALGO NORMAL POIS EU BEBO, VOCÊS ESTÃO FAZENDO ALGO ERRADO, ENTÃO NÃO FAÇAM, VOCÊS PODEM ESCONDER DO PASTOR QUE ESTÃO BEBENDO, MAS DE DEUS NÃO. TENHO CASOS EM MINHA FAMÍLIA, E NÃO TENHO PRECONCEITO, TENHO FILHAS E NÃO SEI O FUTURO DELAS, A GENTE NUM PODE DISCRIMINAR NINGUÉM, OUTRA COISA PADRE ERRA, PASTOR ERRA, ERRAR É HUMANO MAIS É DIVINO PERDOAR.

  • ANONIMO

    JÁ TA NA HORA DA IGREJA CATÓLICA MUDAR UM POUCO, ELA AINDA ESTÁ NA ERA DE QUE O CACHORRO VIA A LINGUIÇA E NÃO A COMIA PORQUE NÃO SABIA O QUE ERA, OS TEMPOS MUDARAM E ELA FICOU PARADA NO TEMPO, VAMOS VER SE ESSE PARA NOVO MUDA ALGUMA COISA, POIS A DEBANDADA DE CATÓLICOS PRA OUTRAS RELIGIÕES TA UMA GRANDEZA, E QUE NEM DIZIA MEU AVÔ TROUXA RALEIA MAIS NUM CABA, QUALQUER MALANDRO CATA UMA BÍBLIA, ALUGA UMA PORTINHA, COMPRA UM SONZINHO E MONTA UMA IGREJA.

    • Guedes

      Você acha que é fácil assim? Tenta então, acha que é fácil só ler a bíblia la na frente de todo mundo? Pra isso você precisa estudar Teologia.

  • pretinho

    ANONIMO SÓ ME RESPONDA UMA COISA É SÓ A IGREJA CATÓLICA QUE É CONTRA O CASAMNETO HOMO AFETIVO???
    TODAS AS RELIGIÕES QUE TEM A BIBLIA COMO O SEU MAIOR INTRUMENTO É CONTRA .
    DEUS DEU O EXEMPLO CRESCEI E MULTIPLICAIVOS . LEIA TA LA AAGORA ESSTES CASAMENTO VAI MULTIPLICAR COMO GAYSXGAYS FAZ FILHOS

  • bolha

    Sei não …
    Este padre já rapou a careca …
    Parece que cursou o seminário errado .
    Ou vira político, ou vai criar uma igreja particular e ganhar muito dinheiro [ Acho que ele não é contra isto…]
    Aguardemos…
    Quero ver o que ele vai fazer com o voto de pobreza e de castidade…

    • ANONIMO

      IH!!! SERÁ QUE VAI MONTAR MAIS UM PEDÁGIO, VI NUM PARA CHOQUE DE CAMINHÃO EM SÃO PAULO, DEUS É O CAMINHO EDIR MACEDO É O PEDÁGIO, KKKK….

  • ANONIMO

    SE VOCÊ TIVESSE UMA FILHA, SOLTEIRA E A MESMA TIVESSE SIDO ESTRUPADA POR UM BANDIDO E ENGRAVIDASSE, VOCÊ LEVARIA ESSA GRAVIDEZ ADIANTE OU PEDIRIA NA JUSTIÇA UM ABORTO VIA JUDICIAL, PRETINHO OS TEMPOS MUDARAM, NUM TO PEDINDO REVISÃO NA BÍBLIA, NEM SEGUNDA EDIÇÃO ATUALIZADA COMO GUINES BOOK, SOMENTE QUE AGORA OS CASOS DE GAYS, SÃO REALIDADE, HÁ VÁRIOS CASOS DE REIS GREGOS E ROMANOS QUE ERAM GAYS, SÓ QUE ERAM INTOCÁVEIS, O POVO NÃO COMENTAVA AGORA NÃO COM A INTERNET, FICOU TUDO ESCANCARADO, TAI PRA TODO MUNDO VER, É A PURA REALIDADE.

    • Anônimo

      OS TEMPOS MUDARAM MAS DEUS E A SUA PALAVRA NÃO.
      E PARA QUEM TEM NA PALAVRA SUA REGRA DE PRÁTICA E FÉ.

      ISSO É TOTALMENTE CONTRA OS ENSINAMENTOS BIBLICOS.

  • WATOTO

    gentemmmm pra q gay quer casar na igreja ….faz um documento em cartorio pra garantir os direitos de bens dos dois;;;;;pra q ficar se humilhando pra essas igrejas tortas q pagam de santos mas na verdade sao piores q nós gays ….pois eles conhecem a palavra da biblia e continuam pecando…..sou gay assumido e axo q eles num tem q aceitar nada eles sao obrigados a conviver com a gente assim como somos …..qtos padres tao fazendo coisas por ai e crucificando gays ….qts pastores estao ai envolvidos em escandalos milionarios envergonhando a sua igreja e seus seguidores …….tdo tem um limite ……….vamos nos preocupar com coisas mais importantes ….ate mesmo porq eles em algum ponto tem razao……..uma familia se constitui de homem …mulher ,,,e filhos …e nunca seremos isso ……..vamos ser felizes do nosso jeito……creio q temos capacidade e mta ….pra sermos felizes assim como somos …..qdo pararem com essa putaria de qrer casar no religioso a midia vai parar de dar encima desse caso q só esculaxam os gays na midia……É BEM ASSIM …SEJA FELIZ ASSIM COMO VC É …CADA UMA SABE A DOR E A DELICIA DE SER O Q É……QUALQUER FORMA DE Amor vale a pena ….qualquer forma de amor vale amar!!!!!!!!!!!!!!

  • Anônimo

    Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.

    Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. DEUS NÃO MUDOU,NEM A SUA PALAVRA.

    DEUS CRIOU MACHO E FEMEA.
    O RESTO É GAMBIARRA.

  • ANONIMO

    AS PESSOAS TEM QUE ENTENDER, QUA IGREJA CATOLICA NÃO É CONTRA OS GAYS, ELA ACOLHE TODOS DA MESMA FORMA, A IGREJA CATOLICA CUMPRE O QUE FOI DETERMINADO POR DEUS, O QUE ESTA NA BIBLIA, SE ESTA NA BIBLIA NÃO TEM COMO MUDAR, E REALMENTE OS TEMPOS MUDARAM MAS A PALAVRA DE DEUS NUNCA MUDA. SE AS PESSOAS DEIXASSEM DE ACHAR QUE HOJE TUDO É NORMAL, E OUVISSE MAIS A PALAVRA DE DEUS O MUNDO SERIA BEM MELHOR.

    • Fabiana Palácios

      Parabéns por suas colocações! Estamos vivendo tempos difíceis demais, e ainda querem mudar até mesmo a Palavra de Deus! Tenho muito respeito e até amizade com pessoas homossexuais, e sei que muitos não escolheram esse caminho. Talvez por questões genéticas são como são, mas também são pessoas extraordinárias, que se dedicam ao trabalho, à família, amigos. Não são revoltados na vida não. São batalhadores que merecem nosso respeito, desde que nos respeitem também.

  • ASSEMBLEIANO

    NÃO DÁ PARA CHUPAR CANA E ASSOVIAR AO MESMO TEMPO NÉ KKKKKKKKKKKK

  • Cadê a viadada pra falar mal da Igreja agora?

  • Anonimo

    O padre teve sorte de ter sido apenas excomungado. Tempos atrás seria queimado na fogueira!

  • Anonimo

    A igreja católica é um fundamental bastião internacional do conservadorismo. O caráter retrógrado das suas diretrizes somente perde em dimensão para a sua gigantesca hipocrisia. Castram o direito de opinião diferenciada entre suas fileiras, mas não castram o secular crime da pedofilia dos seus sacerdotes. Se aliam às mais cruéis ditaduras, como o nazismo, mas fingem defender a democracia ao apoiar os setores mais atrasados da política mundial. Em vez de instrumento para a evolução da espiritualidade, esta instituição é, na verdade, partícipe do grande concerto das forças das sombras. – Wellington Santa Ana · Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *