TROCO: JOAQUIM BARBOSA TEM REGISTRO NEGADO PELA OAB DO DISTRITO FEDERAL

joaquim_barbosa49

A notícia é do portal Brasil 247:

O ex-presidente do STF Joaquim Barbosa colheu nesta terça-feira, 30, na seção do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, uma parte do que semeou no exercício do cargo. Ele teve seu pedido de registro profissional como advogado recusado pela OAB-DF, sob a justificativa, registrada pelo presidente da entidade, Ibaneis Rocha, de ter “ferido a ética profissional”.

Barbosa destratou dois advogados, Maurício Corrêa, já falecido, e José Gerardo Grossi, durante seu período como ministro do Supremo. A OAB, em cada uma das ocasiões, realizou atos de desagravo aos profissionais.

Em junho, durante uma de suas últimas sessões no STF e numa cena que foi transmitida ao vivo pela TV Justiça, Barbosa mandou que seguranças retirassem da corte o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende o ex-presidente do PT José Genoíno. O gesto despertou indignação em diferentes setores da Justiça.

Agora, Barbosa terá de recorrer à comissão de seleção da OAB se quiser pertencer à classe que, nitidamente, não o quer. Ele foi comunicado do indeferimento de seu pedido nesta terça, 30.

Barbosa também pode recorrer à Justiça para ter direito ao registro da Ordem. Ele é formado em Direito e antes de ser ministro do STF era procurador da República concursado. O problema é o risco de ser humilhado novamente, com outras recusas.

A íntegra do despacho do presidente da OAB-DF pode ser lido aqui.

9 comentários

  • Aprovado por unaminidade!

    Ja dizia o ditado, lei no brasil so existe pra Negro e Pobre. Pois esse simseria um excelente candidato a presidente do Brasil, nao estas coisas ai que estao pra gente votar!

  • TIM CARCO TALO

    O FATO( indeferimento) foi comunicado, nao o joaquizao foi comunicado.

  • Adriano

    Cardosinho, o título da sua notícia e a matéria veiculada pelo portal Brasil247 declinam que o pedido de registro na OAB feito pelo ex-ministro Joaquim Barbosa fora negado.
    Em verdade, até o momento, não se negou o registro. Sucedeu que o advogado Ibaneis Rocha apresentou um pedido de impugnação ao registro requerido por Joaquim.
    Tanto o pedido de registro, quanto o pedido de impugnação carecem ainda de apreciação e julgamento.
    Da forma como está posta, com todo respeito, a notícia pode levar o leitor a uma falsa impressão da realidade. Eu mesmo cheguei a acreditar, em princípio, que o registro fora negado.
    Abraço.

  • Vitória

    Cardosinho mais um detalhe importante ele estava no exercico de suas funções, o Advogado não tinha o direito de desrespeitar a figura do Presidente do STF., e outra coisa este é o tipo da figura que precisamos ter como candidato não sei a que nem me pergunte

  • rita de cássia

    Nesse país é assim mesmo, é só aparecer alguém que vai contra interesses políticos da minoria (no caso o alto escalão político), que logo arrumam uma maneira de boicotar o bem intencionado.

  • o loco

    Este Senhor é um criminoso, aos olhos do PT.
    Enfrentou a fúria no episódio do julgamento do mensalão, mandou retirar um advogado mal educado e bebado do STF, que derespeitava o presidente da Corte, tem um apartamento em Miami, cidade odiada pelos irmãos Castro, e destino dos cubanos que conseguem fugir da ilha, e foi indicado para o cargo pelo próprio PT, portanto um traidor.

  • Fern@ndinho

    Esse pessoal da “justiça” se acha acima da sociedade!
    Acho bom que esse tipo de coisa aconteça, para que vejam como é o mundo de nós, simples mortais…
    Qual é o papel social da OAB? Assuntos internos da instituição não nos interessam, muito menos brigas internas e perseguições.

  • Passado negro do PT

    Na verdade, ate’ hoje, o PT nao aceita a condenaçao da turma do Mensalao que sujou o nome do partido.
    O ex presidente cumpriu o seu papel e o PT nao cumpriu o seu que era expulsar a parte podre do partido. O PT teve cumplicidade.
    Mas como eles nao entregaram o chefe da quadrilha, o Lula, o PT ficou com as maos atreladas a eles.
    So’ o Marcos Valerio abriu o bico sendo que o Lula ja’ foi chamado para depor na Policia Federal. Que vergonha.
    A ideia de que o ministro tem que obedecer o governo e’ errado, so’ porque ele foi indicado pelo PT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *