CAETANO VELOSO – “SAMPA”

Uma das melhores canções de Caetano Veloso e uma das mais bonitas e sinceras homenagens à cidade de São Paulo, “Sampa” – quase um hino da capital paulista, com suas descrições, citações, reflexões e riqueza melódica – foi composta em poucos minutos, segundo o autor.

Sucedeu assim: em 1978, a TV Bandeirantes resolveu fazer um programa sobre São Paulo e o produtor – Roberto de Oliveira – pediu a Caetano que desse um depoimento falando da cidade que o acolheu no início de carreira. 

Depois de matutar um pouco, Caetano achou melhor dar um depoimento na forma de canção, com suas impressões sobre a cidade. E assim nasceu “Sampa”, que no dia seguinte ao pedido da TV Bandeirantes, já estava pronta e gravada em vídeo para o programa dedicado a São Paulo.

O vídeo abaixo é do show “Dois Amigos, Um Século de Música“:

  

2 comentários

  • Na canção-depoimento e crônica-poética sobre a cidade de São Paulo,Caetano Veloso faz uma bela homenagem a cidade,e de quebra faz algumas citações à ”Ronda”,outro hino-símbolo paulistano.Mal sabia o compositor baiano que o ranzinza Paulo Vanzolini iria tachar sua música de plágio.

  • Aliás,parece que o compositor e zoólogo Paulo Vanzolini tinha alguma coisa contra a família da Bahia.Quando Maria Bethânia gravou ”Ronda”,ele simplesmente reclamou dizendo que a artista não era cantora e sim declamadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *