FAFÁ DE BELÉM – “CORAÇÃO DO AGRESTE”

“Coração do Agreste” foi composta especialmente para a trilha sonora da novela “Tieta do Agreste“, adaptação da obra do grande Jorge Amado. A canção, composição de Aldir Blanc e Moacyr Luz, foi o tema da escultural Tieta, que, no dizer do bem-dotado Osnar – personagem do José Mayer – era uma “plantação de xibiu”.

Moacyr Luz brinca com os amigos que seu apartamento se chama “Coração do Agreste“, porque teria sido comprado com o dinheiro que ele ganhou com essa música. Ele explica que ouviu boatos dando conta de que a Globo estava procurando uma música inédita para a trilha sonora de “Tieta do Agreste”.

O compositor se inteirou do tema e após receber a sinopse da novela – que teria Beth Faria no papel de Tieta, uma jovem que foi expulsa de sua cidade e depois voltou rica e famosa – procurou seu parceiro Aldir Blanc para a empreitada. A canção, com melodia de Moacir e letra de Aldir, ficou pronta em um final de semana.

Em princípio, o pessoal da Globo gostou da letra, mas achou que a melodia deveria ser mais vibrante. Moacyr pediu um dia para resolver essa questão e, depois de reler os versos de Aldir algumas vezes, a música ficou pronta, com novos acordes e outra cadência.

Com arranjos do maestro Julinho Teixeira e uma interpretação magistral da Fafá de Belém – àquela altura bem mais magra do que se verá no vídeo abaixo – a música, transformou-se em sucesso retumbante e ganhou o Prêmio Sharp de melhor canção popular de 1989.

Confiram, agora, uma versão ao vivo de “Coração do Agreste“:

6 comentários

  • Fafá de Belém começou sua carreira cantando MPB com forte acento regional – Na década de 1980 se rendeu ao popular-romântico,mas até hoje consegue sustentar dois tipos de público,o mais elitizado do eixo Rio-São Paulo e também as multidões das feira-agropecuárias do interior,é só garimpar o seu vasto e eclético repertório,que vai de Chico Buarque e Tom Jobim até à balada sertaneja mais derramada.

  • Se um dos autores comprou apartamento com o sucesso comercial da música,imagine o quanto a rede globo com sua Som-Livre não faturou.Os artistas ficavam com uma percentagem muito pequena dos lucros – Inclusive,tem muita gente feliz com a derrocada das grandes gravadoras,as vendagens de hoje são irrisórias.

    Alguns artistas também saíram perdendo com as novas tecnologias,aquelas mercedes de luvas quando assinavam contrato é coisa do passado.

  • barba

    Rapaz. Adoro essa música.

    • Você, aparentemente, não gosta do Brasil e Cia. Façamos, então, o seguinte: eu prometo tocar “Coração do Agreste” e o senhor promete que não dará preferência ao Wanderley Garcia neste domingo. Fechado?

      • Barba

        Hahahaha. Hoje lá tava um purgante. Tive que optar pelo Brasil…e não é que a programação de hoje fugiu da regra?. O que é dose é encontrar logo pela manhã o blogueiro e o apresentador e seu indefectível cãoZinho. E o rapaz?. Sumiu. Dia das mães chegando pra ele distribuir elogios a elas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *