GAL COSTA, GILBERTO GIL E NANDO REIS – “PÉROLA NEGRA”

Luiz Melodia, o Negro Gato, não quis saber de esperar pelo cometa Nibiru e, em agosto deste ano, resolveu deixar este mundo cruel antes do choque fatal que, segundo algumas religiões, estava marcado para setembro (felizmente, o cometa parece ter tomado outro rumo).

Nascido em um berço do samba – o Estácio -, com nome e jeito de sambista, Melodia não era sambista. Ele fazia um gênero de música diferente, que continha influências do blues, do rock, do soul e do samba-canção. Isso tudo misturado gerou composições como “Pérola Negra“, uma canção de amor diferente, confessional, rude e instigante.

Composta em 1969, quando Melodia tinha apenas 18 anos, “Pérola Negra” recebeu, originalmente, o nome de “My Black“. Dois anos depois, por sugestão do poeta Waly Salomão, que apresentou Melodia a Gal Costa, a música passou a chamar-se “Pérola Negra”, sendo lançada pela cantora baiana em 1972, mesmo ano em que Maria Bethânia lançou “Estácio, Holly Estácio“.

Em agosto, quando Luiz Melodia morreu, Gal Costa fazia uma turnê por São Paulo, com o show “Trinca de Ases“, ao lado de Gilberto Gil e do ex-titã Nando Reis. Os três resolveram, então, homenagear Melodia com a inclusão de “Pérola Negra” no roteiro do show. É isso que mostra o vídeo abaixo: 

3 comentários

  • De fato,a música de Luiz Melodia é um mix de vários gêneros,não por acaso o compositor surgiu pouco depois do tropicalismo,movimento que explodiu com o purismo e conservadorismo da música brasileira.
    E pra quem não sabe,a musa inspiradora de ”Pérola Negra” foi uma travesti do Morro de São Carlos,amiga do maldito mais bendito da MPB.

  • Uma pena que não há registro de ”Pérola Negra” na voz de Gal feita em estúdio.A baiana,talvez a dona da voz mais bonita da MPB,não consegue reproduzir o mesmo timbre ao vivo,nem quando era jovem.Apesar que a sua emissão,afinação e postura no palco são sempre impecáveis.

  • Quanto ao cometa Nibiru,mais uma vez o fim do mundo foi adiado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *