JALES EM 1968, O ANO QUE NÃO ACABOU

A foto aí de cima, que eu tomei “emprestada” do Blog do Poletto, é do ano de 1968. Sob a iluminação ultra-moderna dessa quadra descoberta, localizada na esquina da Rua Seis com a Onze, onde hoje funciona o Shopping Giraldelli, desfilaram grandes craques do basquete brasileiro, como Wlamir Marques, Rosa Branca e Ubiratã, todos eles bi-campeões mundiais em cima dos Estados Unidos (1959 e 1963) e medalhistas olímpicos (bronze, em 1960 e 1964). Não me lembro se o Amaury Passos, outra lenda do basquete mundial chegou a jogar nessa quadra.

Essa foi a primeira época de ouro do basquete jalesense, em plena ditadura militar. Tivemos, naquele tempo, grandes equipes de basquete. Danilo Pozzi, Moreira, Chico, Zé Maria, Paraná, Silvinho Paz Landin, Kido Zupirolli, Zezão, Laerte, Joy e outros, sob o comando do técnico Marino Manela, deram grandes alegrias à nossa torcida, que lotava a quadra em todos os jogos, como mostra a foto. Duro mesmo era quando chovia.

Em tempo: “1968, O Ano Que Não Acabou”, é um livro do escritor Zuenir Ventura que retrata um dos anos mais violentos da ditadura militar brasileira. Em junho daquele ano foi realizada a histórica “Passeata dos Cem Mil”, no Rio de Janeiro. Entre os cem mil participantes estavam Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento, Marieta Severo, Nana Caymmi, Fernando Gabeira, Paulo Autran e Dilma Rousseff. Em outubro, cerca de 1.200 estudantes foram presos em Ibiúna, no Congresso da UNE. Muitos deles nunca mais foram vistos. Em 13 de dezembro, entrou em vigor o Ato Institucional n. 5 (AI-5), que suprimiu a liberdade democrática no Brasil, fechou temporariamente o Congresso Nacional e cassou o mandato de vários parlamentares. Roberto Rollemberg, um dos grandes incentivadores do basquete em Jales, foi um dos parlamentares atingidos pelo AI-5. Abaixo, algumas imagens da “Passeata dos Cem Mil”, em vídeo.

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *