LIVRO ANALISA “FALÁCIAS DE MORO” NA AÇÃO DO TRIPLEX CONTRA LULA

A notícia é do Brasil 247:

O filósofo Euclides Mance fez na sexta-feira (29), nas redes sociais, o pré-lançamento do livro “Falácias de Moro” e o disponibilizou para download gratuitamente. Na obra, o autor faz uma análise exaustiva das principais inconsistências lógicas, tanto semânticas quanto formais, presentes na sentença condenatória do ex-presidente Lula no caso do tríplex do Guarujá.

O livro se divide em duas partes, demonstrando que os argumentos do juiz violam frequentemente as leis da lógica para obter conclusões que não podem ser validamente obtidas.

Na primeira parte, o autor analisa dez falácias, explicando-as uma a uma, indicando sua forma lógica e a nomenclatura filosófica usada na tipificação desses raciocínios falhos, facilitando sua análise com base na tradição acadêmica.

Já na segunda parte, Mance analisa a sentença como um todo, evidenciando os diferentes erros lógicos cometidos pelo juiz no transcorrer de sua argumentação. E mostra como a condenação do ex-presidente está apoiada justamente nessas inconsistências lógicas.

Sobre o autor:

Euclides André Mance é filósofo, mestre em Educação, sócio-fundador do Instituto de Filosofia da Libertação (IFiL) e colaborador da Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária.

10 comentários

  • Mané

    O choro é livre……

  • Reinaldo Azevedo,antipetista-contumaz e criador do termo petralha,já escreveu várias vezes que nos processos contra o Lula não há materialidade de crime nenhum.O próprio Lula pediu aos jornalistas para lerem os processos como fez o seu ex-desafeto.A questão é a seguinte,onde estão as provas dos crimes?

  • AOS HOMENS DA DIREITA QUE SÓ PENSAM NO SEU BEM COMUM ESQUECENDO DAS CLASSES SOCIAIS INFERIORES, SE PREOCUPANDO SEMPRE COM A BURGUESIA CAPITALISTA FDP:

    O QUE SÃO PROVAS:—-Das Provas (artigos 332 a 443) – São todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados no Código de Processo Civil. São hábeis para provar a verdade dos fatos em que se fundam a ação ou a defesa.
    Ônus da Prova (artigos 333 do CPC) – O ônus da prova incumbe: ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.Toda convenção que distribui, de maneira diversa, o ônus da prova é nula quando recair sobre direito indisponível da parte ou quando tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

    Tipos de Prova:

    *****Depoimento Pessoal – Determinado de ofício ou a pedido da parte contrária, é o ato pelo qual as partes comparecem em juízo para serem ouvidas pelo juiz. Ressalvam-se o sigilo de certas profissões e a imputação de culpa sobre o depoente.
    ******Confissão – Admissão em juízo da verdade de um fato que beneficia a parte em contrário. Não se aplica em direito disponível, e pode ser aplicada pelo juiz no caso de negativa de depoimento da parte devidamente intimada para tal ato.
    *****Exibição de Documento ou Coisa – Ordem judicial emanada por juiz para que a parte exiba documento ou coisa sob sua guarda.
    *****Prova Documental – São todos os documentos que compõem o corpo probatório do processo, os quais devem acompanhar a inicial ou a contestação, podendo ser juntados aos autos após decorridos os prazos desses, somente quando se tratar de fato novo relativo à causa (fato já existente, cuja prova foi conseguida posteriormente).
    *****Prova Testemunhal – Consiste na apresentação de testemunhas para serem ouvidas em juízo (no prazo de até dez dias antes da audiência), para fim de complementação de prova anteriormente produzida, ou a ser produzida em audiência.
    *****Prova Pericial – São provas produzidas por meio de exame, vistoria ou avaliação efetivada por perito técnico, que pode ser acompanhado por assistentes nomeados pelas partes.

    *****Inspeção Judicial – Ato pelo qual o juiz, de ofício ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer fato que interesse à decisão da causa.
    @@@@@Existem isso no processo contra Lula?

    Convicção:—Convicção é a ação de convencer, isto é, ter uma ideia ou opinião sobre algo de modo obstinado, crendo absolutamente naquilo que acredita e transmitindo isso para as outras pessoas.
    Ter convicção é o mesmo que ter a firme certeza sobre algo em que acredita, sendo esta segurança oriunda a partir de motivos ou provas de natureza particular.( existe provas de natureza particular contra Lula? Não. @@@Existe sim Inveja, Ódio , Medo do mesmo ganhar as eleições de 2018 e a Direita golpista ficar mais uuns 20 anos sem o poder, por isso essa farsa toda com a Lava Jato, contra Lula.
    A partir desta acepção, a palavra convicção ainda pode estar relacionada com aquilo que é considerado um padrão de perfeição ( quem é essa perfeição: o juiz corrupto Moro ou o MPF também corrupto, todos com o intuído de não deixar Lula concorrer mais uma eleição ) ou seja, as ideias, crenças e princípios básicos que norteiam a vida de alguém.
    Mais uma pergunta: por que não tem nenhum politico crápula do PSDB e da cúpula do PMDB na cadeia ou sendo processado as pressas?
    Ultima pergunta, esta saiu na Folha de São Paulo: Tribunal julga caso de Lula com a rapidez de ações mais simples, e por que apenas dois processos como o do ex-presidente foram analisados em até 150 dias pelo TRF-4?
    Mas nos da esquerda ainda temos Haddad, Dilma, Gleisi Hoffmann,Chico Alencar, Orlando Silva, Ciro Gomes,Guilherme Boulos e até Marina e no ultimo caso Bolsonaro, mas nunca um da Direita, muito menos o Alkimin –ladrão de 200 milhões da merenda escolar de SP. Aécio já esta morto pois só sabe cheirar cocaína e Temer nem se conta. Lembrando sempre que se pode recorrer várias vezes se l=Lula for processado e ai causando um estrago na eleição de 2018 neste caso o Brasil e a Direita estoura e eu vou morrer de rir.

  • PT / DOENÇA

    Aos petistas desavisados e doentes como vários que postam suas idéias doentias aqui no blog, segue abaixo apenas alguns dos petistas que estão com processos em andamento sob a responsabilidade do ministro Facchin:
    Ana Paula Lima – DEP Federal.
    Arlindo Chinaglia – DEP Federal.
    Carlos Zaratini – DEP Federal.
    Décio Lima – DEP Federal.
    Guido Mantega – Ex-ministro.
    Humberto Costa – Senador.
    Jorge Viana – Senador.
    José Dirceu – Ex-ministro.
    Lindenberg Farias – Senador.
    Marco Maia – DEP Federal.
    Maria do Rosário – DEP Federal.
    Nelson Pelegrino – DEP Federal.
    Paulo Bernardo – Ex-ministro.
    Tião Viana – Governador.
    Vander Loubert – DEP Federal.
    Vicente Candido – DEP Federal.
    Vicentinho – DEP Federal.
    Zeca Dirceu – DEP Federal.
    Zeca do PT – DEP Federal.
    OBS: Essa pequenina lista é somente uma partizinha do que é esses PETRALHAS,: que foram uma desgraça para o Brasil.

  • PT/ DOENÇA aos FDP dos elementos da direita capitalistas desavisados que não tem competência nem argumentos para postar algumas ideias da Máfia do PSDB e do PMDB e que na mente só tem Amebas, segue abaixo os políticos que estão sendo processados pela Lava Jato, pois o pseudo acima, mas conhecido por Boçal não tem a coragem ou medo, ou desconhecimento, ou argumentos de colocar todos, pois o mesmo ( PT/DOENÇA ) é o ASCO ou a MULA da sociedade brasileira, pseudo este que tenho até Nojo de escrever esta Bosta.

    Nome Estado Partido
    AFONSO HAMM RS PP
    AGUINALDO RIBEIRO PB PP
    ALINE CORRÊA SP PP
    ANTONIO ANASTASIA MG PSDB
    ANÍBAL GOMES CE PMDB
    ARTHUR LIRA AL PP
    BENEDITO DE LIRA AL PP
    CARLOS MAGNO RO PP
    CIRO NOGUEIRA PI PP
    DILCEU SPERAFICO PR PP
    EDISON LOBÃO MA PMDB
    EDUARDO CUNHA RJ PMDB
    GLADSON CAMELI AC PP
    JERÔNIMO GOERGEN RS PP JOSÉ LINHARES CE PP
    JOSÉ OTÁVIO GERMANO RS PP
    JOÃO LEÃO BA PP
    JOÃO PIZZOLATTI SC PP
    LUIS CARLOS HEINZE RS PP
    LUIZ ARGÔLO BA PP
    LUIZ FERNANDO FARIA MG PP
    LÁZARO BOTELHO TO PP
    MISSIONÁRIO JOSÉ OLIMPIO SP PP
    Nome Estado Partido
    MÁRIO NEGROMONTE BA PP
    NELSON MEURER PR PP
    PEDRO HENRY MT PP
    RENAN CALHEIROS AL PMDB
    RENATO MOLLING RS PP
    ROBERTO BALESTRA GO PP
    ROBERTO BRITTO BA PP
    ROBERTO TEIXEIRA PE PP
    ROMERO JUCÁ RR PMDB
    SANDES JÚNIOR GO PP
    SIMÃO SESSIM RJ PP
    VALDIR RAUPP RO PMDB
    VILSON COVATTI RS PP
    WALDIR MARANHÃO MA PP
    – Senador Renan Calheiros (AL), presidente do Senado
    – Senador Romero Jucá (RR)
    – Senador Edison Lobão (MA)
    – Senador Valdir Raupp (RO)
    – Deputado Eduardo Cunha (RJ), presidente da Câmara
    – Deputado Aníbal Gomes (CE)
    – Deputado Alexandre Santos (RJ) (arquivado)
    – Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) (arquivado)
    – Ex-governadora Roseana Sarney (MA)
    PSDB
    – Senador Antonio Anastasia (MG)
    – Senador Aécio Neves (MG) (arquivado)
    – Senador José Serra ( SP )
    – Senador Aloysio Nunes ( SP )
    – Governador Geraldo Alkimin
    Para ficar melhor explicado segue o texto da Folha, Estadão, G.1 O Estado etc:—
    O PSDB, que utilizou-se do discurso anticorrupção e da força da Lava Jato durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, vê-se agora também enredado pelos processos e inquéritos autorizados pelo relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

    Apenas na lista de inquéritos remetidos ao STF, estão dois ministros tucanos do governo Temer, seis senadores e quatro deputados.
    Tucanos graduados, como os governadores Geraldo Alckimin (SP), Beto Richa (PR), Marconi Perillo (GO), além do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o de Manaus, Arthur Virgílio Neto (AM) tiveram os processos remetidos às cortes competentes.
    Outras figuras, como a ex-governadora e deputada federal Yeda Crusius (RS), José Aníbal (SP) e o ex-governador de Minas, Antonio Anastasia, também são citados nos processos.
    O impacto da lista de Fachin atingiu as bancadas do PSDB no Senado e na Câmara, cujos políticos tem foro privilegiado e, portanto, serão julgados pelo Supremo. No Senado, os inquéritos atingiram seis dos 11 parlamentares tucanos em exercício. Na Câmara, são quatro deputados implicados pelas informações prestadas pelo núcleo da Odebrecht.
    Entre os senadores, estão dois ex-candidatos à presidência da República: Aécio Neves (MG) e José Serra (SP). O primeiro figura em cinco inquéritos e, José Serra, aparece ao lado de outro senador e atual ministro das Relações Exteriores, Aloysio Ferreira Nunes.
    Aécio é alvo de pedidos de investigação relacionados à campanha presidencial de 2014, às eleições ao governo de Minas em 2010, às obras da Cidade Administrativa de Minas e aos empreendimentos do Rio Madeira e das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.
    OBS—esta lista não é do larápio mas mesmo assim o mesmo é um Noia desqualificado muito amigo do Aécio Cocaína.

  • PT/DOENÇAS***** falando em pulhas como vai sua querida genitora e seu querido genitor, pois acho eu que este tipo de sinônimo é muito latido no meio de sua prole, do mais velho ao mais moço, pois a mesma ( prole ) é composta de rafeiro que é a denominação dada aos cães sem raça definida, SRD (Sem Raça Definida), como são geralmente referenciados em textos veterinários sua parentela .
    Entendeste né seu direita da burguesia capitalista e ordinária FDP.

  • PT/DOENÇAS teu pseudo bateu com sua anomalia pois és é um indivíduo clinicamente perverso, que tem distúrbios mentais graves.
    É uma pessoa que sofre um distúrbio psíquico, que afeta a sua forma de interação social, muitas vezes se comportando de forma irregular e anti-social. Em sentido mais amplo, tu tens uma doença causada por uma anomalia orgânica no cérebro ( merda ). Em sentido restrito, é um sinônimo de psicose (doença mental de origem neurológica ou psicológica). Por isso o pseudo PT- DOENÇAS.

  • PT / DOENÇA

    Lata Veia e Luciano Huck.
    Uma pergunta só pros DOIS, já que são o mesmo imbecil:
    Quanto que o Palloci roubou ?.
    Quanto que o Dirceu roubou ?.
    Quanto que o Paulo Bernardo roubou ?.
    E vai por ai afora.
    Meu senhor, se trate dessa sua doença enquanto existe tempo.
    Aproveite o ano novo que está começando, procure um psiquiatra, o senhor é doente.

  • PT/DOENÇA eu não sou Luciano Huck, mas se você quiser eu aceito pois a Angélica é uma parada meu.
    TOLO RESPONDE ALGUMAS PERGUNTAS:

    1. Quanto roubou Gedell ex ministro de Temer? 51 milhões tudo dentro de malas.
    2. Quanto roubou Aécio Cocaína? Um dos elementos da investigação é uma gravação do empresário Joesley Batista, dono da empresa JBS, que registrou com um gravador escondido uma conversa entre ele e o senador Aécio.
    No diálogo, Aécio pede ao empresário R$ 2 milhões a fim de pagar um advogado para defendê-lo na Operação Lava Jato.
    3. Quanto roubou Serra? O empresário Joesley Batista detalhou em sua delação premiada o pagamento de 20 milhões de reais ao senador e ex-ministro José Serra em 2010. Os repasses foram feitos via caixa dois. Joesley diz que Serra fez uma visita à sede da JBS, em São Paulo, e fez o pedido de ajuda para a campanha. Naquele ano, Serra disputou a Presidência com Dilma Rousseff, mas perdeu no segundo turno.
    4. Quanto roubou Aloysio Nunes? Em documento encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou ser “fato incontroverso” que o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, recebeu R$ 2.milhões e 500 mil da empreiteira Odebrecht para financiar a campanha dele ao Senado, em 2010.
    5.Quanto roubo Alkimin ? governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), recebeu mais de R$ 10 milhões da empreiteira Odebrecht em caixa dois para as suas campanhas ao Governo do Estado de 2010 e 2014, segundo a delação homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
    De acordo com os delatores, o tucano recebeu R$ 2 milhões na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes em 2010 e outros R$ 8,3 milhões quando se reelegeu, em 2014.
    E vai por ai afora seu cérebro de merda.
    Meu senhor se trate dessa sua doente enquanto é tempo, pois morrer BURRO é demais.
    Aproveite o ano novo que esta começando, procure um psiquiatra, o senhor é doente.
    Sou mesmo dia 05 estarei saindo para passar 10 dias num Risso te em Juquei no litoral .Quer que eu leve ela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *