NOVA PESQUISA: APROVAÇÃO DE BOLSONARO CAI CINCO PONTOS, DEPOIS DE QUATRO MESES DE ALTA

Parece que o céu não está assim tão azul, como pintou o Ibope. Deu no portal da revista Exame:

Depois de uma alta de popularidade nas últimas semanas, a desaprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro voltou a subir. Agora, 42% dos brasileiros se dizem insatisfeitos com os rumos da gestão federal e apenas 35% aprovam o governo. É o nível mais baixo de aprovação desde o pico da pandemia, em março e abril, período que coincidiu com a saída dos ex-ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta.

É o que mostram os novos resultados da última pesquisa exclusiva  de EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Research, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

No início deste mês, a popularidade do presidente atingiu o maior nível desde fevereiro, chegando a 40%, de acordo com os dados do levantamento anterior de EXAME/IDEIA.

A aprovação ao governo vinha crescendo desde meados de agosto, quando os efeitos positivos do auxílio emergencial de 600 reais ainda eram sentidos por boa parte da população. “Já havia, no entanto, uma indicação de alta do viés negativo em relação ao presidente em função do aumento de preços, o que se confirmou nesta última pesquisa”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA.

O levantamento foi realizado com 1.200 pessoas, por telefone, em todas as regiões do país, entre os dias 21 e 24 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

“O aumento do custo de produtos básicos, como o arroz, e o sentimento de que os preços não vão baixar, jogam contra o governo do presidente Jair Bolsonaro”, diz Moura. “O fim do auxílio emergencial de 600 reais é outro fator que ajuda a entender os resultados da pesquisa”.

A pesquisa EXAME/IDEIA também revela que hoje 34% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom. Outros 26% avaliam a gestão do presidente como regular e 39% classificam sua administração como ruim ou péssima.

3 comentários

  • PESQUISA DATAFOLHA.

    E A PESQUISA DO DATAFOLHA DESTA SEMANA ?, NÃO IRA PUBLICAR NOVAMENTE NOBRE APRENDIZ.
    RUSSOMANO = 29 % (1).
    TATTO DO PT = 2% (9), EMPATADO COM MAIS NOVE CANDIDATOS.
    ACHO QUE É IMPORTANTE ESTA INFORMAÇÃO, VISTO QUE É UMA PESQUISA SÉRIA, COM A PREFEITURA DE SÃO PAULO, MAIOR CIDADE DA AMÉRICA LATINA.

  • Bolsonaro : ainda dá!

    Com o auxilio emergencial, Bolsonaro estava em alta pois tirava os votos de Lula. Agora, com a Inflação da cesta básica e fim do auxílio emergencial de 600 reais pesam na avaliação do presidente. A desaprovação é maior entre os mais carentes. Porem Bolsonaro seria reeleito em 2022 em todos os cenários eleitorais
    Presidente levaria a maioria dos votos em um embate contra Lula (não é candidato) ou Sérgio Moro. Bolsonaro também venceria em um eventual segundo turno.
    Bolsonaro sabe que para aumentar a sua popularidade depende do auxilio emergencial. 90% dos brasileiros querem manutenção do auxílio emergencial. Certamente vai mudar o nome e arrumar dinheiro. Para dar a população carente. Como fazia Lula!
    Ele não é bobo.

  • Em SP, Bolsonaro e Dória estão rindo sozinhos

    A pesquisa Exame/Ideia apontou o líder do MTST, Guilherme Boulos (PSOL), em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 11% dos votos, atrás do Covas e de Russomano, com 22% e 21% respectivamente. Ambos iriam ao segundo turno.
    O candidato Jilmar Tatto está com 3%. Petistas esperam que quando a militancia e o Lula entrarem nas ruas. A pesquisa muda!
    Por enquanto, o PT precisará de Boulos. Lula, com seu candidato Tatto, terá que apoiar Boulos. Quem diria! Porem neste caso, nenhum deles vai ao segundo turno. Vão morrer na praia.
    A briga vai ficar entre Bolsonaro e Dória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *