ROSALINO DEFENDE FLÁ E CRITICA ACUSAÇÃO DE TIAGO ABRA SOBRE SUPOSTO FAVORECIMENTO A ZÉ RODINHA

Câmara foto 10- Abra

O Diário Oficial do Estado de hoje está publicando a abertura de inquéritos pelo Ministério Público de Jales para apurar suspeitas de improbidade administrativa contra três prefeitos da região: Flávio Prandi Franco (Jales), Ana Lúcia Olhier Módulo (Vitória Brasil) e Sérgio Antônio Polarini (Paranapuã).

Antes que os mais apressados já lancem comentários condenando os três alcaides, é importante ressaltar que a simples abertura de inquérito não quer dizer que eles tenham, efetivamente, cometido algum ato de improbidade.

No caso de Jales, o inquérito vai investigar a denúncia do vereador Tiago Abra de suposto direcionamento em uma licitação aberta pelo prefeito Flá e suspensa por recomendação do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado. O assunto, por sinal, foi tema de debate na sessão da Câmara de ontem, protagonizado por Abra e pelo petista Luís Rosalino.

Tiago, como se sabe, foi ao MP e ao TCE para denunciar que a licitação que visa contratar uma empresa para prestar assessoria à Prefeitura de Jales. Segundo o vereador, o edital estaria viciado por exigências que dificultam a participação de empresas e direcionam o objeto do certame para uma empresa supostamente  escolhida pelo prefeito.

O vereador foi mais longe: durante discussão de requerimento sobre o assunto, Abra afirmou que está faltando ética ao prefeito e confirmou, em seu discurso, suspeitar de que a provável ganhadora da licitação seria uma empresa do contador José Carlos Roda, o Zé Rodinha.

E foi nesse ponto que o vereador Rosalino – com alguma razão – se contrapôs ao colega. Para Rosalino, Abra acertou ao cumprir seu papel de fiscal, mas exagerou ao lançar – sem provas – a grave suspeita de que Zé Rodinha seria o beneficiário de um suposto crime.

E teria exagerado, também, ao imputar um possível ato de improbidade ao prefeito Flá. Rosalino defendeu o prefeito, que, ao fazer a licitação na modalidade Pregão Presencial procurou, segundo ele, dar mais transparência ao processo. Rosalino afirmou, ainda, que o vereador Tiago Abra estaria apenas “tentando criar um fato político”.

O episódio mostrou, ainda, que as relações entre Tiago Abra e Pedro Callado já foram bem melhores. O vereador criticou o ex-prefeito – agora procurador geral do município – dizendo que “não me venha o senhor procurador me pedir para conversar… o senhor está aí para evitar que essas licitações erradas aconteçam…”.  

De qualquer forma, a licitação foi momentaneamente suspensa a fim de que a Prefeitura preste esclarecimentos ao MP e ao TCE sobre os pontos questionados por Abra. Aguardemos os próximos capítulos.

Post Scriptum: Tudo indica que as publicações do Diário Oficial não se refiram à abertura de novos inquéritos contra os prefeitos citados, mas, pelo contrário, ao arquivamento de inquéritos abertos já há algum tempo.

38 comentários

  • Refinado

    Traira Abra como sempre querendo atrasar Jales.

    • TRABALHO QUE TRAZ FALSAS NOTÍCIAS

      É O SEGUINTE, A CIDADE DE JALES ESTÁ COMPLETAMENTE C E G A PELO PREFEITO QUE GRITOU AOS 4 CANTOS SER O SALVADOR DE JALES. ATÉ O PRESENTE MOMENTO, 30 DE MAIO, O PREFEITO QUE DIZ TER CONTATOS LÁ EM CIMA NÃO TROUXE UM ÚNICO CENTAVO DE VERBA
      CONFIRMA CARDOSINHO?

      VAMOS COMEÇAR DO “COMEÇO”.
      1 – FACIP SUSPENSA:
      O PREFEITO FLÁ TINHA SIM INTENÇÃO DE FAZER A FACIP, TANTO É QUE NOMEOU UMA COMISSÃO ORGANIZADORA, “RESERVOU” UMA GRADE DE SHOWS MAS SE ESQUECEU DE UM DETALHE: APROVAÇÃO DA CÂMARA (OU ELE ACHAVA QUE A UNIÃO SERIA MESMO COLOCADA EM PRÁTICA? KKKKKKKKKK) POIS BEM, AS TAIS “PRIORIDADES” SEMPRE EXISTIRAM, E O FLÁ FOI VER ISSO SÓ DEPOIS DA CÂMARA JOGAR O PRIMEIRO BALDE D’ÁGUA FRIA NELE. AI REUNIU A IMPRENSA (COM EXCEÇÃO DE UM JORNALISTA, O RESTO CAIU IGUAL UNS BOBOS) E VEIO COM O PAPINHO PRONTO DE QUE HAVIA PRIORIDADES. AH VÁ!

      2- ASFALTO DO PEDRO CALLADO:
      O PREFEITO, JUNTO COM OS VEREADORES (EXCETO O TIAGO ABRA) POUSARAM PARA DIVERSAS FOTOS E LEGENDAS HILÁRIAS EM CIMA DO RECAPEAMENTO CONQUISTADO PELO EX PREFEITO. ELE QUER A TODO CUSTO COLOCAR NA MENTE DOS JALESENSES QUE ESSE RECAPE QUE ESTÁ EXECUTADO AGORA FOI GRAÇAS A ELE. O PIOR É QUE TEM MUITOS IGNORANTES QUE ACREDITAM!

      3- – 100 DIAS DE GOVERNO:
      NENHUM MATERIAL, PORQUÊ NÃO TEVE E NÃO TEM NADA. “JALES ESTÁ MAIS BONITA E CONFIANTE”, BONITA ATÉ PODE ESTAR (GRAÇAS AO EMPRÉSTIMO DO PEDRO CALLADO), MAIS CONFIANTE EU NÃO SEI. CADÊ A FÁBRICA DE CABIDES????
      TRABALHO QUE TRAZ BOAS NOTÍCIAS?? AONDE??

      FIM DE PAPO, MOÇADA!

  • morador de vitoria brasil

    e de vitoria brasil o que é o poblema Cardosinho

  • Juqueti

    Talvez a parte em que se refere ao procurador não seja ao Dr. Pedro, mas sim ao procurador responsável pela licitação, pois, na época que o Dr. Pedro foi nomeado está licitação já estava publicada.

  • Juvenil

    Cômico, chega a ser cômico! Perderam a essência vermelha claramente!

  • Observador

    Tem que fiscalizar mesmo…………….Parabéns.

  • Zé Pequeno

    Por que não se vê funcionários do Banco do Brasil se manifestando contra o roubo das suas aposentadorias praticado por pelegos? Por que eles têm medinho dos sindicalistas? Por que eles sabem que o governo acabará repondo o valor roubado?

  • Loiro da esquina

    Quem é mesmo Tiago Abra?

  • Guto

    Para esta Rosalino…hipocrisia pura…macetão abre mão…e Rosalino companheirão…piadão…
    O pior é que o povo não aprende….
    E tem uns aí achando por que é o Flá não tem que haver fiscalização, BURRO é assim que começa os desvios, acordos, apadrinhamento, propinas.

  • ze mane

    Então rosalino vc defende o prefeito mas e as coisas erradas q ele fez como tirar dois secretário de creche q estao de estagio probatório e por no sebrae isso ta certo? Nao e desvio de função? E as creches precisando de funcionários sem falar em funcionário em comissão q quer receber substituição de efetivo isso tbm pode.?

  • O Contador..... de histórias

    O mais engraçado de tudo isso e ver o vereador do PT defendendo o prefeito do DEM.
    É o fim da picada mesmo.

  • eleitor consciente

    Em resposta a pergunta do “Loiro da Esquina”

    O cidade em questão, é um camarada que esta tentando se sobressair na política, porém, é visível sua dificuldade.

    Primeiro, entendo que para ser Político, se faz necessários ter conhecimento do mínimo possível da Legislação que rege a Administração Pública, e pelo que fica evidente, o Nobre Edil, é totalmente leigo neste quesito essencial ao Político.

    Vamos ao que interessa, uma informação resumida ao (s) desinformados,

    Colagem abaixo extraído do site da Prefeitura Municipal de Jales.

    PP 22/2017 – CONTRATAÇÃO EMPRESA PARA ASSESSORIA E CONSULTORIA VOLTADA À ÁREA ORÇAMENTÁRIA, CONTÁBIL E FINANCEIRA

    Tipo: Pregão Presencial

    Prefeitura do Município de Jales Aviso de Licitação – Processo nº. 51/17 – Pregão Presencial nº. 22/17.

    Ora a Modalidade da Licitação é PREGÃO PRESENCIAL, como se pode afirmar que a empresa “a”, “b” ou “c”, será a vencedora.

    Enquanto não encerrar o último lance MENOR PREÇO, não é possível dizer quem é o ganhador do certame.

    Nobre Vereador Tiago Abra, percebo claramente que lhe faltou conhecimento a respeito do processo licitatório e suas MODALIDADES.

    Fica a dica, estude a Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações, que rege o Processo Licitatório, assim, a chances de errar é menor.

    • Bacharel

      Como o vereador disse na sessão, parece que o promotor não concorda com este argumento. Tanto que mandou SUSPENDER A LICITAÇÃO e mandou o prefeito CORRIGIR os itens que indicavam DIRECIONAMENTO.
      Pregão presencial por menor preço não extingue as chances de direcionamento. Podem até reduzir, mas o direcionamento se faz na confecção do edital.
      Se o prefeito incluir alguma exigência exagerada (como foi o caso) isso não altera a modalidade da licitação. pode haver direcionamento em qualquer modalidade.
      Mas pergunte ao promotor que ele te explica direito.

  • na minha opinião o tiago abra vai acabar virando o gilbertão só servia para atrapalhar, vai trabalhar rapaz mostra serviço e não problemas uaiiiii.

  • Pra quê? Pra quê?

    Pra quê? Por qual motivo ainda existem pessoas que exercitam o mal somente por fazê-lo? Todo mundo sabe que hoje é praticamente impossível administrar uma cidade, pois os adversários insistem, através das mais variadas formas, atormentar a vida de quem foi legitimamente eleito pelo voto POPULAR (frise). Acusações sem fundamento que dão origem a inquéritos ocados só servem para piorar a situação. Onde o Flá está errando? Onde o Sergio Polarini errou? Pra quê? Vingança? Já não basta a crise econômica e moral que esse país está vivendo, ainda há necessidade de falastrões insistirem em ficar cutucando os gestores públicos? Oras, aceitem o resultado das urnas: é a vontade da maioria que impera. Parem de ficar atrás das cortinas vaiando quem teve sucesso, pois atrás das cortinas não se vê o espetáculo da vida. Deixem nossos prefeitos trabalharem. Aliás, o façam também!

    • Contra oposição ao Pra quê? Pra quê?

      “Atormentar a vida de quem foi legitimamente eleito pelo voto POPULAR (frise)”, Pra quê? Pra quê?, você esta de brincadeira, pois apenas com o seu próprio voto o atual Prefeito já estaria eleito, então que legitimidade é esta? A democracia é feita de debates de ideia e não através da imposição de uma chapa única.
      Outra coisa, se não há nada errado, não há o que temer, pois assim sendo, o Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado irão arquivar a denuncia.

  • Grobo

    Esse Tiago Traíra está querendo um cargo pro Ivan Calcinha. Por isso que fica fazendo esses barulhos contra o Fla. Por que o Traíra ñ investiga os terrenos invadidos pela EMPRESA no Aeroporto. Mpf toma providência que o empresário está invadindo o terreno do Aeroporto. Construindo sem autorização. MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL INVESTIGA. …

    • O contraditorio é legitimo

      Eu não consigo entender o protecionismo que esta acorrendo com esta atual Gestão. Até mesmo este conceituado Blog que sempre foi um canal de denuncia e apuração da verdade, tem medidos e contido as palavras quando vai falar algo a respeito da administração. Quando o motivo for elogio, devemos faze-lo, mas quando é verificado algo errado é necessário que haja a denuncia e que o fato seja apurado.

  • BUSCANDO ENTENDER

    Cardosinho,qdo escutamos algumas conversas,temos que apurar para não ser prejudicado,estando no UPA,fiquei aguardando no estacionamento,escutei um comentario a respeito de um motorista da prefeitura da saúde que teria se afastado por problemas de coluna,como fiquei sabendo que tem varios com mesmo sintomas,o inacreditavel que apos um tratamento de mais quatro meses,a medica que cuida do caso fez um laudo autorizando ele retornar ao trabalho com 75% de recuperação,apenas com uma restrição não pode pegar peso,passou pela pericia medica,o medico tambem o liberou,com a mesma restrição,a prefeitura por sua vez fez uma portaria colocando novamente como motorista mas inapto a dirigir,não entendo e querendo mais informações perguntei ao grupo de motoristas,se esse motorista era problematico,todos foram unanimes,um otimo profissional e amigo,me contaram que o mesmo entrou com advogado do sindicato por perseguição administrativa,danos morais,constrangimento profissional,tudo porque quer trabalhar novamente,será que alquem pode explicar essa situação.

  • Ze mane

    É Thiago Abra só sabe criticar, cd suas postagem quando vc estava fazendo campanha, não postou mais nada, fala p as pessoas da net o que vc já vez de bom este ano, mais bater no prefeito vc sabe né, que nem tem 1 ano de mandato, a prefeitura estava em um buraco sem fim, ai vc vem e diz que o prefeito não fez nada ainda, só tem coisas do Dr Pedro, acho que vc deve abaixar a bola e correr atras de verbas com o seu partido, pq se vc (conseguir) alguma verba é p Jales e não para o Flá.
    É não consigo entender vc e o Tiquinho sumiu depois da campanha, é raro ver vcs na prefeitura depois que o novo prefeito assumiu, vcs falam muito e sempre faz pouco, os vereadores Pintinho, Kazuto, Deley, BismarK, Zanetoni e Chico, estão de parabéns estão mostrando serviço, fazem um monte de vizitas em Jales e São Paulo, e vcs cade.

  • Andre Vilmar

    Apoiando Partido de Golpista? Que isso, tá mudado mesmo hein!

  • Cowboy do asfalto

    Na terça, dia 30/05, ouvi as entrevistas do Tiago e do Rosalino, reproduzidas pelas rádios, relacionadas ao chamado “embate” entre os vereadores e sobre isso, expresso minha opinião.
    Estranho é ouvir do Luis Rosalino que, antes do vereador Tiago procurar o Ministério Público, ele deveria ter ido até a prefeitura, ter procurado o prefeito, ter falado com alguém do setor de licitações, ter perguntado o que estava acontecendo.
    Vereador Rosalino, existe um negócio chamado “independência de poderes”, onde Executivo, Legislativo e Judiciário, são, portanto, livres para desempenhar suas atividades.
    Aliás, o vereador Tiago já havia feito questionamentos via requerimento, desde o início do ano, relativo à permanência do aludido contador nos departamentos da prefeitura, sem contrato ou nomeação, portanto, o recado já havia sido dado.
    Parabéns ao vereador Tiago Abra, que sozinho está dando show nos outros 9 vereadores da situação ao prefeito.

    • Eleito

      Dando show????? Annnn !! Pra bom entendedor vai ver que o Traíra Abra já perdeu está, seu nome já está associado ao Gilbertão, quer coisa pior que isso?? Vamos ver no que vai dar, acho que no final vamos ter apenas um rapaz bem casado!!

      • Pika Tchu

        Rapaz, primeiro, você deve estar com dor de cotovelos por seu mal casado.
        Depois, não existe semelhança com o Gilbertão, a começar pelos argumentos.
        Finalmente, o vereador está pondo os outros todos no bolso.

  • tiao

    cardosonho vc sabe como ezta a disvinculacao das creches? ouvi dizer q as coordenadoras fizeram uma denuncia no mp. isso procede? levo meu filho na creche e nunca vi a diretora la nem sei q e.

  • Eleitor do Deley

    O Deley falou com a gente aqui no bar que ele quem manda na câmara é ele é o líder do prefeito, que o Rosalino está fazendo isso porque ele tá pedindo!!! É o Fra ele quem manda! Parabéns Deley chupa Traíra Abra!

  • Eunício

    Curioso é ver o Rosadinho dizer pro Tiago NÃO DENUNCIAR AO MP, sem antes conversar com o prefeito.Ora, vai pentear a barba do Lula, Rosadinho. Me diga QUANDO FOI QUE VOCÊ FEZ ISSO nas outras administrações.
    Você se o seu mestre Gilbertão viviam enchendo a paciência do promotor. Quanta demagogia, minha gente. Pensei que a câmara ía melhorar, mas pelo visto…tá todo mundo desumbrado. DESPREPARADOS

  • Servidor

    O Deley falou aqui para nós que ele é quem esta instruindo o Rosalino… que o vereador Rosalino assim como os outros, só faz o que o Deley manda.

  • Cilas Malafaia

    Câmara que tem o Deley como líder vai chegar aonde! Esperto foi o Macetão que viu os cuidadores de galinhas antes e partiu!

  • Cajueiro

    Cardosinho a que se refere a publicação de Paranapua??

  • Diário oficial!!!!

    O de Paranapua está sendo arquivado meu Deus com tanta imprudência… Cardosinho… Posto de gasolina ganhou licitação sem ter combustível, contador da campanha do sr prefeito ganha licitação… Com um contrato de valor altíssimo para vir um dia na semana, na compra dos medicamentos é sempre o mesmo nome que aparece (CLEBER) deve ser o rapaz que indica as firmas para fazer a licitação… Afff isso só acontece só em Paranapua.

    • Ticao

      Verdade ne!Os carros públicos estão andando com água no tanque já que não tem combustível, conta outra vai !aceitem que perderam e assistam quietinhos como trabalha ! OU ACEITA OU SOFRE!!

  • Corrupção

    Mas o q o ilustre blogueiro esqueceu de esclarecer é a relação de parentesco entre o Tiago Abra e a firma anterior q prestava acessória contábil para Jales. Agora q a teta do Tiago secou fica fácil falar de licitação fraudulenta, se fosse com a antiga empresa ele não iria criar todo esse pitizinho…

    • Você está divulgando uma inverdade. A empresa que prestava assessoria à Prefeitura desde os tempos do Parini é de São José do Rio Preto e seus sócios não tem nenhum parentesco com o vereador Tiago Abra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *