SENADO APROVA PROJETO QUE TORNA CORRUPÇÃO CRIME HEDIONDO

DSC03475-ED

A faixa da foto, estendida na Câmara de Jales, na segunda-feira, encerra uma verdade insofismável. E bastou o povo – ou parte dele – ir às ruas para que alguns políticos resolvessem se mexer e trabalhar um pouco.

Ontem, a Câmara – que estava muito propensa a aprovar a PEC 37 – deu um “meia volta, volver” e remeteu ao arquivo morto a proposta que retirava do Ministério Público o poder de investigar. E por um placar elástico: 430 votos contra apenas 09.

Entre os nove votos favoráveis à PEC, estava o do deputado federal Valdemar Costa Neto(PR-SP), o amigo do nosso ex-prefeito Humberto Parini e um dos parlamentares com mais processos na Justiça.

E hoje, o Senado aprovou um projeto de lei que torna a corrupção – ativa e passiva – um crime hediondo. Vejam a notícia do G1:

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei que altera o Código Penal para aumentar a punição para corrupção e tornar esse tipo de delito crime hediondo, considerado de maior gravidade.

O texto aprovado determina que a corrupção ativa (quando é oferecida a um funcionário público vantagem indevida para a prática de determinado ato de ofício) passa ter pena de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa – atualmente, a reclusão é de 2 a 12 anos.

A mesma punição passa a valer para a corrupção passiva (quando funcionário público solicita ou recebe vantagem indevida em razão da função que ocupa).

A proposta também inclui entre crimes hediondos a prática de concussão (ato de exigir benefício em função do cargo ocupado).

A proposta segue agora para a Câmara – se alterada pelos deputados, voltará para o Senado antes de ser sancionada pela presidente da República.

No discurso que pronunciou durante reunião com governadores e prefeitos na última segunda-feira (22), a presidente Dilma Rousseff defendeu endurecer a legislação para que a corrupção dolosa passasse a ser qualificada como crime hediondo.

14 comentários

  • JAYME BELLÃO

    No papel tudo é muito bonito. Temos muitas leis, que se cumpridas, mudariam a história deste país, portanto, o que falta não são leis e sim o cumprimento delas com as aplicações e punições devidas.

  • anônimo

    Estou até ouvindo alguns políticos dizendo : A CASA CAIU

  • julio

    A Presidenta Dilma trouxe a tona esta necessidade , e será que agora a elite honesta e alguns pobres desavisado defenderão nossa ilustre presidenta.

  • Pit Bull

    Tenho dito e repito, temos um profusão de leis e artigos – maior do mundo – mais importante que fazê-las é a sua aplicabilidade com rapidez e imparcialidade.

  • ANONIMO

    Os brasileiros tem que se unir e nas proximas eleições renovar toda a classe politica, os que estão ai já sabemos que são todos corruptos. O que os Deputados estão fazendo agora é muito pouco é so para enganar nos brasileiros,a hora que a situação acalmar continua a mesmo coisa.

  • Anônimo

    gostaria de saber se alguém de Jales vai se candidatar a deputado federal ou estadual?

  • GARNIZÉ

    Sou a favor da candidatura do Pit Bull para Deputado Federal e Dunha para Estadual

  • Lelito

    Eu sou a favor da candidatura do Garnizé para Senador.

  • e_leitor

    Independente se ALGUÉM vai se candidatar, creio eu que NENHUM NOME JALESENSE (se entrar pra deputado) ganha. Independente de nome. Pode ser qualquer um. Jales fica sem representante. Vamos apostar alguma quantia ??? hahaha

  • Dunha

    Alguem acredita aqui que os senhores Jose Dirceu, Genuino, Valemar Costa Neto, esse pessoal ae..alguem acredita que algum desses sera preso…srsrsrsrss
    Se um desses for a banda toda cai…ja penso se o Ze Dirceu for a carcere fechado kkkk em menos de uma semana ele fala tudo eu acho hein…srsrsr
    portanto as forças partidarias nunca que irao deixar prender a corja 😀

  • Anônimo

    Vai ser difícilo um político ficar solto.

  • GARNIZÉ

    Lelito é uma boa opção para Deputado também rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *