SOBRE OS CARGOS COMISSIONADOS DO GOVERNO FEDERAL

Um dia desses, em meio a um churrasco, dois amigos me cobraram o fato de o PT ter aumentado o número de servidores comissionados no governo federal, de 5 mil para 25.000. Ou seja, o PT teria transformado o governo em um cabide de empregos, enchendo a máquina pública de petistas. Mas, será que esses números são verdadeiros? 

Na verdade, em 2002, quando Lula assumiu, o governo tinha, em números arredondados, 19.000 comissionados. Em 2014, a quantidade de cargos em comissão saltou para 23.000. Mas, quando se fala em comissionados, muita gente logo imagina que são aqueles cargos de confiança, sem necessidade de concurso, certo? Ledo e Ivo engano! 

Em 2005, através do decreto 5.497/2005, o então presidente Lula determinou que 75% dos cargos em comissão dos níveis 1, 2 e 3 fossem preenchidos por servidores de carreira. Da mesma forma, 50% dos cargos nível 4. 

Esses cargos – os chamados DAS 1, 2, 3 e 4 – representam quase 95% das vagas em comissão. Isso quer dizer que a imensa maioria dos cargos comissionados – que requerem elevado nível de responsabilidade e conhecimento técnico – é preenchida por servidores de carreira, os quais ganhavam em 2014, em média, R$ 4,3 mil por mês. 

O aumento de 19.000 para 23.000 comissionados, em 12 anos, significa um “inchaço” de 21% nos cargos em comissão. Registre-se, porém, que, nesse mesmo período, a população aumentou quase 20% e que o total de servidores ativos – nomeados por concurso – cresceu quase 25%, passando de 486.000 para 607.000. 

Na Educação, por exemplo, o número de servidores aumentou de 165.000, em 2002, para 260.000 mil, em 2014. A grande maioria desses novos concursados é de técnicos e professores, nomeados para as mais de 400 novas escolas de educação profissional, científica e tecnológica, criadas por Lula e Dilma. 

Além de triplicar o número dessas escolas, Dilma e Lula criaram 18 novas universidades e 152 novos campi, mais que dobrando o número de matrículas e de municípios com instituições federais. 

Bem, mas com tudo isso, os gastos com pessoal devem ter ido à estratosfera, imagina o prezado leitor, certo? Outro engano! Em 2002, as despesas com o funcionalismo federal representavam 4,8% do PIB. Em 2014, elas baixaram para 4,3% do PIB. 

Portanto, quando o prezado leitor ouvir algum urubólogo dizendo que o PT aparelhou a máquina pública, com mais de 20 mil comissionados petistas, desconfie.

10 comentários

  • Valdeir

    Carro cardosinho, se eu criar um blog e começar a puxar o saco do PT, eu receberia alguma comissão do partido como o brasil247?
    Me passa os contatos ae por favor, estou precisando de grana kkkkkkkk

  • Gabigol

    Da lhe neles cardosinhos .

  • π

    Qto menos para ratear o bolo, melhor! Não é mesmo companheiro!

  • Caka

    ai seus corneteiros como vocês queriam ser pelo menos um dedo do nosso competentíssimo BLOGUEIRO

  • petista : cadê o seu emprego?

    Eu nao sou petista mas queria um emprego na Petrobras e ser amigo de um diretor.
    O que o Cardozinho quer dizer para vc, petista, e’ para defender o PT mas ele nao arrumou emprego para voce pois e’ so’ para alguns
    Os cabeças do partido estao ricos (nao precisa dizer nomes), mas vc esta’ numa…………….
    Criaram 4 mil empregos, (alias com otimo salario pois e’ meu sonho trabalhar em Brasilia) e nao aumentou a eficiencia do serviço publico porque estamos numa epoca de informatizaçao (veja os bancos).
    Essa estoria de que aumentou por concurso e’ balela, pois entra quem eles querem e a questao de universidade foi apenas um projeto ou inicio de universidade com poucos cursos e vagas.

  • Anônimo

    Por isso que Jales tá uma merda! Cheio de petista e levam em consideração a opinião de um radialista como “cientista político”. Um senhor que vive atrás do seu confortável computador, em sua confortável cadeira, defendo uma porcaria de partido que só soube roubar o país, comparando com um governo de 13 anos atrás. Sr. Cardosinho, conheço-lhe pessoalmente e já lhe respeitei muito como sábio, porém hoje em dia não tenho mais tanto respeito para com sua pessoa. Gostava desse blog quando o intuito era informar à população de Jales e região as notícias que só chegam por Jornal uma vez por semana. Hoje em dia? Fecha isso aqui e apaga as luzes, porque pra puxar saco do PT nós já temos os Movimento dos sem-tudo.

    • A cadeira é confortável. O computador, nem tanto. Além de postar as notícias que só chegam por jornal uma vez por semana, tento colocar algumas notícias que não saem nos jornais, inclusive nos grandes jornais. Se isso causa irritação aos coxinhas, paciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *