DESVIO DE VERBA EM DOLCINÓPOLIS ERA FEITO NA BOCA DO CAIXA, DIZ PROMOTOR

prisão prefeito José Luiz

Um dos agentes que aparece na foto foi meu ex-colega de BB, de sorte que acompanhei a luta dele para ser aprovado no concurso da PF. E essa confusão toda com o ex-prefeito de Dolcinópolis acabou me proporcionando uma boa notícia: o depoimento que eu daria hoje à Polícia Federal, sobre um outro assunto, foi adiado.

Tive alguns problemas de saúde nos últimos dias e somente hoje – graças ao excelente atendimento que tive ontem na UPA de Jales – estou me recuperando. De sorte que, para mim, não ter que sair de casa, no momento, é uma boa notícia.

Um detalhe sobre o caso de Dolcinópolis, que nem todos os leitores do blog talvez saibam. O promotor Claiton Luís da Silva, de Estrela D’Oeste, é filho de um antigo comerciante aqui de Jales, por sinal, meu ex-vizinho. Claiton não é de dar moleza pra ninguém.

Na campanha eleitoral do ano passado, o promotor esteve pessoalmente em Dolcinópolis, acompanhado de alguns policiais, para investigar um churrasco “boca livre” que estaria sendo patrocinado por um dos candidatos a prefeito. O caso está tramitando na Justiça Eleitoral. 

Mas, vamos à notícia do G1. E quem quiser ver o vídeo é só clicar aqui:

O Ministério Público Estadual de Estrela d’Oeste (SP) identificou durante as investigações na Operação Catatau, que terminou com a prisão do ex-prefeito de Dolcinópolis (SP) nesta terça-feira (21), que eram feitos saques na boca do caixa de contas da prefeitura, o que para o MP não é comum.

“De acordo com a documentação apresentada, começamos a identificar também a possibilidade da realização de saques diretamente na boca do caixa de uma das contas da prefeitura de Dolcinópolis, o que para nós não é comum, geralmente os pagamentos são por transferências, depósitos, cheques, e há indícios de levantamento na boca do caixa em espécie por agentes públicos da prefeitura”, afirma o promotor Cleiton Luís da Silva.

A TV TEM tentou entrar em contato com a defesa do ex-prefeito, mas as ligações não haviam sido atendidas.

José Luiz Inácio de Azevedo foi preso em casa, em Porto Seguro (BA). A prisão é temporária, por cinco dias. O ex-prefeito de Dolcinópolis é investigado por desviar recursos públicos. O ex-prefeito mantem negócios em Porto Seguro, onde é dono de um restaurante, uma loja de conveniência e um lava rápido na cidade. “Foi possível localizar com ajuda da Polícia Federal da Bahia que ele estava na cidade e tinha estabelecimentos comerciais, provavelmente aproveitando o dinheiro desviado da prefeitura”, diz o delegado da Polícia Federal Cristiano Pádua da Silva.

Ele se mudou para a Bahia, no fim do ano passado, com a mulher, o filho e a empregada da família. Um assessor do ex-prefeito, que estava morando na antiga casa dele no município paulista, foi levado para a delegacia. A Polícia Federal cumpriu dez mandados de condução coercitiva na região noroeste paulista.

Os policiais federais de Jales (SP) chegaram cedo a Dolcinópolis, que tem pouco mais de dois mil moradores. Os agentes recolheram documentos na casa do ex-prefeito, na prefeitura e numa chácara que, segundo a polícia, também pertence a José Luiz Inácio de Azevedo.

Além de Dolcinópolis, outros mandados de busca e apreensão foram cumpridos em mais quatro cidades da região. As investigações começaram depois que o Ministério Público recebeu uma denúncia de desvio de verbas.

‘Notas fiscais fictícias’
“Recebemos da prefeitura de Dolcinópolis um grande número de notas fiscais, basicamente da segunda quinzena de dezembro e focamos a atenção nos dias 29 e 30 de dezembro, que coincidiram com recebimento de FPM e recursos da repatriação do governo federal e notamos ali um número grande de notas fiscais emitidas por supostos fornecedores, de oficinas mecânicas e outros fornecedores e a partir disso começamos investigar, eventual emissão de notas fictícias para justificar o desvio de recursos da repatriação e do FPM”, diz o promotor.

Um lavador de carros também foi preso. Ele é suspeito de agir como ‘laranja’, nas fraudes do ex-prefeito. Segundo as investigações, o homem , que mora em um bairro simples,  aparece como um dos donos de uma construtora e de uma empresa de consultoria, que prestavam serviços para prefeitura, durante o mandato do ex-prefeito.

“Ele seria um laranja, porque uma das empresas que está no nome dele tem capital social de mais de R$ 1 milhão e a função efetiva dele e encerador de carro de um posto de combustível”, diz o delegado.

O prefeito e os aliados nos supostos esquemas de corrupção podem responder por peculato, que é apropriação indevida de dinheiro público, associação criminosa e falsificação de documentos. A polícia pode pedir que  o ex-prefeito fique na cadeia até o julgamento do caso e ainda  o bloqueio de bens dele.

O ex-prefeito foi conduzido por policiais federais em voo de Porto Seguro até São José do Rio Preto (SP). O avião chegou ao interior de São Paulo por volta das 19h10. Do aeroporto, o ex-prefeito foi escoltado em viatura até Jales para ser ouvido pelas autoridades responsáveis pelas investigações. Ele, posteriormente, será conduzido a presídio da região de Jales onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual.

22 comentários

  • Eu o seguinte ,como uma prefeitura de uma cidade com pouco mais de dois mil habitantes consegue tanto dinheiro para desviar? Será q n seria o caso do próprio tribunal de contas do estado investigar e cassar o prefeito? Fiquei sabendo q em Vitória Brasil fizeram uma rodoviária q n entra ônibus . Qto será q foi a verba pra construir a “Obra”. Cabe investigar.

  • Mc

    Parabéns ao sacudo que levou as denúncias ao Mp e a federal..

    Para quem respira em Dolcinopolis percebe se que todos munícipes “olfata” ares mais límpidos e puros, devido a nova administração!
    Executivo(Américo ), vereadores… até aqueles eleitos pelos partidos adversários estão proporcionando um ambiente de bem estar físico e social.
    A luta não acabou, apenas começou… frisando que em 1 de janeiro a prefeitura municipal começou com 00000000, agora nessa “nova era” salários adiantados em dia, assim como atrasados de novembro+13.
    Saúde com remédio, e equipe de qualidade…
    Isso é demonstrar amor pelo povo e para o povo! Em pequeno intervalo de tempo!
    A maioria sabem quem eu sou; e sabe que morro por esse povo…
    Estamos juntos!!!

  • CAMARADA MARTINI

    Chegando suas primeiras duplicatas das farras com dinheiro publico desviado.

    Assim trabalha natureza, traficar ganha-se muito dinheiro só que ela quer sua contrapartida

    com morte ou cadeia.

    É Zé Luiz Inácio de Azevedo, que lindo exemplo você vai presentear seu filho mostrando seu

    caráter.

    Suas pesadas duplicatas vai fazer as posses do dinheiro publico virar pó.

    Você é digno de pena porque é um atraso em sabedoria sobre a lei do retorno.

  • Anonimo

    O policial q está atras do ex prefeito eh o Rick Bonadio?

  • Manoel Iglesias

    Caro Valdir, Quem é o colega do BB que agora é PF??
    Abraço.

    • É o Wladi. Você não o conheceu, Manelão. Era um excelente caixa. Ao mesmo tempo em que trabalhava no BB, fazia um cursinho preparatório para concursos. E nesse cursinho teve uma ótima professora de Língua Portuguesa. Abraços!

  • Resumindo

    se tudo é tão contundente e tão comprovado, como deixaram esse indivíduo tanto tempo no poder para que fizesse tudo quê fez?

    • Revoltado

      A própria justiça é a culpada, por muito menos cassaram o mandato do atual prefeito .não é verdade?

    • Resumindo: Aqui nesse país n se previne contra nada , nem contra doenças, nem contra pobreza, nem contra falta de cultura, nem contra falta de educação, dá a impressão q tudo isso gera emprego ,gera voto pra políticos corrúptos ,como é o caso em pauta…. esse aí só foi pego pq algum comparsa invejoso denunciou , pode ter certeza q mtos casos como esse estão em andamento pra serem denunciados no futuro.

    • Curioso

      Boa pergunta, o promotor deveria responder essa questão já que ele disse que está tão empenhado. Por quê só agora?

      • Jalesense

        Brasileiro é uma desgraça mesmo. Tira a polícia das ruas e o povo já sai roubando (vide Espírito Santo), Prefeito tem foro privilegiado seu jegue! Quando sai, como é o caso do malandro aí preso, ele perde o foro, que na minha opinião deveria acabar pra todos os políticos! Agora, que perdeu o foro e foi preso, vem um ignorante desse criticar ao invés de aplaudir o MP. Aplaudo e torço para que não pare por aí… Tem muita gente em outras prefeituras merecendo cadeia.

        • Amigo do Britinho

          Vai se ferrar foro privilegiado, se é muito burro, pior que isso só dois disso! Jales tem o que merece, deve ser eleito do Deley

        • Resumindo

          JALESENSE, primeiro agradeço por manter o bom nível do debate, percebo que é um democrata e que respeita opiniões alheias… dentro de seu raciocínio um prefeito pode ficar roubando durante 4 anos? e se ele for reeleito, ficará roubando 8 anos?

          • Jalesense

            Obrigado pelo “elogio”, mas se interpretar um pouco mais o texto verás que critiquei a crítica ao MP, pois o post minimiza a ação sob o pretexto de que demorou pra acontecer algo. Opinião digna daquele que só reclama, reclama, reclama e não aceita reclamação. Pra finalizar, é claro, PQP, Santa ignorância! Parabéns ao MP e à PF! Tomara que não pare por aí, muitos malandros ainda pra serem presos. O foro privilegiado dos que estão no poder impedem uma ação mais rápida, mas aqueles que já saíram do poder, devem estar preocupados, inclusive aqueles que se beneficiam, ficam mamando nas tetas da corrupção! Cadeia em todos! Seja no ano ou depois, o que importa é colocar na cadeia estes bandidos engravatados.

  • Observador

    Quem realmente conhece, sabe que o ex prefeito de Dolcinópolis não passa de um cidadão sem iniciativa e facilmente manipulável. Acorda povo…. e vê se enxerga que tem gente por trás disso ai que sequer teve o nome lembrado. Sinto muito, mas o Zé Luiz sempre foi marionete nas mãos de quem realmente fazia o estrago.

  • Pra escapar da cadeia ele tem q provar q era maionete. Simples assim.

  • ???

    Tirando meleca do nariz?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *