ESTUDO DA UNESP APONTA VOTUPORANGA COMO UMA DAS CIDADES COM MAIOR RISCO DE DIFUSÃO DA COVID-19

Deu no G1:

Um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que mapeia a rota de dispersão do coronavírus no interior do estado, apontou 13 cidades como polos de maior risco de difusão da Covid-19. Entre elas, estão Bauru, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Votuporanga e Sorocaba (SP).

O projeto é coordenado pelo professor Raul Guimarães, que estuda a relação entre geografia e saúde. Através do estudo, os pesquisadores mapeiam os casos confirmados de coronavírus no estado de SP e centralizam os dados em uma plataforma. A pesquisa analisa a rota de dispersão do vírus, que busca identificar quais as cidades com maior risco de infecção. 

De acordo com o professor, a pesquisa é importante na medida em que ajuda a planejar a distribuição dos equipamentos de saúde para os municípios e antecipar as ações de combate. 

A plataforma que reúne os casos confirmados de Covid-19 é feita por pesquisadores da Unesp, que estudam as rotas de dispersão do novo coronavírus em São Paulo. Além das confirmações, os gráficos retratam a taxa de mortalidade pelo vírus e resultados de pesquisas sobre a doença no Google e nas redes sociais.

Através disso, o mapa identificou que os municípios considerados de maior risco para a disseminação do coronavírus no interior são Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Santos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Votuporanga.

“É um conjunto de 13 cidades que trazem muita preocupação, dado o potencial que elas têm de acelerar o processo de difusão do coronavírus pelo interior de São Paulo”, afirma o professor.

Segundo o estudioso, esses apontamentos da pesquisa têm se comprovado com as novas confirmações de casos de coronavírus nas cidades.

4 comentários

  • Mochadinho

    ESTUDO DA UNESP APONTA VOTUPORANGA COMO UMA DAS CIDADES COM MAIOR RISCO DE DIFUSÃO DA COVID-19: E a próxima poderá ser Jales se a população não se cuidar, o Centro da Cidade está lotando, até parece ser dias normais, se cuida população, o sistema de saúde da Cidade não vai aguentar.

  • sukodilaranja@hotmail.com

    E pensar que no último jogo de CAV tinha 2 mil pessoas no estádio, quando todos já estavam falando em isolamento.

  • Afouxa de um lado e querem segurar de outro

    O prefeito já decretou estado de emergência na saúde publica. Agora, está prevendo gastar R$ 1,2 milhão no combate do vírus. Pediu dinheiro para a Câmara. O prefeito decretou, ainda, o uso de mascaras.
    O prefeito afrouxou ainda mais a quarentena e liberou mais 7 tipos de atividades comerciais. Com os 2 últimos decretos, liberou 15 tipos de comercio.
    Com tão pouco casos de internação e óbitos. Não entendi porque esta cidade foi considerada com “a maior risco de difusão” do vírus.

  • seu kumyama

    Nos bancos da praça hoje ao lado da banca de jornal, todos os idosos estavam reunidos, os mesmos de sempre. devem ter algum assunto muito importantes pra resolverem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *